28
jun

Aprendendo texturas com a lixa

Durante o mês de junho, o Grupo Azul da Tarde brincou de explorar as texturas de uma forma diferente. Nessa semana, colorimos a lixa com cola colorida e, com essa atividade, os pequenos puderam explorar o liso, o áspero e a textura da cola nas mãos. Alguns preferiram só observar e outros fizeram uma verdadeira bagunça, foi muito divertido!

26
jun

Mapa da Festa Junina!

Os preparativos para a nossa Festa Junina, que acontece neste sábado, estão a mil! Esperamos todos lá e, para facilitar a chegada, disponibilizamos aqui o mapa do caminho para o espaço Bichinho do Mato, em Vargem Grande. É lá que toda a diversão vai acontecer! Confira todas as informações sobre a festa aqui.

Até lá!

25
jun

Veja nosso Aulão de Capoeira!

No último sábado tivemos nosso Aulão de Capoeira! O dia foi um encontro delicioso com as crianças e famílias na Lagoa Rodrigo de Freitas. As crianças pularam com a música da pulguinha, “se esconderam” no movimento da capoeira, experimentaram instrumentos, mostrando para suas famílias e amigos o que fazem nas aulas do Espaço Envolvimento. Foi lindo ver os pequenos e suas famílias se encontrando neste espaço ao ar livre e podendo brincar e gingar juntos! Vejam as fotos:

24
jun

Nossa Festa Junina neste sábado!

Nós adoramos o mês de junho e as festas que vêm com ele! Aqui no Espaço Envolvimento, nossa festa junina já é tradicional e este ano ela acontece no próximo sábado, dia 29 de junho. Desta vez, preparamos uma porção de atividades e atrações muito divertidas, para toda a família! Teremos a dança das crianças, brincadeiras e comidinhas típicas, trio de forró ao vivo, barraquinhas com muitos jogos e bastante espaço ao ar livre para os pequenos correrem à vontade! Muita animação espera você, não perca!

Veja todas as informações no convite abaixo:

21
jun

Mascote de São João!

O Grupo Vermelho da Tarde já tem uma brincadeira garantida nesse mês de junho. O mascote da turma é um burro sem rabo! Logo que o viram, todos repararam na expressão do burro e afirmaram que ele estava com cara de triste. Por que será? Alguns notaram a falta do rabo, outros riram e outros viram que o burro não tinha “pele”, o que foi o ponto de partida para que nossos pequenos colassem o pelo no burrinho e pintassem seu rabo. A atividade rendeu muita brincadeira, que você vê aqui!



20
jun

Jogos estimulam criatividade

Os que adoram jogar vão entender: muitas vezes, em um videogame, no tabuleiro ou afins, ficamos presos em uma determinada fase ou etapa. Segundo estudiosos, isso é benéfico, já que o ato de jogar obriga a pensar estratégias para vencer os adversários. Por mais experiente que o jogador seja, há sempre uma parte imprevisível e a criatividade, nesse sentido, é a capacidade de reagir em relação ao novo com uma resposta original e inédita.


É exatamente nessa busca pela criatividade que o jogo pode ser uma grande ajuda no processo de aprendizagem. Existe o jogo com objetivo didático, que é aquele feito para trabalhar certo conteúdo, como tabuadas e gramática, e tem o jogo que busca desenvolver o aprendizado por meio do raciocínio e da convivência. Essa convivência é importante porque os jogadores sempre estão em posição de igualdade, lidando com questões éticas e democráticas, em que é preciso respeitar as regras, mas sem perder o espírito competitivo que, por sua vez, pede por uma ampliação do campo de observação. No jogo, eu quero ganhar de você, mas tenho que prestar bastante atenção no que você faz. Preciso estar muito atento no seu esquema de jogo”.

Os estudiosos do assunto defendem a inserção dos jogos no currículo da escola e destacam pontos positivos da ideia, entre elas a de não precisar necessariamente de tecnologia, já que pode ser realizado em tabuleiro, com dinâmicas de grupo ou na quadra. Outra vantagem seria a possibilidade de ser trabalhado com estudantes de todas as idades. A criança tem certas obrigações como dormir, comer, ir para a escola, ir ao banheiro, mas é jogando que ela passa o tempo livre. Mas mais do que uma maneira de se divertir, o jogo prepara crianças para as situações-limite que vão enfrentar no futuro, como o vestibular, o mercado de trabalho e todas as concorrências que estão ao redor dessas etapas.

Informações: Porvir

19
jun

Aulão de Capoeira: Nova data!

A chuva que caiu no fim de semana não combinou nada com o clima do nosso aulão de capoeira, que seria no sábado, dia 15/06. Por isso, remarcamos a data para todos aproveitarem ao máximo a atividade. Anote: O AULÃO DE CAPOEIRA FOI REMARCADO PARA O DIA 22/06, ÀS 10H. Confira as informações no folder e vá se preparando! Esperamos todos lá! :)

17
jun

Dicionário feito por crianças

Em uma comemoração do Dia das Crianças, o professor Javier Naranjo, que lecionava em diferentes escolas do estado de Antioquía, região rural do leste da Colômbia, pediu que seus alunos definissem a palavra “criança”. Ele ficou encantado com o resultado, que teve como uma das respostas: “criança é um amigo que tem cabelo curtinho, não toma rum e vai dormir mais cedo”. A partir de então, ele foi anotando e guardando novas definições que, ao todo, chegaram a 500, para 133 palavras de A a Z.

O resultado do trabalho do colombiano, que durou dez anos, foi parar em um dicionário feito inteiramente por crianças e faz parte do livro “Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças“, lançado em 1999. O sucesso foi tão grande, que a publicação foi relançada este ano e tornou-se a sensação da Feira do Livro de Bogotá.

Para Naranjo, as crianças têm uma lógica diferente, uma maneira própria de entender o mundo e de revelar muitas coisas que os adultos já esqueceram. É assim que, no peculiar dicionário, o adulto é uma “pessoa que em toda coisa que fala, fala primeiro de si”,  água é uma “transparência que se pode tomar”, um camponês “não tem casa, nem dinheiro. Somente seus filhos” e a Colômbia é “uma partida de futebol”. Uma das crianças ainda define tranquilidade como “por exemplo quando seu pai diz que vai te bater e depois diz que não vai”.

No dicionário aparecem temas do cotidiano da Colômbia, como guerra e “desplazado”, pessoa que se desloca pelo país, geralmente fugindo de conflitos. Um dos alunos definiu a palavra criança como “um prejudicado pela violência”. Para a publicação, o professor corrigiu a pontuação e a ortografia das definições escolhidas, mas afirma não ter tirado nenhuma das palavras por questões ideológicas.Por isso, o livro mantém a voz dos pequenos, com suas formas de explicar as coisas e construções gramaticais particulares.

As vendas do livro ajudaram a financiar as atividades da biblioteca atualmente dirigida por Naranjo, que continua convidando as crianças a deixar a imaginação voar com outras dinâmicas. Confira abaixo algumas das definições encontradas no livro:

  • Adulto: Pessoa que em toda coisa que fala, fala primeiro dela mesma (Andrés Felipe Bedoya, 8 anos)
  • Ancião: É um homem que fica sentado o dia todo (Maryluz Arbeláez, 9 anos)
  • Água: Transparência que se pode tomar (Tatiana Ramírez, 7 anos)
  • Branco: O branco é uma cor que não pinta(Jonathan Ramírez, 11 anos)
  • Camponês: um camponês não tem casa, nem dinheiro. Somente seus filhos (Luis Alberto Ortiz, 8 anos)
  • Céu: De onde sai o dia (Duván Arnulfo Arango, 8 anos)
  • Colômbia: É uma partida de futebol (Diego Giraldo, 8 anos)
  • Dinheiro: Coisa de interesse para os outros com a qual se faz amigos e, sem ela, se faz inimigos(Ana María Noreña, 12 anos)
  • Deus: É o amor com cabelo grande e poderes(Ana Milena Hurtado, 5 anos)
  • Escuridão: É como o frescor da noite (Ana Cristina Henao, 8 anos)
  • Guerra:Gente que se mata por um pedaço de terra ou de paz (Juan Carlos Mejía, 11 anos)
  • Inveja: Atirar pedras nos amigos (Alejandro Tobón, 7 anos)
  • Igreja: Onde a pessoa vai perdoar Deus (Natalia Bueno, 7 anos)
  • Lua: É o que nos dá a noite (Leidy Johanna García, 8 anos)
  • Mãe: Mãe entende e depois vai dormir (Juan Alzate, 6 anos)
  • Paz: Quando a pessoa se perdoa (Juan Camilo Hurtado, 8 anos)
  • Sexo: É uma pessoa que se beija em cima da outra (Luisa Pates, 8 anos)
  • Solidão: Tristeza que dá na pessoa às vezes(Iván Darío López, 10 anos)
  • Tempo: Coisa que passa para lembrar (Jorge Armando, 8 anos)
  • Universo: Casa das estrelas (Carlos Gómez, 12 anos)
  • Violência: Parte ruim da paz (Sara Martínez, 7 anos)
  • 14
    jun

    Brincando com os carros

    Uma das atividades preferidas do Grupo Amarelo Tarde é brincar com os carros. Para incentivar ainda mais a brincadeira, montamos uma pista com fita crepe onde eles podem explorar sua criatividade. Nessa hora, a imaginação corre solta! Alguns dizem que o carro é o do papai, outros fazem o barulho do carro e os colocam para andar na pista, e outros ficam concentrados levando eles para passear. Muito divertido!

    11
    jun

    Mão na massa!

    O grupo Amarelo Manhã adora fazer arte e vive “pintando e bordando” pelo Espaço Envolvimento, com brincadeiras criativas e variadas, utilizando diferentes materiais. Desta vez, fomos parar na cozinha, onde as crianças usaram, ao invés de pincéis, colher de pau e colocaram a mão na massa! E a brincadeira foi mais do que especial, já que preparamos biscoitinhos amanteigados para homenagear as famílias!

    A atividade foi muito prazerosa para todos. Primeiro, apresentamos cada ingrediente que seria utilizado, depois os pequenos participaram misturando, amassando a massa e colocando-a na forminha. As crianças participaram de cada etapa, esboçando diferentes reações ao mexer na massa. Algumas adoraram tocar na matéria-prima com as mãozinhas, enquanto outras preferiram usar a colher e o rolo. Cada um participou de sua maneira e o resultado foi muito bom, principalmente pela satisfação de terem feito seu próprio biscoitinho para levar para casa! Confiram aqui nossos pequenos na cozinha!


    1 2