29
out

Construindo nosso brinquedo

Nas últimas semanas, o Grupo Amarelo da tarde rasgou, colou, pintou e brincou com as caixas de leite que trouxeram de casa. No início, apresentamos revistas e eles puderam rasgar, amassar e fazer chuva de papel, uma grande bagunça!

Depois, esse papel rasgado e amassado foi usado para cobrir a caixa com cola, onde eles experimentaram espalhá-la com a mão e com o pincel. Algumas crianças não mostraram nenhuma restrição, espalhando e colando com prazer e sem dificuldade. Outras crianças não ficaram tão à vontade, pois quando a cola grudava na mão, demonstraram certo incômodo.

No terceiro momento, ao pintar as caixas usando tinta e pincel, muitos pequenos preferiram usar as mãos, espalhando a tinta pela caixa e também pelo próprio corpo. O momento da tinta foi muito aproveitado por todos, que precisavam esperar sua vez para começar e perceber cores diferentes e misturadas.

Depois de coloridas e secas, já estava na hora de brincar com as novas caixas. As crianças puderam brincar de montar torres, pontes, grandes ou pequenas, e mostraram grande prazer em construir grandes torres e depois derrubá-las. Nessa atividade, todos fizeram parte do processo de construção do brinquedo e puderam perceber a continuidade e a transformação daquele objeto. Este grupo participou animado de todas as atividades!

26
out

Shakespeare e cultura popular

Imagine unir Shakespeare e a cultura popular brasileira em uma só programação. A mistura acontece em Uma Peça Como Eu Gosto, em cartaz no Oi Futuro Ipanema. A história, dirigida por Duda Maia e Lúcio Mauro Filho, tem muito bom humor e transforma estas influências em uma história maravilhosa para as crianças.

Laura Telles, uma das idealizadoras do projeto junto com a também atriz Viviane Netto, conta que a ideia de apresentar estes elementos para o público infantil surgiu em uma viagem a Londres. Elas, então, levam para os pequenos um mundo encantado inspirado em clássicos shakespearianos como “Hamlet”, “Romeu e Julieta” e “A tempestade”.

Para fazer a história acontecer, o espetáculo lança mão de vários recursos, como bonecos, música, contação de histórias e um cenário que se transforma em vários ambientes.

A temática da cultura popular se dá a  partir do momento em que as histórias recebem influências locais. Hamlet, por exemplo, se passa em uma festa junina do interior, enquanto Romeu e Julieta são de famílias de imigrantes italianos. A principal preocupação foi em não infantilizar as histórias, mas sim tratar as questões de maneira leve e divertida.

Oi Futuro – Ipanema
De 20 out 2012 até 28 out 2012
dom e sáb 11:00
De 3 nov 2012 até 9 dez 2012
dom e sáb 16:00
R$ 15.00

24
out

Doce ou travessura!

Você sabe como surgiu o Halloween? A data, também conhecida no Brasil como Dia das Bruxas, é uma forte tradição cultural nos Estados Unidos, mas surgiu entre os celtas (na região onde hoje fica a Irlanda) há cerca de 2.500 anos. Desde sua origem, é celebrada no dia 31 de outubro, data que marca o Samhain (o Ano Novo Celta), o início do outono no hemisfério norte, e é ainda a véspera do Dia de Todos os Santos.

Não se sabe com exatidão quais eram os objetivos dos celtas a utilizarem objetos assustadores em suas casas nesse dia, ou porque usavam fantasias macabras, mas uma das teorias a respeito dessa tradição é de que eles acreditavam que nesse dia os espíritos dos mortos se levantavam e saíam em busca dos vivos. A decoração e as fantasias assustadoras seriam, então, utilizadas como forma de se defender.

Hoje em dia, a festa tem uma conotação muito mais bem humorada e divertida, e a tradição de se fantasiar continua, principalmente entre as crianças! A menos de uma semana da festa, ainda dá tempo de providenciar uma fantasia super bacana para o seu pequeno vestir e se divertir a valer com a tradição! Navegando pela internet, descobrimos que a loja Paçoca tem opções muito criativas de fantasias para crianças de todas as idades. Vale conferir no site, acessando aqui.

Com informações do InfoEscola

Tags:

22
out

Carinhas revisitadas

Muita gente lembra dos retratos antigos de crianças com as “sete carinhas“, certo? Febre nos anos 70, tratava-se de uma montagem de várias fotos, lembrança presente em inúmeras famílias. Pois é possível resgatar a tradição, de forma revisitada e muito mais atual. A proposta é da fotógrafa Ale Hamdan, que se inspirou nas montagens para criar imagens muito divertidas dos pequenos.

Usando três ou cinco imagens da criança, desta vez as fotos captam o corpo inteiro e podem ser coloridas. E antes que alguém se pergunte como as crianças ficam tão tranquilas no momento fotográfico, Ale explica que usa de artifícios simples para criar o clima perfeito de diversão no estúdio, como música e brincadeiras!

As mamães que embarcarem na ideia recebem a imagem em alta resolução e têm a possibilidade de imprimir em papel fotográfico.  No blog da fotógrafa é possível ver várias imagens lindas já feitas por ela e entrar em contato para conhecer o trabalho de perto. E, para quem se animar, vale até mesmo fazer imagens da família inteira, outra especialidade de Ale! Que tal?

Imagens: Blog Ale Hamdan

19
out

Open Air para as crianças

Comemorando dez anos no Brasil, já começou o Vivo Open Airfestival de cinema ao ar livre. Aqui no Rio de Janeiro, o público acompanha a exibição de filmes e shows desde terça-feira. A agenda intercala clássicos e novidades dos cinemas e a parte mais legal é que um dia da programação é reservado para as crianças! Neste domingo, haverá a pré-estreia de Zarafa, animação dirigida por Jean-Christophe Lie e Rémi Bezançon, que narra as aventuras de uma girafa que conhece  Maki depois do pequeno fugir de um traficante de escravos. Produzido na Bélgica e na França, o filme também viaja nas telonas: Maki e Zarafa fazem uma jornada que vai do Sudão a Paris.

E antes do filme os pequenos já terão muito o que aproveitar. Um espaço do Jockey Club é reservado para eles brincarem companhados por monitores. Vai ser muita diversão, a partir das 19h. Para saber mais informações sobre o Vivo Open Air, acesse o site aqui.

16
out

Plano de Nutrição

Eles não conhecem gosto ou sabor, mas merecem atenção mais do que especial na escolha da alimentação. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que até os seis meses de idade, a alimentação do bebê seja feita exclusivamente de leite materno, que supre todas as necessidades nutricionais. Mas, a partir disso, muitas mães ficam na dúvida sobre o que oferecer aos pequenos.

Na hora de introduzir novos alimentos na rotina da criança, geralmente é a vez dos sucos e, em seguida, das papinhas. Mesmo assim, é difícil escolher as delícias mais adequadas a cada fase do desenvolvimento infantil.

Pensando em auxiliar as mães nestas delicadas decisões, a Nestlé criou um guia de alimentação que norteia em cada fase do crescimento da criança. O Plano de Nutrição Infantil (clique aqui para acessar) pretende esclarecer quais novos sabores e texturas podem entrar no cardápio do bebê, em cada idade, e conta com tabelas de desenvolvimento do pequeno, receitas saborosas e até sugestões de produtos da marca, adequados a cada fase.

Vale explorar o portal, que também conta com um “clube”, onde os cadastrados recebem newsletters mensais com conselhos sobre o desenvolvimento e a nutrição do bebê.

12
out

Dia das Crianças divertido!

Dia das Crianças já é gostoso. Com feriadão, então, é ainda melhor! Dá para estender a comemoração pelos dias de folga e curtir muio com os pequenos. E ainda dá empo de ter ideias bacanas. Separamos algumas dicas do 1001 Roteirinhos, para agradar a qualquer criança!

MAM
Ateliê aberto – especial para famílias
12, 13 e 14 de outubro
A sala do educativo será transformada em um espaço de experiências na forma de Ateliê aberto. As atividades começam a partir das 15h e são incluídas no valor do ingresso.
nucleoexperimental.wordpress.com/2012/10/10/atelie-aberto-especial-para-familias

CCBB
12, 13 e 14 de outubro
Na mesma data do Dia das Crianças, o CCBB-RJ (Centro Cultural Banco do Brasil) também comemora seu aniversário. Para comemorar, haverá a Semana da Crianças, em que todas as atividades são gratuitas com distribuição de senhas 30 minutos antes.
Acesse aqui.
Museu do Meio Ambiente
12, 13 e 14 de outubro | Das 9h às 16h
A programação para os pequenos com idades a partir de 3 anos inclui jogos, leituras, trajetos e viveiros, que prometem estimular a conscientização ambiental dos participantes. Senhas distribuída com 30 minutos de antecedência.
museudomeioambiente.jbrj.gov.br/noticia/dia-das-criancas-no-museu

Rio Design Leblon
Festa de aniversário do mascote Pimentinha a partir das 16h no subsolo.
10
out

Teatro com promoção especial!

Esqueça a forma tradicional de ouvir o célebre conto de Pinocchio. Sendo fiel à história do boneco de madeira que sonhava tornar-se um menino de verdade, escrita pelo italiano Carlo Collodi em 1883, ele agora ganha uma nova roupagem.

No espetáculo “Pinocchio em As aventuras de Lasanha e Ravióli”, tudo é contato por uma dupla de palhaças, interpretada pelas atrizes Ana Barroso e Monica Biel. Segundo as atrizes, a proposta é ser fiel à essência do conto, sem esquecer de levar tudo sempre com muito humor e leveza para o público.

No início da história, as palhaças estão decididas a parar de fazer teatro e abrir uma padaria. Aos poucos, porém, vão recebendo exemplares dos jornais com os capítulos de “Pinocchio”, envolvem-se com o folhetim e passam a escrever cartas para o autor com ideias para as próximas edições. Auxiliadas por bonecos e máscaras, Lasanha e Ravióli se desdobram em diferentes papéis, como o próprio boneco, Gepeto, a fada e a baleia, entre outros personagens do texto de Collodi.

E o mais legal é que, para aproveitar esta dica de programa cultural e ainda comemorar o Dia das Crianças, o Espaço Envolvimento preparou uma promoção muito bacana: Com o flyer abaixo, cada adulto acompanhado de uma criança paga meia entrada (R$7,50). Basta imprimir e apresentar na bilheteria, até 28 de outubro. Divirta-se!

Pinocchio em As Aventuras de Lasanha e Ravioli
Teatro Serrador | Rua Senador Dantas, 13 – Centro – RJ
Tel: (21) 2220-5033
Sábado e domingos | 16 horas

08
out

Novas formas de contar histórias

Diariamente contamos histórias para os nossos pequenos. Este é um dos momentos preferidos do grupo Amarelo da manhã. Atentos, todos escutam e se envolvem com as histórias, em que usamos diversos recursos, além dos livros, como o teatro de fantoches, mímica, pequenos objetos, entre outros. Na última semana usamos uma forma diferente de desenvolver esta atividade: aproveitamos nossa parede de azulejos para desenhar a história que estava sendo contada. Todos adoraram a nova brincadeira e o legal é que, depois, eles puderam colorir os personagens! Foi muito divertido e todos pediram bis!

05
out

Arnaldo Antunes em teatro

Para quem busca um programa delicioso para fazer com os filhos neste fim de semana, uma boa ideia é assistir à peça As Coisas. Inspirado no livro homônimo de Arnaldo Antunes, escrito há 20 anos por Arnaldo Antunes para a sua filha Rosa, o espetáculo mistura diversas linguagens como teatro de animação, música e artes visuais.

No universo lúdico adaptado pela Companhia Teatro Portátil, os atores Flavia Reis, Julia Schaeffer e Guilherme Miranda conduzem uma divertida banda de rock, uma boneca falante, brincam de fazer cinema ao vivo e apresentam os poemas do livro, musicados, narrados e encenados.

O livro As Coisas recebeu o Prêmio Jabuti de Poesia, em 1993, foi adotado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)Ministério da Educação (MEC), Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FAE) e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em 1996.

Até 21 de outubro de 2012 | sábado e domingo, às 17h.

Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro I | R. Primeiro de Março 66, Centro | Tel.: (21) 3808-2020
Bilheteria: de terça a domingo, das 10h às 21h.
Classificação etária: livre
Ingressos: R$6 (inteira) e R$ 3 (meia)

1 2