27
set

Musicalização

A música e a sonoridade são importantes no início da trajetória de vida de uma criança, pois proporcionam experiências emocionais e culturais essenciais para seu desenvolvimento. Aqui no Espaço Envolvimento, a musicalização tem lugar especial e acontece às terças-feiras, das 14h às 14h50, em Ipanema. Leia mais abaixo e entre em contato para mais informações.

26
set

Delícia de Frutas!

O Grupo Verde participou de uma atividade deliciosa nesta manhã. Preparamos uma salada de frutas e as crianças participaram de todo o processo: primeiro, apresentamos as frutas dizendo seu nome, cor e forma. Depois, todas as crianças puderam tocar, sentir peso, textura e cheiro de cada uma.

Em seguida, apresentamos as frutas cortadas e os pequenos puderam ver como elas são por dentro, sentindo a temperatura, a consistência e se tinha caroço. Já o terceiro momento foi o da degustação! Todos experimentaram a nossa deliciosa salada, cada um do seu próprio jeitinho!

Com esta atividade, as crianças tiveram a possibilidade de ver a transformação das frutas, brincando. Foi uma diversão só!

25
set

Apagando as velinhas

No começo, eles nem sabem assoprar. E lá vamos nós apagar a velinha de número 1 em cima do bolo. Sempre por trás dos bastidores, só para que o pequeno veja como se faz e a consequência do sopro. Aí, no segundo aniversário, já existe a tentativa de assoprar, mas ainda é fraquinho, fraquinho.

E lá vai você de novo, meio escondido, assoprar com força e fingir que quem apagou a vela foi a criança. Tudo para depois ver a carinha dela toda feliz, que sucesso! Aos três ela até já consegue, mas qual a graça de não ficar ali por perto e dar uma ajudinha? Isso sem falar no seu próprio aniversário. Colocar os filhos no colo e deixá-los apagar a sua vela. Depois, fica a foto da família em frente ao bolo, uma lembrança deliciosa. ;)

Fonte: Pais & Filhos

21
set

Brasileirinhos na internet

Se seu filho adora passar horas no computador, saiba que esta é uma característica das crianças brasileiras, as que ficam mais tempo conectadas à internet no mundo. Em maio deste ano, os pequenos internautas –  entre dois e 11 anos – permaneceram em média 17 horas conectados. Os dados foram divulgados pelo Ibope Nielsen Online neste mês.

A média nacional é maior que na França, por exemplo, onde o índice também é considerado alto. Lá, a média de tempo gasto pelos pequenos é de 10 horas e 37 minutos. As crianças francesas representam 7,8% dos usuários domiciliares ativos da rede do país. Já no Brasil, esse percentual sobe para 14,1%.

Além da grande quantidade de tempo usado na internet, os brasileiros também começaram a fazer uso expressivo da banda larga.  Em maio, 12,4% das 5,9 milhões de crianças usaram conexões de mais de oito mega. Esse número correspondeu a 15,7% do total de usuários domiciliares brasileiros que se conectaram com essa velocidade.

Informações: Mundo Marketing

17
set

Espaços criativos

Criar ambientes seguros e estimulantes para as crianças dentro de casa requer uma boa dose de criatividade. Pensando nisso, o stylist e diretor de arte Sam Scarborough idealizou o livro Cool Spaces for Kids, com ideias de como construir espaços atrativos (e divertidos) para crianças de todas as idades. São mais de 50 ideias super acessíveis com projetos passo-a-passoalternativas originais para que os pequenos possam brincar, estudar e relaxar.

Fonte: Constance Zahn

Tags:,

14
set

Mistura de sentidos!

O olfato e o paladar são sentidos silenciosos que quase passam despercebidos, mas por conta de uma gripe, por exemplo, o perdemos e então damos  falta deles e de seu devido valor. Com as crianças não é muito diferente…

O Grupo Azul tarde experienciou uma grande mistura em seus sentidos. Nossa atividade com pó de café e gelatina brincou com os sentidos de nossos pequenos estimulando a integração dos diferentes módulos sensoriais!

Como a sinestesia (o conjunto de todos os sentidos) está sempre presente e não é possível individualizar uma experiência sensorial,sendo assim a atividade estimulou todos os sentidos das crianças.

Primeiro nós brincamos com sua textura, prestamos atenção em suas cores, que são bem diferentes, fizemos chuva e deste modo o cheiro ficou bem predominante. Logo após essa brincadeira, nossos pequenos provaram a gelatina do mesmo sabor, já pronta!


13
set

Filho único x obesidade

O nosso corpo pode ser influenciado por nossa estrutura familiar? Ter um, dois ou nenhum irmão pode ser relevante para nossa saúde? Segundo estudo publicado no site Nutrition and Diabetes, a resposta é sim quando o assunto é obesidade. A pesquisa, realizada com 12.720 crianças entre 2 e 9 anos, de oito países da Europa, apontou que filhos únicos podem ter até 50% a mais de chance de desenvolver problemas relacionados ao peso se comparados com crianças nas mesmas condições que possuem irmãos.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores mediram o índice de massa corporal dos participantes, e seus pais tiveram que responder a um questionário sobre o estilo de vida dos filhos, que incluía os hábitos alimentares, tempo gasto assistindo a televisão, brincando, entre outros aspectos. O resultado mostrou que as crianças do estudo que não tinham irmãos passavam mais tempo na frente do computador ou televisão, tornando-se sedentários e comendo compulsivamente.

Imagem: Internet

Para Patrícia Spada, psicóloga especializada em obesidade infantil, as causas da obesidade infantil são complexas, por isso é necessário levar em consideração a dinâmica da família como um todo. “Como já sabemos, a genética, o sedentarismo, o modelo parental, o relacionamento e dinâmica familiar, temperamento e personalidade da criança, entre tantos outros fatores são aspectos que influenciam na doença”, diz. Assim, não é possível afirmar com segurança quanto qualquer um destes aspectos isolados pode ser decisivo para a ocorrência da obesidade. “Além disso, há crianças que são filhas únicas e apresentam nutrição perfeita”, lembra a psicóloga.

Isso quer dizer que, independente de você ser mãe de um único filho ou mais, se é do tipo que cai na tentação para recompensar a criança com um doce, ou uma comida, por alguma atitude positiva, ou a alimentação não é balanceada como deveria ser, o efeito da obesidade também estará presente na sua família. O mesmo vale para as atividades físicas. OK, ter só uma criança em casa pode até diminuir a frequência das brincadeiras que resultem em gasto energético, mas o seu estímulo será fundamental para tirar o seu filho do sofá e se divertir com ele, sempre. De quebra, você também vai gastar mais calorias.

Fonte: Crescer

10
set

Tinta e cotonete!

O Grupo Vermelho Tarde adora fazer arte. Usar tinta é com eles mesmos! Mas desta vez, nada de pincel, rolinho, batedor, ou até mesmo utilizar as próprias mãos. Apresentamos o cotonete para serem molhados na tinta preta diluída em água, com o objetivo de proporcionar novas possibilidades para as crianças e trabalhar a motricidade fina dos pequenos.

O cotonete não é um objeto tão comum para eles e a maneira de manuseá-lo também foi um desafio diferente. Se eles gostaram da novidade? Observe as lindas pinturas abaixo.

Até a próxima!

03
set

Mel para a tosse

Com o clima seco que tem feito, sintomas como a tosse atacam principalmente as crianças. Entre as receitas simples para aliviar o problema, o mel é um ingrediente muito usado pelas mães.

Para saber se ele realmente acalma a tosse noturna, cientistas analisaram 300 crianças, entre 1 e 5 anos, e dividiram os participantes em quatro grupos. Os três primeiros receberam diferentes tipos de mel e o quarto recebeu placebo e a conclusão dos pesquisadores foi a de que as crianças que ingeriram mel apresentaram melhora da tosse noturna e menos dificuldade para dormir, conforme publicado na revista científica Pediatrics.

Segundo informou à Crescer o pediatra Eduardo Troster, do Hospital Albert Einstein (SP), o mel é uma boa opção para aliviar a irritação da garganta – que pode fazer com que a tosse se repita -, mas não acaba com ela. “Até porque a tosse é um sintoma, não uma doença”. Ou seja, se seu filho estiver tossindo porque o ar está muito seco ou porque pegou um resfriado, o mel não vai sumir com o problema, vai apenas aliviar o desconforto.

É preciso tomar cuidado para não usar apenas o mel, que é apenas um coadjuvante, e deixar o tratamento correto para depois. O médico deve ser consultado antes que a tosse piore, e é ele quem irá determinar se o mel basta, se é preciso fazer inalação ou tomar algum remédio. Se o organismo está querendo se livrar da secreção é preciso deixar que ela saia e investigar o que está causando o problema. A tosse é um processo para limpar o pulmão, por isso, dar bastante água para a criança é o melhor a ser feito.

Ao contrário do que todos pensam, existem muitas restrições ao uso contínuo do mel. Primeiro para não virar um hábito e a criança viciar no sabor adocicado. Além disso, por ser doce é um potencial causador de cáries. Por isso, jamais esqueça de escovar os dentes após a ingestão dele.

Crianças com menos de 1 ano também não podem consumir o produto, porque seu organismo ainda não tem proteção contra a bactéria Clostridium botulinum, que pode estar presente no mel e é responsável pela transmissão do botulismo. Outra restrição é em relação a quem tem alergia a pólen e picada de insetos, já que essas pessoas podem apresentar intolerância ao mel.