QUEM SOMOS

Nossa história

Desde 2007, o Espaço Envolvimento, acompanha Pais de bebês e crianças bem pequenas. Em busca de um ambiente acolhedor e de troca entre famílias e profissionais, buscamos estabelecer uma relação de generosidade e apoio nos desafios da educação e desenvolvimento das crianças hoje. Os desafios são muitos e todos os envolvidos com a nossa proposta tem a oportunidade de refletir sobre suas práticas e histórias durante o desenvolvimento das crianças.

Sem ter a resposta certa, tendo as diferenças como ponto de partida e com tempo e espaço para reflexão e muitas conversas conseguimos ter uma abordagem coerente à necessidade de cada criança.

Com o Pai, Mãe e Avós ativos no Mercado de trabalho ficou, a cada dia, mais difícil deixar os filhos em casa com cuidadores e sem interação com outras crianças por muito tempo. Foi a partir desta reflexão que surgiu o Espaço Envolvimento. Um lugar pequeno para crianças pequenas, com uma proposta de acolhimento e muita brincadeira para que as crianças pudessem trocar, aprender e brincar com prazer.

Proposta pedagógica

“Brincar é a mais elevada forma de pesquisa”.
(Albert Einstein)

O Espaço Envolvimento busca envolver todos em um cuidar diferenciado e inclusivo, que permite o olhar e a atenção individualizada à criança e sua família, favorecendo uma unidade de linguagem entre as partes. Nosso foco de atenção, está voltado à fase inicial, na qual se verifica proporcionalmente o maior salto de desenvolvimento tanto neurológico quanto emocional.

Nosso maior projeto é o brincar. Para nós brincar é liberdade para imaginar e lidar com a realidade. Com a brincadeira conseguimos resolver nossos medos e frustrações.


• Independência de ações e reflexões, em harmonia com as diversidades dos grupos, é prioridade para a formação e para o crescimento de nossos alunos.

• Reconhecer e considerar as características e as necessidades das crianças compõe um extenso e essencial desafio.

• Partilhar conquistas e desafios irá delinear convivência social e o experimentar em conjunto.

• Oferecer à criança ampla e intensa um ambiente que contemple seus interesses de maneira prazerosa.

Corpo docente

Nossa equipe é Formada por educadores/ educandos que participam do processo de crescimento das crianças. Cada integrante tem uma formação pessoal e profissional que contribui para um trabalho de cooperação e cuidado com todos que circulam no Espaço Envolvimento.

Professor - Tem um papel fundamental no processo de mediação e orientação das crianças nas suas descobertas. Ele apoia, acompanha e avalia o processo de cada um do seu grupo.

Estagiário - Tem o papel de dar suporte aos professores nas suas responsabilidades.

Cuidadoras - São responsaveis por manter o conforto e o bem estar das crianças na escola.

Especialistas- Ampliam nosso olhar para o mundo através de suas habilidades. Ex: música, teatro, capoeira, dança, biologia dentre outras.

Projetos

Trazer à tona os interesses das crianças e transformá-los em conhecimento é como trabalhamos nossos Projetos. Valorizamos a opinião dos nossos alunos e incentivamos a trazerem suas famílias a participarem do processo de construção do pensar. Nesse processo, todos são responsáveis em abrir novos caminhos, em fazer novas descobertas e romper os muros da escola.

 

Nosso Dia a Dia

Entrada: Despedir, chegar, se fazer presente, cumprimentar e acolher. Momento de receber responsáveis e alunos. A afetividade e alegria são sentimentos presentes ao vermos as crianças chegando na nossa escola. A sala em clima acolhedor e preparada com atividades de cantos para as crianças escolherem o que querem fazer neste início do dia.

Roda: Compartilhar , escutar, olhar, sentir, ser, ver, expressar e contar acontece de maneira especial nos momentos de roda. O circulo nos inclui no grupo e nos faz sentir acolhido. Todos tem a vez de se expressar, escutar e respeitar o próximo. Todos nós temos algo a compartilhar. Sorrisos, choros, histórias e movimentos são bem vindos.

Lanche: Experimentar, sentir, olhar… Delicia, hora de acabar com a fome. Vamos conversar, trocar hábitos , respeitar o espaço do outro e aproveitar nosso gostoso lanche saudável. Primeiro comemos a fruta e suco para depois aproveitarmos os complementos como: bolos, sanduiches, cereais, biscoitos entre outros.

Pátio: Hora de brincar ainda mais. Movimentos livres, decisões, combinados, brigas, gargalhadas, conversas e muito mais emoção estão presente no pátio. Na brincadeira podemos reconstruir elementos do mundo que nos cerca com novos significados e tecer novas relações.

Ateliê: momento de muitas produções, sensações e apreciações. Em movimentos amplos e finos exploramos materiais variados. Tinta, argila, cola, gesso, farinha, muitas cores , papeis e sucatas nos permitem produzir muita arte!

História: Hora de ouvir e silenciar. Hora de imaginar e se encontrar. Aproveitem!!!

Atividade Movimento: Criança é movimento. Durante todos os dias o movimento nos acompanha. Com ele nos expressamos e mostramos o que estamos sentindo naquele momento. Às vezes precisamos de mais movimento e às vezes menos.

Saída: Cuidar, envolver e despedir. Organizamos nossa sala e pertences para deixar tudo pronto para o dia seguinte.

Ambientes de Aprendizagem

Espaços Internos

As salas e os grupos são organizados para receber e acolher as crianças e equipe. Temos livros, brinquedos, materiais coletivos, e todo  material que cada grupo acha importante para ter um dia a dia mais agradável! Já a cozinha / refeitório  é um dos ambientes favoritos das crianças. Lugar de sentir e experimentar novos sabores, aprender e trocar com os amigos suas preferencias e também a aprender alguns comportamentos importantes para se ter nas refeições. Por exemplo: uso de talheres, comer de boca fechada, usar o guardanapo, entre outros.

Espaços Externos

Brincar, correr e pular fora de casa são os momentos favoritos para todas as turmas. A hora de sair é puro contentamento. Brincar junto com os amigos no pátio, ver os peixes e ateliê é um sucesso!!

Estar presente e vivenciar o momento é algo que acreditamos como a força da nossa prática e grande fonte de aprendizagens para todos.

Vida na Natureza

O ambiente em que vivemos é o nosso território de aprendizagem. O Espaço Envolvimento se organiza para ser um território educador, onde todos são parte dos processos de aprendizagem.

Nosso primeiro passo é reconhecer que todos os envolvidos nos constituem como um sistema vivo. Desde as formigas que habitam a nossa escola, as crianças, funcionários, famílias, babás, vizinhos e outros que agora podemos ter esquecido de citar. Nos reconhecer como parte de algo maior que nós mesmos, nos torna capazes de conhecer e estabelecer uma relação mais intima com a nossa realidade.

Após reconhecer que fazemos parte deste sistema buscamos nos organizar para cuidar dele. Cuidar e respeitar significa para gente olhar todos no nosso entorno, reconhecer as diferenças e fazer um movimento de nos aproximar através do brincar, chorar, sonhar, dançar e reconhecer sentimentos para assim construirmos diariamente um ambiente confortável e agradável para ser e viver em harmonia.

Para colocar esses conceitos em pratica realizamos Ações sociais mensais na escola e com a comunidade.

Oficinas de coleta seletiva e organização de sucatas, apresentação de trabalhos artísticos feitos pelos alunos, educadores e pais, oficinas de culinária saudável para a comunidade escolar, o dia do brincar, troca troca de brinquedos, troca troca de livros, encontro de pais e outras idéias que teremos durante o nosso processo de aprendizagem junto à nossa rica comunidade.

Artes

O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a continuidade, a proximidade e a semelhança são atributos da criação artística. (Parametros curriculares nacionais)

Movimentar-se, expressar sentimentos e pensamentos para no fim de cada processo ampliar as possibilidades dos gestos e emoções. Com a Arte temos mais alguns caminhos para nos comunicar com o mundo e com nós mesmos.

Na música podemos traduzir em formas sonoras os sentimentos e relacionar o expressivo entre o som e o silêncio. A música representa culturas e faz parte da educação e crescimento de todos.

Vamos mexer o corpo , dançar, escutar e silenciar para brincar de música e nos integrarmos com ela.

Nas artes visuais, expressar, comunicar e sentir nos permite rabiscar, colorir, desenhar, pintar, esculpir, montar, colar e brincar com as linhas, formas, pontos, volume, espaço, ritmo, harmonia, contraste, cor, luz e etc.

Vamos nos integrar, sentir, afetar e intuir para promover a troca e a comunicação.

Presente no nosso dia a dia as Artes se apresentam em todos os momentos. Com ela e a partir dela vamos inventar movimentos, conversas, espaços e produções

 

Familia no Espaço Envolvimento

O Espaço Envolvimento acredita que a família é peça chave para realizarmos um bom trabalho de cooperação na educação das crianças. Com o intuito de aproximar a família e educadores do processo de crescimento dos filhos e alunos organizamos:

Atividades do dia a dia onde integrantes da família são nossos convidados para agregarem valores e a participarem do nosso dia a dia.

Encontros de pais para discutir temas atuais sobre os desafios de educar as crianças hoje, e assim formar uma grande teia de informação e colaboração.

Políticas de saúde

O Bradesco Seguros é um seguro de assistência médica emergencial, que presta atendimento ao aluno matriculado durante a permanência na Escola e em quaisquer excursões ou eventos externos sob responsabilidade e supervisão da Escola. O aluno poderá ser atendido em qualquer unidade médica da escolha do responsável ou da escola.