29
ago

Começando nossa floresta!

Seguindo no tema do folclore, durante o mês de agosto o Grupo Vermelho da Tarde ouviu histórias do Saci-Pererê e do Curupira. Falamos muito sobre a floresta, onde eles moram, se escondem e fazem suas aventuras. Falamos sobre as árvores e resolvemos plantar feijão para iniciar a nossa floresta!

Nessa atividade, cada criança escolheu seu grão pra plantar e, ao longo da semana, precisamos cuidar do nosso feijãozinho, regando para ele crescer. Todos gostaram muito da atividade, que você vê nas fotos a seguir.


28
ago

Dança Criativa

Sensibilidade artística, autonomia, saúde e bem estar. Estes são alguns dos benefícios da Dança Criativa, aula oferecida pelo Espaço Envolvimento. Além de tudo, é muito divertida! Saiba mais detalhes e entre em contato com a gente. Esperamos todos para uma aula experimental.

23
ago

Criando nossa pipa!

No embalo do mês do Folclore relembramos junto com o Grupo Amarelo Tarde uma brincadeira antiga, que muitos pais já devem ter brincado: a Pipa!

Produzimos uma pipa usando materiais para trabalhar diferentes texturas, como papel, camurça e cartolina. Além disso, utilizamos tintas coloridas para enfeitar e o rolinho para espalhar, embora algumas crianças tenham preferido usar as próprias mãos.

O resultado desta atividade muito divertida foi uma pipa bem bonita! Veja:

22
ago

Protegidos do frio

Daqui a pouco a primavera chega, mas mesmo neste finalzinho de inverno, é bom ficar de olho nos hábitos dos pequenos. O clima mais friozinho estimula uma alimentação calórica e pobre em nutrientes, as crianças abusam das guloseimas e acabam ficando tempo demais em frente à TV e no computador. Tudo isso pode promover baixa imunidade do organismo, tornando-as suscetíveis às doenças de inverno.

A principal arma para colaborar com a manutenção da imunidade e da resistência do organismo às bactérias e vírus é a alimentação balanceada, evitando gorduras e açúcares, pois têm influência negativa sobre as células de defesa do organismo. O ideal é priorizar alimentos ricos em vitaminas B, C, D, ácido fólico e minerais, além de manter a criança hidratada com líquidos como água, sucos de frutas naturais, água de coco e chás – a hidratação é fundamental para as vias aéreas, pois ajuda a evitar infecções respiratórias.


Uma dica simples e ótima, dada por médicos e nutricionistas, é usar os temperos a favor da saúde. Cebola, alho e alecrim, por exemplo, evitam a multiplicação dos vírus. O iogurte também tem propriedades benéficas, reforçando a imunidade intestinal e dificultando a passagem de vírus e bactérias agressivas para o organismo.

E os cuidados não param por aí. Além de incentivar uma alimentação saudável, é importante estimular os pequenos a não ficar parados. A prática de atividades que movimentem o corpo e agucem a mente é fundamental. Jogos lúdicos de tabuleiro que usem a criatividade e exercícios de quadra – como futebol e vôlei – devem ser praticados mesmo nos dias mais frios.

Outras atitudes que colaboram com a saúde das crianças é evitar lugares aglomerados e não exagerar nos agasalhos durante este período. É importante agasalhá-las, mas deve-se ter em mente que elas sentem o mesmo calor que os adultos. Sendo assim não se deve exagerar.

Informações: Ig

19
ago

Mês do folclore!

Agosto é o mês do folclore!  Aproveitando o interesse da turma , introduzimos o tema através de personagens queridos pelo Grupo Amarelo Manhã: o Saci Pererê e a Boneca de Pano Emília. Procuramos o Saci por toda a parte, arrumando a bagunça que ele faz, e andando num pé só! O grupo “dançou  sem parar” com a Emília, uma boneca que não para de falar e cantar! As crianças entraram em um universo lúdico, usando a imaginação e brincando no mundo da fantasia!

E isto é só o começo, pois  estamos envolvidos na história desses personagens e o próximo passo é explorar as deliciosas brincadeiras que vieram do nosso folclore. Aguardem!


16
ago

Circuitinho das Artes

Nos dois próximos fins de semana acontece o 17º Circuito das Artes do Jardim Botânico, com roteiro artístico completo ocorrendo no bairro. O evento conta com a abertura dos ateliês da área para visitação, shows, palestras, apresentações teatrais e até um passeio pela cena gastronômica da região. Além disso, foi preparada uma programação especial com atividades dedicadas ao público infantil, para o V Circuitinho, que tem o objetivo de interessar, estimular e integrar os pequenos no mundo da cultura e de todas as expressões artísticas.

Clique aqui e confira a programação gratuita e super completa do evento, que inclui diversas oficinas, música, contação de histórias e várias atividades bacanas para crianças de todas as faixas de idade.

13
ago

Estimulando o talento

Que tal estimular o talento do seu filho? Foi o que fez a ilustradora Elissa Rocabado, mãe do Theo, de apenas cinco anos, que tem no DNA o gosto pela arte. De tanto observar o filho desenhar por aí, Elissa acabou recolhendo suas criações e criou o tumblr Theo no Papel. De aves, sua predileção, a cenas do cotidiano, o garoto tem um poder de observação que o faz reproduzir o que vê com riqueza de detalhes. As cores e os traços mostram que, se Theo quiser, seu futuro brilhante está garantido. ;)

E você, o que faz para estimular a criatividade das crianças?

12
ago

Pedrinhas coloridas!

Os pequenos do Grupo Azul Manhã Ipanema adoram brincar com as pedrinhas perto do lago. Brincamos de encher e esvaziar potes, fazer comidinha, fazer chuva e experimentar barulhos diferentes. Mas desta vez a brincadeira foi um pouco diferente: as pedrinhas foram mergulhadas na tinta, misturadas e, depois, elas foram jogadas no papel. Colocando a mão na massa, as crianças usaram as pedrinhas para pintar o papel! Foi uma experiência diferente, que os pequenos aproveitaram bastante.


07
ago

Bob Dylan para pequenos

O universo das publicações voltadas para o público infantil anda cada vez mais reforçado. Além dos clássicos para os pequenos, grandes artistas têm se dedicado a produzir bons materiais deste tipo e algumas boas releituras também estão disponíveis. Para os pais que sempre preferiram ouvir rock, a boa ideia é apresentar às crianças o universo de Bob Dylan, com o livro “O homem deu nomes à todos os bichos” (Man Gave Names to All the Animals) que leva o nome da música lançada em 1979 no disco “Slow Train Coming” é a publicação para o público infantil que ganhou ilustração de Jim Arnosky.

Da Editora Nossa Cultura, a edição acompanha um CD com a canção original. E se você preferir a edição original em inglês, encontra à venda na Amazon.

02
ago

Atividade colorida!

O grupo Azul da tarde fez uma atividade tão legal, que  resolvemos transformá-la em uma surpresa para os Dias dos Pais!
Nesta brincadeira, usamos um tipo de folha bem macio, E.V.A, cola colorida e um pouco de purpurina. Fizemos uma pintura muito bacana e diferente, onde os pequenos puderam explorar novas cores e texturas!
Veja algumas fotos desta brincadeira super estimulante, ideal para despertar nas crianças a curiosidade por texturas diferentes e reforçar a alegria das cores vibrantes!
.

.

.

.

.

1 2