31
out

Primavera dos Livros

Neste fim de semana, as crianças têm uma opção bem bacana para se divertir. É a 14ª Primavera dos Livros com programação especial para os pequenos, na Tenda Saci Pererê. Mas os adultos não ficam de fora! Realizada pela Liga Brasileira de Editoras (Libre), a feira tem entrada gratuita e conta com a participação de 120 editoras, que oferecem livros com até 50% de desconto. Na programação, lançamento de livros, encontros com escritores, debates, atividades para crianças, além de atrações literárias interativas e shows musicais.


01 de novembro (sábado)

10h30 – Bichos-papões de escola, com Sônia Travessos
15h – Crie o seu próprio museu para coleção de qualquer coisa, com Simone Bibian
17h – Contação de histórias e oficinas de ilustração, com Anna Cláudia Ramos

02 de novembro (domingo)

13h – Valdemar e James, macacos muitos amigos – oficina de estêncil, com Mariana Vilhena
14h – Excursão ao Parque do Terror e oficina de terror, com Felipe Campos
15h30– Meu Hamster é um astronauta, com Dave Lowe
Atividades de Ilustração com Mark Chambers
17h– Homenagem à Tatiana Belinky (leitura e oficinas de desenho idealizados pela educadora Ana Jurkiewicz)

Confira mais informações sobre a 14ª Primavera dos Livros - http://libre.org.br

30 de outubro a 2 de novembro de 2014 | Das 10 às 21h
Museu da República
Rua do Catete, 153 – Catete – Rio de Janeiro
Para todas as idades
A entrada e a participação nos eventos são gratuitas

Fonte: 1001 Roteirinhos

29
out

Música para o aprendizado

Pode ser no carro, na sala de aula ou na festa de aniversário. Ouvir música com as crianças é sempre uma delícia, certo? O contato precoce com este tipo de arte ainda é capaz de beneficiar o aprendizado do seu filho. De acordo com um artigo publicado pela revista Crescer, cantar e tocar instrumentos faz com que ele estimule áreas neuronais que serão trabalhadas futuramente em outras funções – como nos cálculos matemáticos ou na leitura de textos.

Tudo começa na fase de musicalização: de forma lúdica, sem ainda formalizar conhecimentos, a criança desenvolve a percepção auditiva. Essa percepção só é possível porque há um estímulo na região cerebral denominada córtex auditivo. Além disso, ouvir uma canção trabalha a coordenação motora, já que seu filho sentirá o ritmo e o reproduzirá com movimentos corporais – aqueles passos de dança que encantam a família!

Foto: Internet

28
out

Pincel e tinta

E foi com pincel e tinta na mão que os pequenos da turma Azul Tarde pintaram cartolinas coloridas na parede da nossa cozinha! Além de super animada, essa atividade incentiva a criatividade, coordenação motora, socialização e percepção corporal, entre outros recursos importantes a serem estimulados, sobretudo nessa faixa etária. Ah! Não podemos esquecer que nesse tipo de atividade, além de colorir o papel, eles colorem o corpo todo, tornando a brincadeira mais divertida e engraçada.


23
out

Oficina de Brinquedos

Em comemoração ao Dia das Crianças, os pequenos participaram de uma Oficina de Brinquedos! Escutamos histórias, cantamos músicas sobre o fundo do mar e criamos nosso fantoche de peixe. Cada criança escolheu a cor que usaria para pintar o fantoche e, então, colocamos a mão na massa. Alguns quiseram experimentar a tinta passando pelo próprio corpo. Depois que nosso fantoche ficou pronto, nosso grupo se divertiu de forma lúdica com os peixinhos do nosso mar. Olhem só que diversão!

21
out

Cuidados com os dentinhos

Além das indiscutíveis propriedades físicas, nutricionais e psicológicas do leite materno, a amamentação é importante para a saúde bucal do bebê. Mamando no peito, o bebê respira pelo nariz e é obrigado a morder, avançar e retrair a mandíbula. Isso propicia o correto desenvolvimento muscular e esquelético da face, possibilitando a obtenção de uma boa oclusão dentária.

Mas atenção: os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses), a fralda deve ser substituída por uma dedeira. Aos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares decíduos, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil sem creme dental ou com um creme dental sem flúor. O creme dental fluoretado só deverá ser utilizado a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quando a criança souber cuspir completamente o seu excesso.

A cárie é uma doença transmissível. A streptococcus mutans, sua bactéria causadora, pode ser transmitida da mãe para o filho pelo contato direto. Por isso, não se deve soprar a comida do bebê nem experimentá-la com o talher dele, pois é possível transmitir a ele essas bactérias.

A primeira visita ao dentista deve ser feita ainda na gestação. O ideal é que a mãe faça uma consulta para receber as orientações necessárias para manter a correta saúde bucal do seu filho. Independentemente da consulta da gestação ter sido realizada, a primeira consulta do bebê deve ser por volta dos 6 meses, coincidindo com o nascimento do primeiro dente decíduo. Preferencialmente, a consulta deve ser realizada com o odontopediatra, pois é ele o profissional habilitado a fazer esse primeiro atendimento.

20
out

Troca e consumo consciente

Estamos no mês de outubro, o mês das crianças e dos presentes voltados ao público infantil. E, como alternativa ao consumismo que a data normalmente estimula, as feiras de trocas de brinquedos convidam mães, pais, famílias e organizações a lidar com os excessos de maneira divertida, como a promovida pelo projeto Alana.

“Tudo começou em 2011 quando realizamos algumas feiras em contato com o Movimento Boa Praça. De lá para cá, fomos percebendo que o papel do Alana é de ativador e não necessariamente de organizador. Reunimos as experiências e criamos um material de apoio para que qualquer pessoa ou organização possa montar uma feira em seu bairro”, descreve Renata, coordenadora do projeto.

No site feiradetrocas.com.br é possível encontrar dicas de como organizar feiras de trocas no parque perto de casa, na escola ou em um encontro menor só entre conhecidos.  Lá também dá para conferir as datas que as feiras vão ocorrer.

O Ibope Mídia, que anualmente divulga os dados de investimento publicitário no Brasil, constatou que foram movimentados cerca de R$ 112 bilhões em 2013 com publicidade. A televisão permanece a principal mídia utilizada pela publicidade, representando 70% do investimento. Ao cruzar essa informação com o fato de a criança brasileira passar em média cinco horas 22 minutos e 11 segundos por dia assistindo à programação televisiva (Painel Nacional de Televisores, Ibope 2012) é possível imaginar o impacto da publicidade na infância.

“A sociedade está chamando as crianças para o consumo, mas existem outras formas de se divertir e comemorar. É uma alternativa de lazer não pautada pelo consumo”, defende Renata. Ela, que é publicitária de formação, comenta que realizar uma feira de trocas em bairros nobres e em bairros da periferia são experiências distintas. “Tivemos a experiência de feira numa escola particular em que uma criança levou 150 brinquedos. Também há relatos de pais que não concordaram com os brinquedos trocados. Por outro lado, em bairros pobres, não são raras as vezes em que as crianças não têm brinquedos para trocar”.

As trocas entre crianças acontecem sem os adultos por perto, outro ponto importante da atividade é que ela propicia o diálogo entre as crianças e é um subsídio no exercício da argumentação e da negociação.  Também é comum a criança trocar um objeto de alto valor, como um carrinho de controle remoto, por um outro brinquedo mais simples, como uma boneca de pano.

16
out

Crianças estão engordando

Segundo dados do Ministério da Saúde, uma em cada três crianças no Brasil está obesa. A obesidade na infância é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças, como diabetes, pressão alta, colesterol alto, entre outros problemas de saúde. Além disso, uma criança obesa tem 80% de chance de se tornar um adulto obeso.

Outro estudo realizado também mostrou que há dificuldade em enxergar o problema. Foram avaliadas 400 crianças e aproximadamente 35% delas apresentavam excesso de peso, mas apenas 20% das mães estavam cientes da questão.

Imagem: internet

O aumento da obesidade infantil está intimamente ligado às mudanças da dinâmica familiar, às novas tecnologias e à falta de segurança. Hoje, a maioria dos pais trabalha fora, resultando em menor tempo para cozinhar; dessa forma, a praticidade toma conta dos lares, com maior consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio. Por isso, na hora de montar a lancheira, é importante optar por produtos que aliem saúde, praticidade e sabor. A falta de segurança e a ausência dos pais levam as crianças a ficarem muito tempo paradas em casas e apartamentos, distraídas por computadores, videogames, tablets ou celulares. Com isso, os pequenos tendem a praticar menos atividade física.

Portanto, a junção do consumo de alimentos pouco saudáveis, mais hábitos de vida inadequados e a falta de atividade física pode se tornar uma situação muito perigosa e que, inevitavelmente, levará ao aumento de peso.

A escola pode contribuir por meio de diversas atividades ligadas à educação alimentar, porém são os pais que devem assumir a missão de criar e educar as crianças para que elas se tornem adultos saudáveis.

Excesso de peso não é uma questão estética, é uma questão de saúde, sendo fundamental para o bom desenvolvimento e crescimento das crianças. Praticar atividade física não é luxo, é necessidade.

15
out

DIA DO PROFESSOR!

Nossa homenagem a todos estes rostos especiais, professores e equipe do Espaço Envolvimento, que se dedicam a fazer do nosso espaço um ambiente enriquecedor para as crianças! FELIZ DIA DO PROFESSOR!

(Clique para ampliar)

Espaço Envolvimento Ipanema

Espaço Envolvimento Gávea

14
out

Menos presentes, mais presença

Passado o Dia das Crianças, fica a reflexão: será que as crianças precisam mesmo de tantos presentes em datas comemorativas? Ou a presença dos pais é muito mais valiosa para os pequenos? Um artigo no Jornal do Cidadão aborda o assunto e diz: a vida profissional dos pais, apesar de suas elevadas exigências, pode muito bem ser ajustada a uma vida familiar e equilibrada. Mas significa, sim, algumas concessões. Mesmo cansados, podemos ir além para cumprir o papel de pai ou mãe. A escritora e psicóloga Rosely Sayão é enfática: “O mundo mudou muito e as crianças, também. Só uma coisa não mudou: elas continuam a necessitar da presença cuidadora, reguladora, protetora e atenciosa dos adultos.”

O que observamos atualmente é que a dedicação excessiva ao trabalho muitas vezes está relacionada ao desejo de satisfazer as vontades do filho. Dar presentes a eles é bom e obviamente eles gostam. Mas ter mais tempo para a convivência traz muito mais alegria, com ganhos afetivos, sociais e cognitivos. Melhora o rendimento escolar, a autoestima e a autoconfiança para a vida adulta.

Por isso que tal se os pais, em datas festivas, como aniversário, Dia das Criança e Natal, não oferecem presentes? Em troca dedicam uma tarde ou um dia inteiramente ao filho. São horas de muita interação: brincar num parque ou chácara, jogar bola, subir em árvores, pedalar, nadar, andar a cavalo, empinar pipa, dar banho no cãozinho, ler e contar histórias, cantar e ouvir música, assoviar, assistir a um filme, cozinhar, lavar os pratos e talheres, dialogar sobre os amigos e a escola. E não menos importante: pai e/ou mãe manifestam num belo cartão seu afeto e as principais qualidades e virtudes do filho, para o seu autoconhecimento. E se os pais propusessem aos filhos fazerem o mesmo?

O acima exposto é uma alternativa saudável à Geração dos Shoppings. Via de regra, muito dinheiro gasto, pouco diálogo, muita fila e “muvuca” e todos voltam para casa mais estressados. Este até pode, sim, ser um programa prazeroso, desde que feito com parcimônia, até porque não podemos criar filhos alheios aos costumes modernos.

Fonte: Jornal do Cidadão.

Fotos: Movimento milc – Infância livre do consumismo.

10
out

Programação Dia das crianças

Este fim de semana é das crianças! E como um dia só é pouco para festejar, diversas atrações para os pequenos ocupam a cidade neste fim de semana:

Biblioteca Parque Estadual. Sábado e domingo, a Biblioteca apresenta atrações como oficina de encadernação, contação de histórias, visitas mediadas e oficina textura das palavras.  Sábado e domingo, às 11h. Grátis.

‘Dia das Crianças na Casa Daros’. As atividades começam com a preparação de um bolo, às 14h. Em seguida, às 16h, exbição do filme “O menino e o mundo”; às 17h, oficina de livros artesanais e contação de histórias. Domingo, às 14h. Grátis.

Forte de Copacabana. Às 10h30m, “No pocket – Um espetáculo para todos os bolsos”; ao meio-dia e meia, oficina de circo; às 13h30m, peça “Zarak Show”; e às 15h, musical “Brinquedos cantados”. Domingo, a partir das 10h30m. Grátis.

MAR é lugar de criança. O museu promove oficinas gratuitas, apresentação de teatro e samba, caça ao tesouro e distribuição de algodão doce, pipoca, picolé e nariz de palhaço. Museu de Arte do Rio: Sábado, às 11h. Domingo, às 14h. Grátis. .

Parque de Madureira. Às 14h, espetáculo “Palhaceata”; às 14h30m, oficina circense; às 16h, “Punk rock circus”; às 17h, a intervenção artística “4 Rodas Cômicas”; e às 18h, “O grande Circo de Anônimo”. Domingo, às 14h. Grátis.

Tour Maracanã. Além da visita ao estádio, este fim de semana, às 10h, recreadores comandam atividades como pintura de rosto, chute a gol com venda, campeonato de embaixadinha, caça à taça, escultura de balão e dança. Às 14h, há sessão de mágica.  Maracanã: Sexta a domingo, das 10h às 15h. R$ 36.

#Vempropiquenique. Para animar o piquenique coletivo, contação de histórias e oficinas de argila e desenho. Parque do Cantagalo: Domingo, às 9h30m.

Tudo que é concreto se desmancha em sonhos. O MAC de Niterói promove oficina de brinquedos de material reciclado, música para bebês e oficina de origami, entre outras atividades.  Museu de Arte Contemporânea de Niterói: Domingo, às 10h. Gratuito.

1 2