29
out

Dia de celebrar!

No Espaço Envolvimento, todo dia é dia de criança brincar, cantar, dançar, pintar… e nos inspirar! E para celebrar o Dia das Crianças, tivemos uma manhã bem animada! Logo cedo tivemos uma atividade culinária: as crianças fizeram um bolo junto à professora, mostrando que já sabiam “colocar a mão na massa” e que conseguem dividir a tarefa com os amigos esperando sua vez. Como é prazeroso mexer o bolo com a colher de pau! Enquanto a massa ia ao forno, separamos um pouco para as crianças sentirem a consistência da massa fria em seus dedos e eles adoraram! Na hora do lanche, que alegria foi o nosso parabéns! Assopramos a “vela” forte “como o lobo” e as crianças mexeram no bolo à vontade!

Nossa manhã terminou com um teatro da “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau”, encenado pela equipe ao som da professora de música Margareth. E quando acabamos nossa “apresentação”, espontaneamente chegou a vez crianças atuarem. Foi um dia muito alegre! Confiram!


25
out

Bolinhas no CCBB-Rio

Crianças adoram cores vivas e bolinhas, certo? Então a nossa dica para um programa cultural de fim de semana é a mostra da artista plástica japonesa Yayoi Kusama, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-Rio). Ela é uma apaixonada pelas estampas de bolinhas, tanto é que a maioria de seus trabalhos é permeado pelas chamadas “polka dots” e ela já é conhecida por seus círculos e pontos. Agora, a exposição Infinite Obsession traduz essa paixão pela forma geométrica.

A mostra, que ainda passará por São Paulo e Brasília, percorrerá a América Latina e é composta por uma centena de obras criadas de 1949 a 2012. Com 84 anos e vivendo, por vontade própria, em uma clinica psiquiátrica em Tóquio desde 1977, a artista fez seus primeiros experimentos abstratos ainda quando criança, aos 10 anos. Imperdível para a família!

Yayoi Kusama – “Infinite Obsession”
12/10/2013 a 26/01/2014: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Rio de Janeiro

24
out

Pintura em pé!

Durante esse mês, o Grupo Azul da Tarde experimentou uma atividade nova e desafiante: fizemos uma pintura em pé, com cotonete! Durante a brincadeira, os pequenos puderam explorar a textura da cola colorida e o movimento “da pinça”, através do cotonete. Foi muito divertido!

22
out

Tinta pelo corpo

Esses dias quentes anunciando o verão são ideais para brincadeiras com tinta! Nesta fase da vida, os pequenos experimentam o mundo através dos sentidos. A cor, a textura, temperatura e até o cheiro da tinta despertam curiosidade. Algumas preferem observar antes de experimentar. Quando experimentam, a brincadeira vai por todo o corpo!

Dessa vez, pintamos primeiro os pés dos pequenos para que eles pudessem ver a marca. Em seguida, as mãos. Logo mais, eles mesmos se encarregaram de escolher o que e como pintariam: a barriga, o braço, o nariz, o cabelo, a perna, até o amigo… O bom é poder se pintar! Como limpamos? Aí dá outra matéria tão deliciosa quanto! :D




16
out

Escola e família

O Espaço Envolvimento convida todos a pensarem no papel da escola e da família no desenvolvimento das crianças, no dia 23 de outubro. Veja as informações e participe!

15
out

Arte para crianças!

Crianças nem sempre curtem museus e exposições, mas, no que depender do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, a relação delas com a arte vai ficar bem mais estreita. É que para estimular este contato e mostrar que os pequenos podem sim se divertir no museu, foi criada uma sala interativa, onde elas podem, simplesmente, manipular as obras.

Batizado de Casa Assombrada, o espaço projetado pelo estúdio Torafu Architects não tem nada de assustador. Trata-se de uma grande instalação que reproduz as obras de arte mais famosas do mundo, tudo pronto para ser explorado pela garotada. E que criança não gostaria desta brincadeira? Adoramos a iniciativa!

09
out

Higiene oral infantil

Manter a higiene bucal é fundamental não só para os dentes e boca, mas para o corpo todo. E a tarefa deve ser aprendida desde criança: é necessário criar uma rotina, tão simples quanto realizar as outras atividades diárias como, por exemplo, comer, lavar as mãos etc. As cáries são frequentes na criança e, por isso, é importante desde cedo ter uma higiene oral cuidada. Na cavidade oral existem múltiplas bactérias que proliferam e se multiplicam rapidamente formando a placa bacteriana que vai destruindo a camada mais superficial dos dentes e causando o aparecimento de pequenas fissuras que evoluem para cavidades e provocam a destruição do dente.

Confira algumas recomendações para higiene dental na infância:

  • Usar uma escova de dente com o tamanho da cabeça compatível com a arcada dentária.
  • A pasta de dente também merece atenção. Até os seis anos de idade, o ideal é usar pastas que não contenham flúor, já que as crianças engolem 30 a 70% das pastas e o excesso de flúor pode causar manchas permanentes nos dentes, a chamada fluorose. Pelo mesmo motivo, devem ser evitadas as pastas com sabores artificiais. (Pastas sem flúor podem ser encontradas em farmácias de manipulação ou em lojas especializadas na venda de produtos dentários).
  • É importante usar o fio dental para retirar a placa e os restos de alimento que ficam entre um dente e outro. Use-o pelo menos uma vez ao dia. Os dentistas recomendam iniciar o uso de fio dental quando a criança estiver com os primeiros oito dentes.
  • Deve-se trocar de escova a cada dois ou três meses, mas no caso de crianças pequenas (que às vezes mordem as cerdas e o cabo), o melhor é a troca mensal, ou sempre que as cerdas estiverem deformadas.
  • Todas as crianças devem fazer um controle periódico com um odontopediatra pelo menos uma vez ao ano. Este profissional poderá orientar sobre as dúvidas com a limpeza dos dentes, o uso de chupetas e mamadeiras, a troca da dentição de leite pela permanente ou qualquer outra questão sobre saúde bucal.
  • Estimule seu filho a cuidar dos dentes de bonecos ou bichinhos de estimação. Converse sobre a importância da limpeza diária dos dentes enquanto ele faz a “escovação” desses bonecos. Isso ajuda na conscientização da saúde bucal.

04
out

Nosso bolo de laranja!

No mês de setembro, o Grupo Vermelho fez um bolo de laranja especial. Primeiro escrevemos a receita, depois as crianças experimentaram e sentiram o cheiro e a textura da casca da laranja. Observamos cada ingrediente adicionado e, com essa vivência, iniciamos a nossa receita. Cada criança colocou um pouco a mão na massa e o bolo ficou uma delicia!




01
out

EE de portas abertas

No próximo sábado, dia 05 de outubro, o Espaço Envolvimento vai estar de portas abertas! Aguardamos todos para este encontro muito especial! Confira as informações abaixo: