31
mai

Lindos trabalhos para Vinicius

No mês de maio, tivemos o Escola de Portas Abertas na Gávea. Os alunos conheceram e comemoraram o centenário do Vinicius de Morais, como já temos contato aqui no blog. Eles produziram lindos trabalhos e aprenderam um pouco sobre a vida e a obra do artista. O projeto foi um sucesso! Parabéns aos alunos e professores!

28
mai

Brincando de texturas!

Nesta semana, o Grupo Azul da Tarde se divertiu com uma atividade deliciosa: maisena com água! Primeiro, colocamos um pouco de maisena numa bacia grande e em pequenas panelas e depois acrescentamos um pouco de água. A mistura destes dois ingredientes se transformou numa textura incrível, ora liquida, ora sólida. Além de trabalharmos esta textura, deixamos nossa imaginação correr solta. Vale à pena experimentar em casa, fica a dica!



23
mai

Rock para pais e filhos

Era uma vez, dois DJs roqueiros que, ao se verem pais, não queriam ter que encaretar. A solução que encontraram foi fazer do espaço da pista de dança um local de convívios entre pais e seus bebês e apresentar desde cedo o que é rock and roll! A ideia deu tão certo que outros pais, na mesma situação, também foram colocando seus pequenos pra dançar. E a pista encheu. Assim, há 2 anos nasceu a Baby Boom e, desde lá, a festa vem deixando papais, mamães, filhos e agregados muito felizes.

A Baby Boom é a única festa de rock para pais e filhos curtirem juntos, em harmonia, ao som das guitarras. A temática da próxima edição, que acontece no dia 2 de junho, só podia mesmo homenagear a maior banda de todos os tempos: os Beatles.
Com os DJs Fábio Maia e Jorge LZ e show com a banda Back (Beatles Tribute)

Data:02/06
Hora:18h às 22h
Local: STUDIO RJ | Av. Vieira Souto, 110 – Arpoador

Ingressos:
R$ 50 | R$ 25 na lista amiga em Facebook/babyboomrock

Crianças menores de 12 não pagam e só entram acompanhadas pelos responsáveis.

Fonte: Roteirinhos Cariocas

21
mai

Aprendizado na hora do lanche!

A hora do lanche, para os pequenos, é um momento muito importante e de muita troca. O Grupo Vermelho da Tarde adora se reunir para lanchar ao redor da mesa da cozinha. Cada um já tem sua cor favorita de cadeira e seu lugar favorito para sentar. É nesse momento que aprender a ceder seu espaço ao outro é importante. Sentados na mesma mesa, as crianças trocam olhares, imitam gestos e atitudes de seus colegas, se interessam pelo lanche dos amigos e fazem um troca troca saudável. Crianças que normalmente não costumam comer fruta em casa, quando estão em grupo ficam mais dispostas a experimentar novos sabores. Quando vêem que o amigo come sozinho, são incentivados a comer também e, assim, sua autonomia dentro do grupo vai se fortalecendo. Alguns ainda precisam de ajuda exclusiva, seja por uma monitora do grupo ou por um amigo, e esse cuidado com o outro também é percebido e valorizado!

17
mai

Branca de Neve diferente

Esqueça a história tradicional da Branca de Neve, como estamos acostumados a ouvir. O clássico dos Irmãos Grimm, uma das obras mais apreciadas pelo público infantil, ganhou uma versão nova e muito divertida para o teatro!

Com o intuito de reviver os contos e as histórias, a peça parte da narração de uma simpática vovó, que, como a adaptação revela mais tarde, é ninguém menos que a própria Branca de Neve revivendo seu passado. A Rainha por sua vez, tradicionalmente retratada como perversa e impiedosa, revela-se uma figura atrapalhada e até engraçada, embora continue fútil, preocupada como sempre apenas com sua aparência. Nesta engraçada releitura, o romance da princesa com seu amado Encantado é embalado por um toque shakespeariano.

O espetáculo “Branca de Neve” homenageia o ducentésimo aniversário dos Irmãos Grimm e tem direção e tradução de Leandro Mariz e direção geral de Sabrina Korgut (na TV como a Adenóide, do programa humorístico da Globo, Pé na Cova).

Que tal o programa para o fim de semana com a crianças?

Branca de Neve
Teatro dos Quatro | Rua Marquês de São Vicente, 52 – Shopping da Gávea
Sábado e domingo, às 17h
Em cartaz  até 30 de junho

14
mai

Recontando as notícias

Uma das características mais marcantes nas crianças pequenas de hoje é a facilidade com que lidam com novas tecnologias, muitas vezes de forma avançada. Além disso, os pequenos são capazes de absorver uma grande quantidade de informações de forma simultânea. Pensando nisso e no fato de que estas crianças nem sempre são capazes de entender as notícias comuns veiculadas para adultos, a jornalista Simone Ronzani criou o site Recontando.

O objetivo do projeto foi desenvolver um portal com animações sobre as notícias mais repercutidas nas redes sociais. Cada animação é pensada minuciosamente para que a notícia fique o mais clara e didática possível e as crianças se interessem e absorvam os fatos mais relevantes que têm ocorrido no mundo.

Imagem: Info|Exame

O site começou a ser desenhado em 2009, depois que Simone observou a dificuldade que seu filho pequeno tinha em entender as notícias no rádio e outros veículos, apesar do grande interesse em saber o que acontecia a sua volta. Em entrevista à Exame, a jornalista disse ter percebido, após estudos, que existia este gap no mercado editorial.

Segundo a idealizadora do projeto, antes de publicar uma notícia, as histórias são passadas para quatro colaboradores mirins, que visitam a redação duas vezes por semana e podem aprovar, ou não, o que é planejado para ir ao ar. Com este e outros testes de compreensão do público, o conteúdo é aperfeiçoado e, só então, é publicado no site. Os destaques no momento no Recontando, que também tem joguinhos e passatempos para as crianças, incluem a fuga pelo esgoto do presídio de Bangu e o recall do Banco Central. Tudo perfeitamente adaptado para o entendimento dos pequenos!

10
mai

O leão da Arca de Noé

Durante o projeto Vinicius de Moraes, o Grupo Amarelo Tarde montou a máscara do leão, um dos bichos da Arca de Noé. Para sua confecção, foram usados materiais como tinta, cola, rolinho, cartolina e papel seda. As atividades foram divididas em etapas e de maneira lúdica: primeiro trabalhamos observando e manuseando as partes do corpo do leão, para depois colocarmos a “mão na massa”. Na segunda etapa, montamos a juba do leão com tinta e colagem, fazendo uma grande lambança. Por último brincamos com o papel seda de esconder o leão e amassar o papel para fazer bolinhas. Assim, confeccionamos e colamos o nariz do leão. Vamos conferir como ficou?!

07
mai

Agendinha Carioca

Você não gostaria de poder encontrar, em um lugar só, um guia completo de serviços e dicas para mães, desde a época da gestação? É exatamente esta a função que a Agendinha Carioca quer cumprir. A publicação é uma versão da já tradicional Agenda Carioca, de Antonia Leite Barbosa, que teve a primeira edição lançada em 2006, mas totalmente voltada para os programas legais para fazer no Rio com as crianças de até 10 anos, que cursos podem fazer, etc.

O guia se divide em temas como gestação, decoração, bem-estar, moda, diversão, festas, cursos e praticidades e tem de tudo. “Spa pra criança, curso de culinária, de fotografia, aulas de teatro, de parkour, grafiteiro, mapa astral, aluguel de berço, aluguel de limusine, mágico, programas na cidade, são 850 dicas no total”, conta Antonia. O projeto é fruto da maternidade da própria autora. Durante o processo criativo, que durou cerca de três anos, ela se permitiu conhecer grande parte dos serviços sugeridos.

Em formato moleskine, o guia permite que os pais guardem em suas páginas vários bilhetes e papéis sem o risco de perdê-los. Um passarinho está presente em todas as ilustrações, também vem preso como marcador de livro e complementa com delicadeza o projeto. Um livro indispensável a um público até então carente de informações!

04
mai

Hoje e amanhã tem feira literária

Entre hoje e amanhã acontece a 5a. edição da FLIST – Festa Literária de Santa Teresa – organizada pelo CEAT e seus alunos. A Festa foi inspirada da FLIP de Paraty e a cada ano se aproxima mais do público amante de literatura, cuidando para que haja programação e diversão para crianças, jovens e adultos. A homenageada de 2013 é Ana Maria Machado, premiada escritora brasileira, autora de mais de 100 livros infantis.

A programação está recheada de lançamentos, oficinas, shows e terá até um workshop de jogos e uma gincana literária. Confira a programação Infantil:

Sábado 04/05

PARQUE DAS RUÍNAS
9:00h – Abertura Oficial
Lançamento do Jornal Língua pra Brincar, com alunos do EFI/CEAT
Local: Tenda CEAT
Leituras de Ana Maria Machado
Local: Biblioteca Infantil Bartolomeu Campos de Queirós
O corpo em cena: será que a gente enferruja? – teatralização da obra Raul da ferrugema azul, de Ana Maria Machado
Local: Auditório Joel Rufino dos Santos

10:00h -Lançamento e Oficina
Sereiazinha: uma história bordada, com Andreia Pernambuco Toledo e Marcela Fernandes Carvalho
Local: Café Literário Lygia Bujunga

11:00h
Leituras de Rubens Braga – crônicas com Edna Bueno
Local: Biblioteca Infantil Bartolomeu Campos de Queirós
Cantando a Arca, adaptação de : De fora da Arca, com grupo musical Anfisbena, alunos do EFI/CEAT
Local: Auditório Joel Rufino dos Santos

13:00h
Lançamentos Infantis
Capoeira Camará e O que é e o que não é (Cesar Cardoso)
Operação Galápagos e Poetas sem palavras (Luciana Savaget)
A estória do jacaré Zezé a a tartaruga Calunga (Maria da Guia)
Local: Galeria Ana Maria Machado
O mistério da casa rosa (Hugo Virgílio de Oliveira)
Local: Café Literário Lygia Bujunga
Leituras
Camilão, o comilão e No barraco do carrapato
O elefantinho malcriado e Quem perde ganha
Local: Biblioteca Infantil Bartolomeu Campos de Queirós
Lançamento do CD Sobre o mar azul
Local: Auditório Joel Rufino dos Santos

15:00h
Leituras de Vinícius de Moraes: A Arca de Noé
Leituras de Ana Maria Machado: Gente, bicho, planta: o mundo me encanta
Local: Biblioteca Infantil Bartolomeu Campos de Queirós

18:00h
Show: Vinícius, se todos fossem iguais a você
espetáculo de música e dança, com os launos do Ensino Médio CEAT
Local: Praça Caio Guimarães

CASA AMARELA
Os Preferidos de Ana Maria
11:00h – Leitura: a Princesa que escolhia

CASA VERMELHA
11:00h – Lançamento e oficina: Olhos da Terra
Troca-troca de livros

GAMAR BRINQUEDOS
15:00h – Workshop de Jogos

LIVRARIA LARGO DAS LETRAS
16:00h – Gincana Literária

DOMINGO 05/05

PARQUE DAS RUINAS
10:00h – Leitura de Ana Maria Machado: História meio ao contrário
Local: Biblioteca Infantil Bartolomeu Campos de Queirós

12:00h – Leitura de Ana Maria Machado: Gente, bicho, planta: o mundo me encanta
Local: Biblioteca Infantil Bartolomeu Campos de Queirós

13:00h – De criança pra criança – Recontos de Ana Maria Machado – alunos do EFII/CEAT
Local: Galeria Ana Maria Machado
Lançamentos Infantis
Amizade Desenhada (Ana Cristina Melo)
O diário perdido de Pernambuco (Luís Eduardo Matta)
Sete ossos e uma maldição (Rosa Amanda Strausz)
Local: AquárioLiterário Manoel de Barros

14:00h – Leituras de Rubens Braga – crônicas com José Luiz Prado
Local:Biblioteca Infantil Bartolomeu Campos de Queirós

16:00h – Leitura de Ana Maria Machado:Menina bonita do laço de fita
Leituras de Rubens Braga – crônicas com Ismar Barbosa
Local:Biblioteca Infantil Bartolomeu Campos de Queirós

18:00 – Baile de 5 anos da FLIST, com Orquestra Tabajara de Severino Araújo

CASA AMARELA
Os Preferidos de Ana Maria
11:00h – Leitura: O príncipe que bocejava
15:00h – Leitura: Do outro lado tem segredos

GAMAR BRINQUEDOS
15:00h – Oficina de confecção de brinquedos, com o grupo Brinca Rio

LIVRARIA LARGO DAS LETRAS
16:00h – Roda de Leitura
Local: Praça Caio Guimarães

FLIST
04 e 05/05
Hora:8 às 18h
Local: Santa Teresa
programação principal no Parque das Ruínas
Rua Murtinho NObre, 169

Fonte: Roteirinho Carioca

03
mai

Era uma casa muito engraçada

Nossa manhãs de abril foram embaladas ao som das músicas da “Arca de Noé“, de Vinicius de Morais, em homenagem ao centenário do grande poeta. Como parte do projeto, o Grupo Amarelo Manhã confeccionou uma casa, inspirada na música “A Casa“. Numa atividade lúdica e concebida em etapas, uma caixa de papelão ganhou um telhado, janela e porta, em que suas cores e formas foram produzidas pelo próprio grupo!

Ao som da canção, crianças com rolinhos nas mãos misturavam tinta e pintavam a casa. Num segundo momento, a casa ganhou formas, onde os pequenos colavam cuidadosamente em seu telhado e paredes. Enquanto participavam da atividade, as crianças davam muitas gargalhadas, brincando de se achar de um lado e de outro da casa! Foi muito divertido todo o processo de construção e o resultado vocês podem conferir agora!