30
jan

Amizade

Todos os pais já sabiam, mas agora um estudo comprovou: ter amigos é importante para saúde dos pequenos. Pesquisadores canadenses provaram que ter um amigo em momentos difíceis tem um impacto direto na redução dos níveis de estresse nas crianças.

O estudo analisou alunos do ensino fundamental de uma escola canadense. Os pequenos tinham que escrever um diário por quatro dias, mesmo período pelo qual os cientistas recolheram amostras da saliva das crianças, para analisar a presença de cortisol, um hormônio ligado diretamente aos níveis de estresse.

Imagem: Reprodução

Aqueles que contavam com a presença de um amigo durante as broncas dos professores, ameaças de colegas ou bullying produziam menos cortisol e tinham maior auto-estima. O responsável pelo estudo, William Bukowski, afirmou que esta situação afeta diretamente o corpo e a mente dos pequenos, segundo o site da revista Veja.

Este é o primeiro estudo que aponta estes resultados em crianças. Para os cientistas, a quantidade de cortisol produzida durante a infância pode trazer conseqüências a longo prazo, como “supressão imunológica e problemas na formação óssea”, diz Bukowski, o que retardaria o desenvolvimento dos pequenos.

Fonte: Pais & Filhos

27
jan

Releitura

Sabe aquelas cabeças empalhadas de animais que são penduradas na parede, como forma de decoração? Nós não gostamos nadinha da ideia de exibi-las como um troféu, com um certo tipo de orgulho de ter tirado a vida de um animal. Mas achamos incrível a sacada da empresa holandesa BiBiB & Co, de se inspirar no costume para criar uma linha de decoração voltada para quartos de crianças super descoladas. As cabeças de animais estão lá, mas na versão pelúcia e fofa! Para ver todas as opções, acesse o site da empresa.

25
jan

Aula de Musicalização

Mais do que experiências sonoras, as aulas de musicalização promovem experiências emocionais, culturais e humanas. O Espaço Envolvimento oferece a aula em Ipanema, para crianças de 3 meses a 1 ano, às terças-feiras, das 16:00 às 16:50. Veja a proposta abaixo e, para mais informações, ligue para 2274-1799.

18
jan

Sem birra!

Começa com um simples choro, evolui para um berreiro e geralmente acaba com a criança esperneando no chão e, consequentemente, expondo seus pais a um cena clássica e constrangedora. A birra. De acordo com os pesquisadores das Universidades de Minnesota e Connecticut, nos Estados Unidos, durante um ataque desses os sentimentos de raiva e tristeza se revezam, por isso é importante que os pais não entrem no jogo.

Para chegar à tal conclusão, eles gravaram a choradeira de crianças e, com esses dados, desenvolveram um gráfico para estabelecer um padrão entre os ataques de birra. O resultado deve ajudar os médicos a diferenciar as birras comuns daquelas que podem sinalizar algum distúrbio comportamental.

Mas se o seu filho é mestre em dar escândalo, não se preocupe. “A birra é um impulso puro e simples. É normal e faz parte do desenvolvimento”, diz Silvia Hey, psicanalista infantil professora da Universidade Pequeno Príncipe , de Curitiba (PR). O melhor a fazer diante do berreiro, sugerem os cientistas norte-americanos, é ficar quieto, ou seja, não ceder ao apelo. A seguir, algumas dicas que a Revista Crescer dá para nesta situação:

1. Por pior que seja o “espetáculo”, NUNCA, JAMAIS, em tempo algum bata no seu filho.

2. Antes de sair, previna-se de possíveis contratempos. Se vai ao supermercado, fale que a criança tem direito a escolher dois doces, por exemplo.

3. Não ceda às manipulações. Mostrar que birras não dão resultado é um jeito de desestimulá-la a repetir a cena.

4. Avise seu filho que só conversará com ele depois que ele se acalmar (e você também…).

5. Se precisar dar uma bronca na criança, espere ela terminar de espernear e explique por que está sendo punida. É importante que ela entenda o que fez de errado e, para isso, precisa estar tranqüila para conseguir ouvir o que você tem a dizer.

6. Não brigue com seu filho na frente de todo mundo; isso o fará se sentir humilhado.

7. Desvie o foco da criança. Mostre um objeto diferente, o cachorrinho passando na rua, o avião lá no céu… Use a criatividade!

8. Algumas vezes, por trás da birra existe uma criança com fome, sono ou carente. Se for esse o caso, responda pacientemente e faça um carinho. Às vezes, é só disso que ela precisa.

9. Simplesmente ignorar a birra também pode dar bons resultados. Respire fundo.

10. Se não tiver como conter o show no meio da loja, simplesmente pegue seu filho no colo e vá embora. Sem escândalos. Ele vai perceber que não adiantou nada e você evita o constrangimento.

Fonte: Crescer

16
jan

Luxo para crianças

Se os adultos já são fãs de artigos e roupas de luxo e gastam verdadeiras fortunas em grandes grifes, é bom se preparar: o mercado de luxo está de olho nas crianças! A Versace é uma das marcas que andam investindo neste nicho e acaba de inaugurar em Milão a primeira loja dedicada exclusivamente à sua linha infantil, a Young Versace. São roupas e acessórios para crianças de até 12 anos, entre elas peças com estampa de leopardo, smokings em versão mini e até mamadeiras com aplicação de cristais Swarovski, tudo bem ao estilo (exuberante) da grife.


O projeto da loja, na Via Borgospesso, é uma atração à parte: toda lilás, a loja é decorada com imitações de doces e cogumelos  gigantes, enquanto tapetes levam o logo da grife. Tudo para atrair a atenção dos pequenos. E a Versace não está só: Dolce & Gabbana, Burberry, Stella McCartney e Christian Dior são outras labels que vem apostando em linhas infantis.

Imagens: Vogue

11
jan

Convivência adorável

Erin Vey sempre foi apaixonada por cachorros, antes mesmo de cair de amores pela fotografia. E, quando se tornou profissional, uniu suas duas paixões para capturar a essência e personalidade dos cães. Mas, quando engravidou, ela teve que descobrir como tornar a convivência entre Gracie, sua cadela da raça dogue alemão, e a nova bebê agradável para toda a família. E conseguiu mostrar, através de imagens, que isto é possível. Erin fez diversos ensaios com Maggie e Gracie, mostrando a diferença de tamanho entre as duas – a raça dogue alemão é considerada uma das maiores do mundo. Para ver mais destes cliques adoráveis, acesse aqui o blog da fotógrafa.

09
jan

Guias para crianças

Planejar uma viagem de férias com as crianças nem sempre é uma tarefa das mais fáceis. Além das questões práticas, é preciso pensar também em programações divertidas para todos. Por isso, a escritora Mio Debnam se juntou à ilustradora Tania Willis para desenvolver guias de viagens especialmente para os pequenos! Sabendo que os pais ficam enlouquecidos com os roteiros que mais vão agradar aos filhos, elas perguntaram a várias crianças sobre suas férias favoritas, que incluiam locais, passeios, experiências, comida, entre outras coisas. Até agorajá estão disponíveis os guias de Bali, Sydney, Hong Kong, Phuket, Londres e Nova York. Os livros são super completos, criativos e ainda contam com as fofíssimas ilustrações de Tania. Para ver uma prévia online e comprar, acesse o site aqui.

Imagem: Reprodução

03
jan

Proteção solar

Na época de praia, todos já sabemos da importância do protetor solar, até para as peles mais resistentes dos adultos. Mas qual o melhor produto para a pele sensível das crianças? A revista Crescer deu a dica para aproveitar o verão sem prejudicar a pele:

Imagem: Reprodução

PARA A CRIANÇA COM ATÉ 6 MESES não é indicado o uso de protetor porque a pele é muito sensível. Se for ao parque ou à praia com seu bebê, prefira o horário antes das 10 horas ou depois das 15, fique na sombra e leve chapéus e bonés para protegê-lo.

A PARTIR DESSA FASE, use um protetor específico para crianças, com FPS entre 30 e 50, porque a maioria dos produtos infantis possui o filtro físico (que impede a penetração da radiação solar). A partir de 3 anos, se o seu filho ficar pouco tempo sob o sol, pode usar o protetor dos pais.

PARA O ADULTO, é preciso levar sempre em consideração o tempo de exposição e o horário que você vai estar exposto aos raios solares. Na dúvida, não use FPS abaixo de 30.