29
nov

Contando histórias

O Grupo Azul está começando a desfrutar do mundo das histórias. É um momento em que todos sentam e acompanham o conto até o fim! Alguns prestam atenção nos sons, nas músicas e outros chamam os personagens. Nossas histórias favoritas são a “Dona Toupeira” e a “Dona Baratinha”. As crianças se divertem muito!


28
nov

Mais de mil brinquedos

No seu ano de abertura, em 1983, o Sesc Pompeia realizou a mostra “Mil Brinquedos para a Criança Brasileira”. Agora, 30 anos depois, a unidade homenageia a mostra de inauguração com a exposição “Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira”. Programa cultural que encanta adultos e crianças, imperdível para quem passará por São Paulo nos próximos meses.

A exposição interativa tem direção de arte de Vera Hamburger e o espaço expositivo recria uma grande fábrica de brinquedos, que permite interação com o público. Logo na entrada, bonecos gigantes de Cosme e Damião dão boas-vindas aos visitantes da exposição. Levando doces nas mãos, os protetores das crianças abrem as portas para o universo da brincadeira, na apresentação de mais de seis mil brinquedos. Duzentos deles já foram expostos na inauguração da unidade.

Logo depois da entrada, o primeiro espaço a ser visitado é chamado de “O Mínimo e as Mãos”, que exibe miniaturas feitas por artesãos. A obra Parque de Diversões, por exemplo, mostra pequenos brinquedos, como gangorra, carrossel e roda-gigante. Em seguida  fica a parte eletrônica da exposição, no espaço “As Mãos e a Vontade”, onde um game criado especialmente para a mostra diverte os visitantes de diversas idades. Além disso, há um game boy desmontado e circuitos eletrônicos. Tudo isso para matar a curiosidade de quem sempre quis entender como funciona um brinquedo eletrônico por dentro.

“Ânima e Mecanismos” é o nome da próxima área da mostra, que reúne carros, trens, autômatos e brinquedos de corda. A coleção reúne desde carrinhos de madeira até os de controle remoto. No laguinho que já faz parte do Sesc Pompeia ficam os barquinhos. Também está lá uma mini-cidade formada por prédios feitos de lego, caixinhas de fósforo e até mesmo cartas, sob um céu de pipas azuis. Tudo interativo e super sensorial, emocionando não só os pequenos, como também os adultos que sentem uma nostalgia ao ver brinquedos de sua época.

Em seguida, uma das partes mais adoradas da exposição:, o visitante se depara com uma fábrica de brinquedos, onde bonecas são expostas em uma esteira, como se estivessem na linha de montagem. Um passo-a-passo da criação da Arara Azul da animação “Riotambém chama a atenção. Todo esse clima fabril foi criado para preparar o visitante para a penúltima parte da exibição:  o espaço Imagem e Similitude, onde estão expostos os bonecos, no piso de cima, onde a primeira boneca é uma grega do século V a.c, feita de barro. Depois dela, diversos objetos de grande carga cultural fazem os olhos dos visitantes brilharem. São mamulengos que lembram a infância e bonecas, como as amosas Fofolete, Moranguinho e a Mônica, de Mauricio de Sousa. Super heróis, como Homem Aranha e Buzz, do Toy Story, também estão presentes e chamam a atenção dos meninos.

Para finalizar a visita à terra dos sonhos, a seção Tecnologias de Voo, com brinquedos espaciais, petecas, aviões e pipas. O espaço transmite a ideia de uma pista de pouso e decolagem, com objetos de madeira, plástico e até metal. A exposição, que ocupa uma área de 2 mil m², fica em cartaz até o dia 2 de fevereiro de 2014, e pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira
Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 – Água Branca – São Paulo
Tel: (11) 3871 7700
Terça a domingo e feriados, 10h às 19h.
Recomendado a partir de 3 anos.
Entrada: Grátis

26
nov

Brincando com as cores

Durante este mês, nosso projeto falará sobre as cores. Por isso, nesta semana fizemos uma atividade muito legal e colorida: brincamos com papel crepom! Primeiro, brincamos de rasgar, amassar e jogar tudo para o alto e depois fizemos uma grande colagem! Além de observar as cores, trabalhamos também a motricidade fina e as texturas. Confira ;)

23
nov

Carequinhas contra o câncer

Enfrentar um câncer é difícil para todo mundo. Imagina para quem ainda é pequeno, não entende direito os efeitos da doença e ainda não sabe lidar com todas as emoções envolvidas nela. Além de suportar essa barra, ainda existe a situação de enfrentar os olhares e as perguntas sobre a falta de cabelos. Mas algumas iniciativas têm o objetivo de deixar toda esta fase um pouco menos dolorosa, como a excelente iniciativa Carequinhas Contra o Câncer Infantil!

Promovida pelo GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer, a campanha fez os personagens mais queridos dos pequenos ficarem carequinhas para lembrar que a criança com câncer tem que curtir a infância como qualquer criança. Hoje, data nacional de combate ao câncer infantil, vários “cartoons” vão aparecer sem cabelos. O gesto terá a participação da Turma da Mônica, Sítio do Pica-Pau, Rio 2, Menino Maluquinho, Era do Gelo, Galinha Pintadinha, A Hora da Aventura, Peixonauta, Zuzubalândia, Combo Rangers, Princesas do Mar, Gui e Estopa e muito mais!

Todos os personagens aparecerão de cabeça raspada dentro da programação dos canais abertos e fechados de tevê, nas tirinhas de jornais, canais da internet e nas redes sociais. Para saber mais, assistir aos desenhos animados e compartilhar essa ação, clique no site da campanha. Gostou da iniciativa? Nós adoramos!

18
nov

Projeto Cores

Novembro chegou e com ele o nosso Projeto Cores. O grupo Verde Tarde está trabalhando com as frutas e suas cores! E nessa brincadeira deliciosa trabalhamos o sensório e a motricidade fina, entre outras muitas habilidades. Nessa semana, a manga foi a fruta escolhida: exploramos a textura, a forma, a cor, o cheiro da casca, da polpa, do caroço e tudo o que essa fruta pode

nos oferecer. Imaginem como eles adoraram. Confira as fotos abaixo:

12
nov

A adolescência do bebê

Muitas mães e pais talvez nunca tenham escutado o termo “adolescência do bebê”, mas provavelmente conhecem muito bem a fase caracterizada por ele. Chamado também de primeira adolescência ou os “terrible two” (terríveis dois anos), como citado na literatura, é a fase em que a criança (que normalmente acontece entre 1 ano e meio e 3 anos de idade) passa a se comportar de modo opositivo às solicitações dos pais.

A criança que antes era tida como obediente e tranquila passa a berrar, gritar, espernear diante de qualquer contrariedade. Bate, debate-se e atira o que estiver à mão para todos os lados. Choraminga cada vez que solicita algo. Diz não para tudo, resiste a seguir qualquer orientação, a aceitar com tranquilidade as decisões dos pais, não atende aos pedidos, e parece ser sempre “do contra”.

A causa para esse período é simplesmente o próprio desenvolvimento natural da criança. A fase dos dois anos de idade é um período de grandes mudanças para a criança. Até então, ela seguia os modelos e decisões dos pais. Gradualmente, ela passa a se perceber como indivíduo, com desejos e opiniões próprias e isso gera uma enorme necessidade de tomar decisões e fazer escolhas por si. Sem dúvida, isso cria uma grande resistência em seguir os pedidos dos pais. Não é exatamente uma ação consciente da criança, mas uma tentativa de atender a esse desejo interior, a essa descoberta de si como ser “independente” dos pais.

A criança ainda não adquiriu a capacidade de se colocar no lugar e/ou na perspectiva do outro e nem perceber que os outros, assim como ela, têm desejos e vontades e regras precisam ser seguidas dentro de um contexto ou demanda social. Segundo especialistas, a primeira coisa a fazer é tentar manter a calma. Os pais devem lembrar que a criança está em seu pleno desenvolvimento e que ela necessita que alguém explique as consequências de seus atos. O principal conselho é esperar o nervosismo passar para conversar. Tentar dialogar no ápice da agitação e do nervosismo não é o melhor caminho. O ideal é explicar, da melhor forma possível, que os atos de birras gerarão consequências para a criança.

Os especialistas afirmam que é necessário ser firme, objetivo e sempre olhe nos olhos da criança. Aqui é o momento para ensinar limites, regras, o que é certo e o que é errado. Vários pais sentem pena neste momento, mas é extremamente importante que os pais não “amoleçam” e nem voltem atrás em nenhuma decisão e/ou trato feito com a criança. Trato deve ser cumprido, pois é neste momento que a criança aprende que o que você fala sempre será cumprido. Este aprendizado fará toda a diferença na educação da criança.

Além disso, como as crianças entre 2 e 3 anos ainda são pequeninas, é muito importante que os pais verifiquem situações de sono, fome, cansaço, agitação. Estas situações são um gatilho para o início de uma clássica e incontrolável birra. Mas, às vezes, um abraço bem gostoso ou mudança de foco, como mostrar algo interessante para a criança, é o suficiente para minar o comportamento da birra.

07
nov

Carimbando tinta colorida

Durante esse mês, o Grupo Vermelho experimentou a sensação da textura e temperatura da tinta e da cola colorida. As crianças também sentiram o pincel nos pés e nas mãos, o que proporcionou diferentes reações. Depois dessa experiência, elas utilizaram o corpo para carimbar no papel e adoraram observar suas marcas! Veja só:


06
nov

Arca de Noé ganha novas vozes

Além de um grande poeta, Vinicius de Moraes também sabia se comunicar muito bem com os pequenos. Prova disso é A Arca de Noé, série de poemas que viraram música, se tornando um clássico infantil dos anos 80. Agora, homenageando o poetinha no ano de seu centenário, um grupo de artistas de peso emprestou sua voz e regravou o sucesso, para encantar as nossas crianças. Assista, clicando nos links abaixo, ao resultado de algumas destas regravações e divirta-se!

Gal Costa – As Borboletas

Caetano Veloso e Moreno Veloso – O Leão

Marisa Monte – As Abelhas

01
nov

Bichos de massinha caseira!

Essa semana, o Grupo Amarelo Tarde colocou a mão na massa. Produzimos nossa massinha caseira de farinha de trigo, óleo de cozinha, vinagre e tinta. Misturamos tudo com as mãos e sentimos os diferentes cheiros e texturas dos ingredientes. Depois de pronta, brincamos de fazer minhoca, usamos as formas dos bichos e a criatividade de cada um. Vale conferir!