29
jul

Passeio pela natureza

Como você está aproveitando as férias com as crianças? Uma dica super legal é levá-las à exposição Gênesis, que acontece até 26 de agosto no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico. A mostra é um projeto do famoso fotógrafo Sebastião Salgado, que ele descreve como um hino de amor pelo nosso planeta.

Durante oito anos, Salgado realizou 30 viagens utilizando aviões de pequeno porte, helicópteros, barcos e canoas para atingir os pontos mais remotos do planeta e criar as imagens presentes na mostra, que tem como objetivo alertar sobre os mais graves problemas ambientais do planeta. A forma encontrada para tocar os espectadores a respeito do tema foi focando justamente naquilo que ainda há de belo preservado no mundo. Desta forma, é possível mostrar que ainda há muito a ser salvo, apesar de toda a degradação proporcionada pela ação humana. Uma lição e tanto para os pequenos, que vão adorar as belas imagens expostas.

São 245 fotografias capturadas nos recantos mais selvagens do planeta, em preto e branco, evidenciando texturas e contrastes. A exposição é organizada em cinco partes, priorizando os diferentes ecossistemas visitados pelo fotojornalista, consagrado pelas exposições Trabalhadores (1986-1992) e Êxodos 1994-1999): “Amazônia e Pantanal”, “Terras do Norte”, “África”, “Santuários” e “Planeta Sul”. O passeio é válido também pelo local, já que a exposição tem uma área ao ar livre, bem no meio do verde do Jardim Botânico.

Dom, ter, qua, qui, sex e sáb | 09:00 até 17:00 | Entrada grátis

22
jul

Crianças com alergia alimentar

Crianças que nascem no outono e no inverno podem ter 50% mais de chance de sofrer de alergia alimentar. Esta é a conclusão de um estudo recente publicado no Annals of Allergy, Asthma & Immunology, que testou crianças menores de 5 anos nascidas nesta época do ano, comparadas às que nasceram na primavera e no verão.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, a prevalência de alergia alimentar está crescendo e os fatores etiológicos permanecem incertos. De acordo com eles, evidências mostram o papel da vitamina D no desenvolvimento de doenças alérgicas. Baseado no padrão sazonal da exposição à radiação UVB (e consequentemente à quantidade de vitamina D no organismo), os cientistas criaram a hipótese de que crianças com alergia alimentar nascem com mais freqüência no inverno e no outono.

Foi realizado um estudo multicêntrico de revisão de dados médicos de pacientes que procuraram emergência hospitalar por motivo de reação alérgica aguda associada a alimentos ou outros motivos. Os meses de nascimento desses pacientes foram comparados. Os resultados reforçam a hipótese de que a menor exposição à radiação UVB e a insuficiência de vitamina D podem estar envolvidas na alergia alimentar.

Fonte: News.med

19
jul

Mão na massa!

O Grupo Amarelo Tarde resolveu colocar mesmo a mão na massa! Com a ajuda de cada criança, produzimos juntos um delicioso bolo de fubá, em homenagem à Festa Junina. Huummm! Ficou tão gostoso que as crianças comeram e algumas até repetiram!



18
jul

TV e games: inofensivos ou não?

Vivemos em um mundo cada vez mais dominado por entretenimento eletrônico e os pais estão naturalmente preocupados com o impacto que isso pode ter sobre o bem estar e a saúde mental das crianças. Pensando nisso, a equipe do Medical Research Council (órgão governamental britânico que faz pesquisas na área de saúde) realizou um amplo estudo envolvendo mais de 11 mil alunos de escolas primárias britânicas. A conclusão a que eles chegaram foi a de que não é correto associar o mau comportamento das crianças com o tempo que passam vendo TV ou se divertindo com os jogos.

O estudo foi incluído na na publicação científica Archives of Diseases in Childhood. e, embora os pesquisadores tenham encontrado uma pequena relação entre ver TV e problemas de conduta, eles dizem que outros fatores, como a educação recebida dos pais, por exemplo, provavelmente explicam esse vínculo. Ainda assim, eles recomendam que os pais “limitem o tempo passado em frente às telas”, conselho que se deve ao fato de que passar muito tempo em frente à TV todos os dias pode reduzir o tempo que a criança passaria fazendo outras coisas importantes, como brincando com amigos e fazendo lição de casa.


Como parte da pesquisa, a equipe do MRC pediu a mães de diversas situações socioeconômicas que fornecessem detalhes sobre o comportamento de seus filhos e a presença da TV e de videogames em suas rotinas diárias. Quase dois terços (65%) das 11.014 crianças participantes, todas com cinco anos de idade, assistiam entre uma e três horas de TV por dia, 15% assistiam mais de três horas e menos de 2% não assistiam televisão. Com o passar do tempo, os pesquisadores observaram que crianças que haviam assistido mais de três horas de TV por dia aos cinco anos apresentaram um índice ligeiramente maior de problemas de conduta aos sete anos. O tempo passado jogando no computador não pareceu influenciar o comportamento das crianças.

A equipe britânica não encontrou relação entre o tempo passado em frente à TV ou outros tipos de telas e outras questões, como hiperatividade ou problemas de interação com amigos. A chefe da unidade de ciências sociais e de saúde pública do MRC, disse que era errado culpar a TV por problemas sociais das crianças. A especialista disse que intervenções focadas sobre a dinâmica familiar e a criança têm mais probabilidade de fazer alguma diferença, e que muito pode depender de o que a criança está assistindo e se elas são supervisionadas por adultos enquanto assistem.

E você, controla o acesso do seu filho à TV ou jogos de computador? O que acha da conclusão deste estudo?

15
jul

Brincadeiras juninas

O grupo Amarelo Manhã passou o mês “junino” experimentando brincadeiras e músicas típicas das festas São João. Todos nos surpreendemos com o encantamento das crianças com as canções e com o processo de criação/confecção das nossas brincadeiras. Os pequenos foram autores das nossas bandeirinhas de São João, onde colaram jornal e depois pintaram. Com as bandeirinhas penduradas, passamos então para a confecção do nosso grande balão de festa junina, ideia originada pela vibração das crianças com a música do “balão”! As crianças pintaram, colaram papel picado e encheram de jornal, assim como o nosso “bumba meu boi”, que elas adoraram!

Não paramos por aqui, pois faltava confeccionar uma brincadeira junina. E como esse grupo adora peixes, pintamos papelão para fazer a pescaria! O jornal e o barbante viraram o nosso anzol e… ufa! A festa está pronta! Todo esse processo que envolveu o grupo, além de ter proporcionado alegria e integração, possibilitou que as crianças desenvolvessem suas habilidades motoras, plásticas e musicais, uma experiência muito rica! Confiram aqui:

.
.
.
.






12
jul

Férias na Travessa

Quem disse que as férias de julho não trazem tanta diversão para as crianças? Na falta das programações ao ar livre que o verão proporciona, várias opções super bacanas – e bem mais quentinhas – estão disponíveis para quem quer aproveitar ao máximo o tempo livre dos pequenos neste mês.

A Livraria da Travessa está oferecendo uma destas opções muito divertidas. As Férias na Travessa já começaram e, até 28 de julho, têm programação especial nos finais de semana para animar a garotada! As unidades IpanemaLeblon e Barra estão participando e programaram atividades como contação de histórias, brincadeiras, oficinas e muito mais. E os papais não ficam de fora: enquanto as crianças se divertem com a programação, eles aproveitam para se distrair nas estantes da livraria! ;)

Confira o calendário:

10
jul

Visitas muito especiais!

A cada semana temos uma visita especial no Espaço Envolvimento. As crianças se juntam para receber e conhecer um animal diferente, trazido pelo nosso biólogo Rafael. Em uma mistura de sentimentos e expressões, as crianças se mostram surpresas, curiosas e, às vezes, com medo. Algumas se aproximam e querem tocar e interagir com o animal, enquanto outras preferem apenas observar de longe. Assim, os pequenos descobrem o que cada espécie come, como andam, experimentam as diferentes texturas e temperatura de cada um. É sempre uma visita muito animada!

08
jul

Bandeiras de Festa Junina

Aqui no Espaço Envolvimento, as crianças colocaram a “mão na massa” para criar bandeirinhas de Festa Junina. Além de sentirem texturas diferentes nas bandeirinhas, ela puderam  perceber seus limites e suas cores pintando muito!

Houve quem quisesse sentir as texturas de papel lixa, por exemplo, com o pé, houve quem não quisesse tirar a mão debaixo da cola colorida, e houve até aqueles que preferiram observar os amigos brincarem. Tudo isso ao som da musica que dançamos na nossa festa: Cai-Cai Balão!


04
jul

Veja como foi a festa junina!

A Festa Junina do Espaço Envolvimento foi um sucesso! Em um lindo dia de sol, as crianças deram um show na dança, junto com suas famílias e a equipe. E além de música, teve muita brincadeira, comidas típicas, passeio de charrete, bichinhos… Foi uma festa muito animada! Obrigada a todos pela presença e ano que vem teremos mais! Confira alguns momentos deste dia maravilhoso:

02
jul

A Floresta dos Sentidos

Olha que programa bacana para as férias dos pequenos! Em cartaz desde o mês de abril no Rio, Floresta dos Sentidos é uma exposição interativa muito diferente, voltada para o público infantil. A ideia é estimular a reflexão sobre questões ambientais atuais, por meio de uma visita a um rico cenário de mata. Nele, as crianças podem explorar plantas e animais e enfrentar os desafios propostos, que podem envolver espécies invasoras, espécies traficadas ou biopirataria.

A mostra, produzida pelo Museu da Vida/Fiocruz e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Faperj, integra o projeto “Ciência para pequenos curiosos” e pretende ser uma ferramenta lúdica para sensibilizar os pequenos com relação a temáticas que envolvem as florestas brasileiras.

As crianças são divididas em grupos de 20 por sessão e precisam usar seus sentidos em uma verdadeira caça ao tesouro para descobrirem pistas escondidas no ambiente e encontrar diferentes espécies nele. Elas podem brincar na “Caverna dos Sons” utilizando uma caixa de ferramentas e desvendar os segredos escondidos no tronco do “Toca-toca”, sempre supervisionadas pelos mediadores do Museu da Vida.

Bichos como aves e macacos fazem muito sucesso entre os pequeninos que esperam na fila para acaricia-los. Cobras e lagartos já não despertam muito o desejo do toque, mas, atraem muita curiosidade e um pouquinho de medo, mesmo sendo todos os animais e vegetais de mentirinha. A exposição “Floresta dos Sentidos” ficará em cartaz até 31 de julho.


Museu da Vida – Sala de exposições
Av. Brasil, 4365 – Manguinhos ( próximo à passarela 6)
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 16h30, mediante agendamento. No sábado, visitação livre, das 10h às 16h.
Informações e agendamento: (21) 2590-6747 e recepcaomv@coc.fiocruz.br

1 2