29
nov

Falando sobre limites

Não tem jeito: todos os pais, inexperientes ou não, têm dúvidas em relação a limites. Saber equilibrar afeto e brincadeiras com autoridade é mesmo uma tarefa delicada. O Espaço Envolvimento procura sempre embasar familiares com informações úteis, de profissionais convidados para falar de educação e questões importantes como esta, como contou a revista Folha Carioca na reportagem a seguir. A publicação acompanhou a palestra do psicanalista Cesar Ibrahim, que possui grande experiência com crianças, e conta alguns dos principais pontos abordados por ele na ocasião.

Confia a matéria na íntegra (clique para ampliar):

26
nov

Atividade para refrescar!

Essa semana o Grupo Verde tarde participou de uma atividade muito gostosa! Juntos, experimentamos uma forma diferente de comer frutas: fizemos um delicioso sorvete! Para isso, usamos a manga, uma das frutas preferidas do grupo.

Primeiro, vimos a manga inteira e sentimos seu cheiro. Depois, provamos a fruta cortada em pedaços e, em seguida, com um pouco de água filtrada, fizemos um suco bem gostoso. Para finalizar, foi só colocar no congelador e, depois de algum tempo, nosso sorvete estava pronto!

Além do sabor natural, as crianças experimentaram a sensação refrescante e a temperatura geladinha desta delícia. Prática e super rápida, essa atividade é ótima para o verão!

23
nov

No mundo das Princesas

O fim de semana é o momento de sair da rotina e mergulhar nas fantasias mais divertidas, certo? Imagina então se a programação inclui um mundo encantado que faz a cabeça de qualquer criança, com as personagens preferidas da garotada? Pois na peça As Princesas – O Musical, uma menina muito curiosa acaba entrando em um livro e se depara com o universos das queridas princesas da Disney. Branca de Neve, Cinderela, Ariel, Bela, Aurora e Fiona estão passando maus bocados nas mãos do vilão Nada, que tem planos de acabar com os contos de fadas. A menina tem, então, a tarefa de impedi-lo.

Com elenco formado por Débora Mesquita, Pedro Carrera, Juliana Viana, Marina Mota, Juliana Scalco, Daianny Cristian, Janete Santana, Carolina Fernandes e André Rayol, o espetáculo é uma ótima pedida para a família inteira e as aventuras vão agradar também aos meninos! A temporada vai até 31 de março de 2013, no Teatro Vanucci.

As Princesas – O Musical
Teatro Vanucci | Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente , 52 – Gávea
Até 31/03/2013 | Sábados e domingos, às 15:00 – R$ 60,00
Duração: 60 min

Tags:

21
nov

Sorvete funcional

O sorvete é uma unanimidade na preferência das crianças, ainda mais nos meses mais quentes. E junto com esta atração exercida pela guloseima, vem a preocupação dos pais em prevenir os excessos e priorizar uma alimentação saudável para os pequenos. Uma nova invenção de pesquisadores da Universidade de Missouri, EUA, promete ajudar no dilema. Eles desenvolveram um tipo de sorvete funcional, com ingredientes como vitaminas e fibras.

Através de testes realizados, os cientistas adicionaram estes nutrientes e antioxidantes de caráter funcional, fazendo do doce uma opção saudável. A ideia de adicionar esses ingredientes faz com que o sorvete tenha uma função múltipla. Ao mesmo tempo em que satisfaz o paladar das crianças, pode ser consumido sem preocupação, já que é bem mais saudável. O produto também tem um baixo índice glicêmico – medida do quão rapidamente o açúcar do sangue aumenta quando se consome um produto. Além disso, tem altos níveis de cálcio, fósforo, potássio, ácido pantotênico e vitaminas B2 e B12.

O pesquisador Ingolf Gruen, responsável pelo projeto, disse que existem duas razões pelas quais o sorvete é particularmente um bom “carregador” de alimentos funcionais. Primeiramente, o grau de ligação do sorvete com a maioria da população e, segundo, porque é um produto congelado, de forma que a estabilidade de qualquer ingrediente que for colocado no produto não é um problema.

Para garantir a aceitação entre as crianças, a preocupação dos criadores do produto é manter o sabor e a textura do sorvete. Chocolate e açaí, por exemplo, são mais fáceis de trabalhar, já que possuem aroma forte, capaz de sobressair ao dos nutrientes. As primeiras amostras do sorvete funcional estará disponível em breve.

15
nov

Facilitando a viagem

Fim de ano chegando, é hora de preparar as férias em família. Que viajar é uma delícia, ninguém nega. Mas há de se admitir que viajar com crianças pequenas exige toda uma logística para lá de trabalhosa, de enlouquecer os mais viajados pais. Uma dica super bacana para auxiliar na hora de planejar a próxima escapulida com os pequenos é o site Babies Travel Lite (em inglês).

O site quebra um galho e tanto e evita que você precise sair de férias carregando todas aqueles itens essenciais aos pequenos. Funciona assim: escolhe-se o produto que vai precisar durante a  viagem e o site entrega direto no destino final! A variedade de produtos e marcas é grande e lá é possível encontrar desde fraldas e papinhas, até brinquedos, remédios e carrinho. Excelente ideia, não é?

13
nov

Brincadeira na água!

O grupo azul manhã aproveitou um lindo dia ensolarado para brincar com a água. Foram momentos de muita alegria e diversão! Colocamos algumas bacias com pequenas quantidades de água e alguns brinquedos dentro, e deixamos os pequenos se esbaldarem. Alguns ficaram tímidos no início, mas depois se soltaram e até entraram na bacia! Para aprender, não basta manipular os objetos, é preciso também explorá-los. :)

09
nov

Programação natalina

Foi dado início às programações de Natal na cidade. E amanhã, os shoppings mais gostosos da Zona Sul vão receber as crianças para começar a celebração! O Rio Design Barra vai inaugurar o novo espaço infantil às 17h, com a chegada do Papai Noel, teatrinho, queima de fogos indoor, passeio de trenzinho e distribuição de quitutes deliciosos, como maçãs do amor e pipoca. O novo espaço fica aberto até o mês de janeiro.

Já no Rio Design Leblon, domingo é dia de levar os pequenos para um encontro com o Pimentinha, mascote do shopping. A partir das 16h, várias atividades serão comandadas por ele, incluindo também a chegada do Papai Noel e muitas outras surpresas! A programação em ambos os shopping é gratuita e, com certeza, vai animar o fim de semana da criançada!

07
nov

Colônia de Férias!

Tem novidade fresquinha aqui no Espaço Envolvimento! Estamos preparando uma colônia de férias super especial e será um prazer receber os pequenos para brincar de 14 de janeiro a 1º de fevereiro. Nas atividades,  crianças de 3 a 5 anos participarão de aulas de música, capoeira, atividades plásticas, de culinária, atividades motoras e muito mais!

É possível optar pelo turno da manhã – de 8h às 12h – ou da tarde – de 13h às 17h -, de segunda a sexta. Vai ser muito divertido! Para saber mais, ligue para 2274-1799 ou 8438-9181, ou mande e-mail para contato@espacoenvolvimento.com.

06
nov

A caixa surpresa

Reconhecer-se como parte integrante de um grupo é o que o Grupo Azul tarde tem aprendido ultimamente. Identificar a si próprio e aos amigos através da brincadeira é muito mais gostoso!

Nossa turma adora brincar de caixa surpresa, onde normalmente o que aparece são cartões com fotos de bichinhos. Mas nas últimas semanas, uma verdadeira surpresa aconteceu: no lugar dos bichinhos, apareceram cartões com o rosto de cada criança da turma! Algumas se arriscaram a dizer o nome, outras apontaram e houve as que ficaram intrigadas com os novos cartões.

Foi surpreendente! :D

01
nov

Evoluir e crescer

Todos os dias, trabalhamos para que no nosso espaço se faça presente uma relação de confiança, afetividade, cuidado e o lúdico, diariamente, na vivência entre crianças, pais e educadores. É isso que a revista Folha Carioca destacou em sua edição de outubro, falando sobre uma nova fase do Espaço Envolvimento.  Confira a seguir (clique para ampliar)!