30
dez

Formando super-heróis

A Escola de Super-Heróis para Meninos e Meninas é um projeto voltado para crianças prioritariamente entre 5 e 10 anos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, sociais e afetivas, através de atividades lúdicas e dinâmicas. A Escola foi idealizada com o objetivo de estimular potenciais e despertar os pequenos super-heróis que nos ajudarão a salvar o planeta e a humanidade.

Alguns dos objetivos são estimular a criatividade e o autoconhecimento, fortalecer a autoestima, estimular o raciocínio lógico, desenvolver o sentido de colaboração e coletividade e estimular o reconhecimento e a valorização das diferenças.

Toda criança tem superpoderes! Um super-herói não nasce pronto. É preciso que ele conheça seus poderes e aprenda a utilizá-los, desenvolvendo seus valores éticos e morais, fundamentais na luta pela justiça e preservação da paz. Na Escola de Super-Heróis para Meninos e Meninas as crianças têm a oportunidade de reconhecer e aperfeiçoar seus talentos e dispõem de um espaço para sonhar, brincar e aprender através da troca e da interatividade com o outro e com o meio.

Preparar um super-herói para enfrentar suas missões não é tarefa simples. Por isso, a Escola de Super-Heróis para Meninos e Meninas tem uma grade curricular especial.

• Treinamento Básico para super-heróis:
– Módulo 1: Revelando seus superpoderes
– Módulo 2: Fraquezas e refúgios
– Módulo 3: Enfrentando inimigos
– Módulo 4: Que super-herói sou eu?

Os próximos módulos acontecem nas seguintes datas:

Módulo 3 – Enfrentando inimigos
Custo: $70,00
Data: 11/01/2014

Módulo 4 – Que super-herói sou eu?
Custo: $70,00
Data: 18/01/2014

Hora:das 9h30m às 11h30m
Local: Rua Conde de Bonfim, 344 – Praça Saens Pena – Tijuca
Tel: Mariana – (21) 98151-1594 / Julia – (21) 99998-8956 / Andressa – (21) 7883-1492
escoladesuperheroi@gmail.com

27
dez

Saudável nas férias

No período de recesso das crianças, não é preciso descuidar da alimentação. Mesmo com o acesso a guloseimas mais fácil, os pais podem, sim, criar alternativas mais atraentes e saudáveis. Confira algumas dicas dadas pelo site Vila Filhos:

- Tenhas frutas picadas e guardadas em potes ao alcance das crianças. Morangos, gomos de tangerina, uvas, kiwi agradam a criançada e são ricos em vitaminas antioxidantes.

- Não faça estoque de biscoitos e guloseimas em casa. Quanto maior a oferta, mais a criança comerá esse tipo de alimento. Prefira oferecer cookies e rosquinhas integrais, que são encontrados em diversos sabores, desde aveia e mel até cacau e frutas vermelhas.

- A granola é uma opção interessante de “belisco”. Prefira isto aos biscoitos tipo chips. Se a vontade de comer um salgadinho for grande faça pipoca em casa, que tem bastante fibra, importante para manter o bom funcionamento do intestino dos pequenos.

- Prepare sua alimentação em casa e convide as crianças para participar da preparação do prato. Isto desperta o interesse pelos alimentos.

Imagem: Reprodução

- Sanduíches naturais, acompanhados de suco são uma ótima pedida, além de fáceis de preparar. Prefira pão integral e recheie com alface, tomate, pasta de soja ou tahine, queijo branco e frango desfiado. Para incentivar que os pequenos comam vale cortar o sanduíche com cortadores de biscoito no formato de animais ou flores.

- Aproveite a folga das crianças e agende um piquenique. Leve frutas secas, salada de frutas, sanduichinhos integrais, sucos e chás gelados. Aproveite o contato com a natureza e converse com seu filho sobre a importância de preservar o meio ambiente.

- Os pais devem dar o exemplo, de nada adianta falar para o filho comer frutas e salada se esses alimentos não fazem parte do hábito dos pais.

- Não proíba, mas imponha limites. Escolha um dia para que as crianças possam escolher o cardápio, neste dia vale pizza e até hambúrguer.

- Incentive que a criança mantenha uma atividade física. Combine que além de computador e videogame ela deverá brincar de bola, pique ou andar de bicicleta.

26
dez

Natal com Bela e a Fera

Para fechar o ano com um programa especial, que tal levar a família para assistir ao Natal da Bela e a Fera? A peça, um conto natalino adaptado do clássico infantil e em cartaz no Teatro Vanucci, conta a história da jovem Bela, que fica prisioneira no castelo da Fera bem na semana do Natal. Porém, essa é a data menos querida por Fera e seus empregados, já que foi em uma noite de Natal, anos atrás, que o lindo príncipe se transformou em um monstro horrível.

Mesmo assim, Bela reanima os objetos encantados e traz de volta o espírito natalino ao castelo para comemorar essa data tão especial. O príncipe é enfeitiçado e transformado em um monstro, só terá sua beleza de volta quando alguém se apaixonar por ele assim. Mas o que parecia ser impossível, enfim acontece. A jovem e inteligente Bela consegue enxergar além das aparências e se encanta por Fera.

Classificação – Livre

Adaptação e direção – Carla Reis
Elenco – Jean Pontes, Pedro Thomas, Raí Valadão, Bruno Camurati e outros

Teatro Vannucci – Shopping da Gávea     
Rua Marquês de São Vicente 52, Gávea
Tel: 2274-7246

Sábados e domingos, às 15 h
Até 29 de dezembro
R$ 60,00

19
dez

Construindo brincadeiras

O Grupo Vermelho adora brincar com Lego. Nessa brincadeira, é possível construir, desconstruir e construir de novo, e é possível também criar o que as crianças quiserem. A imaginação vai longe! Esse grupo adora fazer o castelo da princesa, o carro que voa, a torre e a espada. Nessa brincadeira, as crianças experimentam também dividir, perceber o que é do outro e respeitar. Vejam como foi a atividade:

16
dez

Pintura diferente!

O Grupo Verde Tarde adora uma pintura e, nessa semana, experimentou uma atividade muito diferente! Dessa vez, não usamos pincel nem rolinho! Juntos, experimentamos uma forma nova de colorir: fizemos uma pintura com macarrão!

Usamos o macarrão do tipo penne. Primeiro, brincamos sem a tinta: sentimos sua textura, peso e descobrimos o som que ele faz ao bater um no outro – foi um dos momentos mais divertidos dessa experiência. Depois, colocamos cores diversas de tinta sob o papel e, como carimbo, sua forma foi aparecendo.

Cada vez mais curiosas, as crianças do Grupo Verde Tarde exploraram bastante a atividade e cobriram o papel todo com tinta. Confira nas fotos como foi uma diversão!

13
dez

Natal educativo no CCBB

Natal é tempo de partilhar experiências. Por isso, até 23 de dezembro, o Centro Cultural Banco do Brasil vai presentear o público com uma programação especial que vai mostrar entre saltos, músicas e histórias, diversas formas de comemorar essa data tão esperada. A equipe do CCBB Educativo preparou atividades que são um presente para toda a família: histórias, laboratórios, experimentações, trocas. Sem contar com as atividades criadas para a exposição Yayoi Kusama – Obsessão infinita como a Sala Espelhada ao Infinito – Repleto de Brilho da Vida.

Que tal aproveitar as férias escolares e levar as crianças? Para ver a programação completa, acesse aqui o site do CCBB.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
Informações CCBB Educativo – 1º andar
Tel:3808 2070 / 3808 2254
Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades.

12
dez

Crianças e dispositivos móveis

Smartphones e tablets não são brinquedos, mas isso não significa que as crianças não possuem acesso a eles. Segundo um estudo feito pela Statista, com dados do Common Sense Media, 17% das crianças menores de 8 anos nos EUA já utilizam dispositivos móveis diariamente. Ou seja, quase uma em cada cinco crianças norte-americanas tem acesso diário a estes dispositivos. No Brasil, o cenário não é tão diferente.

Confira abaixo o infográfico que ilustra estas estatísticas, divulgado pelo site Mashable:


11
dez

Ringo Starr na seção infantil

Para quem é fã de rock e adora apresentar aos pequenos a cultura musical da melhor qualidade, esta é mais uma notícia incrível! Depois do livro infantil baseado na obra de Bob Dylan, que mostramos aqui, é a vez do ex-beatle Ringo Starr adentrar o universo das crianças. O artista agora também conta com um livro voltado especialmente para elas, em um projeto que acaba de ser lançado.

Ringo autorizou que a música “Octopus’s Garden“, escrita por ele para o disco Abbey Road, dos Beatles, fosse adaptada para os pequenos em forma de livro. Disponível na Amazon, a publicação tem lindas ilustrações que ficaram por conta de Ben Cort, conhecido por um outro infantil sucesso de vendas, Aliens Love Underpants.

E tem mais! Para os pais ficarem tão curiosos quanto as crianças, Ringo disponibiliza um CD em que ele lê a história para os pequenos, e um bônus especial: uma versão inédita da música! Assista ao vídeo aqui.

Informações: Petiscos

06
dez

Naïf para Nenéns

Depois do sucesso do projeto Naïf para Nenéns, o MIAN – Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil – oferece uma nova modalidade, criada para bebês de 1 a 3 anos: o Naïf para Nenéns+1. Nesta fase, os bebês têm um desenvolvimento muito intenso e rápido, andam com equilíbrio cada vez maior, exploram ambientes internos e externos, sobem e descem degraus, percebem objetos escondidos, imitam o adulto e desafiam seus limites.

Levando em conta essas habilidades, a visita inclui muitos movimentos corporais, brincadeiras, músicas e contação de histórias. Todas as atividades estão relacionadas às obras de arte das exposições do MIAN. Durante a visita Naïf para Nenéns +1, adultos e bebês serão convidados a vivenciar uma experiência estética e afetiva buscando o encantamento pelas obras de arte, suas cores, texturas, formas e luminosidades, além de interagir com o ambiente do Museu.

Serão realizadas atividades de estimulação sensório-motora, por meio de músicas, objetos, instrumentos e brinquedos, que dialoguem com as obras de arte. O projeto acontecerá duas vezes ao mês no período da manhã, com uma sessão em dia de semana e uma sessão em fim de semana. Antes de começar a visita, os participantes são recepcionados pelas educadoras em um tapetão de retalhos coloridos estendido na varanda do Museu. Neste momento, é feita uma apresentação da visita, enquanto os bebês podem interagir com objetos diversos: brinquedos de madeira, papel, tecido, além de artefatos reciclados, confeccionados pela nossa equipe de arte educação a partir de materiais inusitados e de fácil acesso.

Em um segundo momento, todos passam para o salão principal, onde são apresentadas duas obras que servem como ponto de partida dos temas das atividades desenvolvidas ao longo da visita: contação de histórias inspiradas nas imagens das pinturas, exploração das obras táteis da exposição Texturas Naïfs, atividade de criação plástica com as mãos, experimentação sonora com instrumentos e músicas.

O Museu oferece uma estrutura de apoio para receber os visitantes que inclui estacionamento para carrinhos de bebês e de adultos, cantinho da amamentação, microondas para aquecer papinhas ou mamadeiras e banheiro com fraldário. O Da Cozinha Café, que fica nos fundos do MIAN, também estará aberto para quem quiser fazer um lanchinho preparado a base de produtos orgânicos.

Faixa etária: bebês de 01 a 03 anos.
Cada bebê deve estar acompanhado por um adulto durante a visita.
Acompanhantes extras são bem-vindos e podem participar mediante aquisição de ingresso na bilheteria do museu.

Custo: R$10,00 por bebê (o acompanhante tem gratuidade)

A próxima visita acontece no dia 12/12
Hora: 10h30min
Duração: 30 minutos de atividade mediada + livre visitação
Local: Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil | Rua Cosme Velho, 561 – Cosme Velho.
Capacidade: até 15 bebês por visita
Inscrições antecipadas por tel.: 2205-8612

Fonte: Roteirinho Carioca

04
dez

Atividades coloridas!

No mês do Projeto Cores, nossos pequenos do Grupo Amarelo Tarde puderam entrar em contato com as cores de diversas maneiras: desenhando, colando, pintando e, até mesmo, experimentando pelo corpo! Confira alguns momentos das várias atividades que trabalhamos com o grupo: