28
set

Bebês têm consciência

Temos a ideia de que as crianças não são capazes de ver o mundo pelo ponto de vista de outra pessoa. Pois esta teoria pode cair por terra! Segundo a revista Pais & Filhos, uma pesquisa comandada pela especialista em desenvolvimento psicológico Ágnes Kovács, da Faculdade Húngara de Ciências, afirma que bebês de a partir de sete meses conseguem ver o mundo de uma outra perspectiva. A descoberta, chamada de teoria da mente, foi a de que os bebês criam empatia por outras pessoas e preveem a reação dos outros em determinadas situações.

Para provar a teoria, alguns bebês assistiram a um vídeo, no qual uma bola ou completava o percurso ou “sumia” atrás de um retângulo. Em algumas cenas, um personagem participava do vídeo e via o destino final, enquanto em outras o personagem não conhecia a tragetória completa da bola. Apesar dos bebês conhecerem o caminho que a bola fez, eles demonstraram mais interesse no final daquelas cenas em que o personagem não sabia o destino final da bola, indicando que os pequenos processaram o ponto de vista do personagem, e não apenas o deles mesmo.

Apesar dos resultados, os pesquisadores afirmam que a pesquisa ainda não está completa e que terão que confirmar os dados iniciais com novos estudos. Se a teoria for confirmada, indicará que bebês são sensíveis a informações sociais e ao que os outros vêem. Mas isso não significa que eles têm a habilidade de compreender o ponto de vista dos outros como as crianças mais velhas.

26
set

Alta costura para crianças!

Jeanne Lanvin, criadora da marca que leva seu sobrenome, começou sua carreira na moda fazendo roupas para sua filha Marguerite e só alguns anos depois se aventuraria em criar vestidos para as mães das meninas que, depois de elogiarem os looks da menina, começaram a encomendar roupas para suas crianças. Nada mais justo então que a Lanvin lançasse agora uma linha infantil.

A primeira coleção da Lanvin Petite, cheia de vestidos de festa adornados com tule, colares e sapatilhas (tudo inspirado na filha da estilista) chega às lojas em novembro. Além das peças, o estilista Alber Elbaz criou também uma série de bonecas de pano feitas feitas artesanalmente em parceria com a Dessine L’Espoir, uma entidade que auxilia mulheres soropositivas. Cada boneca custará 250 euros (ou cerca de R$ 600) e também estará à venda a partir de novembro. Parte da renda arrecadada com as vendas será doada para a instituição.

Fonte: Vogue

22
set

É Hoje!

É hoje nossa palestra com César Mussi Ibrahim, que discutirá sobre o momento e a forma certas de impor limites. O encontro especial acontecerá às 19h.

19
set

Maluquinho no iPad

Mais um aplicativo infantil super legal para o iPad acaba de chegar. Trata-se do primeiro livro em quadrinhos para o tablet do Brasil, As Grandes Histórias do Menino Maluquinho – O Cara Legal. A versão digital do clássico de Ziraldo tem várias interações, como onomatopeias com sons, quadrinhos que se mexem, indo além da ideia do movimento que o livro no papel poderia sugerir, cenas animadas que podem aumentar a emoção da história, etc. A novidade foi pensada inteiramente para o novo formato, mas sem perder o conceito essencial de que se trata de um livro, não um game.

Para quem não se lembra, a expressão “um cara legal” é o final do clássico, em que Ziraldo dá a ideia de que todo menino um dia cresce. No enredo das tiras, as típicas aventuras do Maluquinho e sua turma para dar boas risadas, mas também momentos de emoções fortes. A proposta do aplicativo é manter a leitura da história como o ponto principal. E, uma das coisas mais legais do aplicativo é a possibilidade de gravar uma voz balão por balão. Ou seja: uma criança pode fazer a voz do Maluquinho, a mãe a voz da Julieta, o pai a voz do Bocão, ou ir trocando entre si. À venda na App Store.

16
set

Sambebê no fim de semana

Somos super a favor de todas as iniciativas que tenham como objetivo promover a cultura entre os pequenos e, ainda, não deixam mães e pais recentes se afastarem da vida cultural. É por isso que ficamos felizes em conhecer o projeto Sambebê, idealizado por Ana Pimentel e Tamara Araújo. Elas tiveram a idéia de promover um show onde  mães e pais possam ir acompanhados de seus bebês, se divertir, ouvir boa música e ao mesmo tempo trocar idéias sobre a experiência da maternidade. Como atração, músicos e cantores que fazem sucesso nas melhores casas da cidades.

E, neste domingo, dia 18/09, das 14h às 18h, acontece mais uma edição do projeto, com a cantora Thais Villela, voz sempre presente em shows na Lapa. O ambiente dos shows é especialmente preparado para receber os bebês: não é permitido fumar, o som é mais baixo que em shows regulares, há um trocador a disposição e tapetinhos no chão com brinquedos. Programa delicioso!

Casarão Austregésilo de Atayde
Rua Cosme Velho, 599
Cosme Velho – Rio de Janeiro, RJ

Valor da Entrada: R$ 20,00
Crianças menores de seis anos têm entrada grátis!

15
set

Palestra sobre limite

Uma das grandes questões sobre ter filhos é saber como impor limites de forma eficiente e na medida certa. E, para falar deste assunto tão delicado, o Espaço Envolvimento preparou um bate-papo com o psicanalista e professor César Mussi Ibrahim. Este encontro imperdível será no dia 22/09, às 19h. Não esqueça de fazer sua inscrição pelo e-mail contato@espacoenvolvimento.com. As vagas são limitadas! ;)

12
set

Hábitos sustentáveis

O que nos faz levar uma vida mais sustentável? A revista Crescer listou algumas ações práticas para que sua família consiga contribuir diariamente com o planeta!

Por uma alimentação mais natural
Embora sejam um pouco mais caros que os convencionais, os alimentos orgânicos – cultivados sem agrotóxicos ou fertilizantes – são mais saborosos e não colocam a saúde da família em risco. Além disso, ingredientes orgânicos tendem a ter maiores níveis de vitaminas, como os tomates.

Dê preferência a brinquedos verdes
Um brinquedo pode ser chamado de sustentável de duas maneiras: pela sua manufatura, ou seja, do que e como ele é feito; ou pela proposta na hora de brincar. Na primeira classificação, você sempre pode optar por produtos que são gerados a partir de, por exemplo, madeira reflorestada ou algodão orgânico. Mas conta também saber a respeito de sua embalagem e transporte, por exemplo. Já na forma de brincar, os artesanais agridem menos o ambiente dos que usam pilhas. Se essa for a opção naquele momento, utilize pilhas recarregáveis ou procure um posto de coleta para descartar as que deixaram de funcionar.

Deixe seu carro na garagem
Um carro emite cerca de cinco toneladas de dióxido de carbono na atmosfera por ano. Utilize transporte público sempre que puder ou adote a carona como meio de se locomover. Você pode se revezar com vizinhos ou pais de amigos dos seus filhos para o colégio e outros locais.

Faça passeios sustentáveis
Coloque a família em contato com a natureza em passeios a parques ou praias, mostrando, por exemplo, a variedade de plantas e animais do local, e orientando não deixar por lá nenhum tipo de lixo produzido durante o passeio. Nas compras, especialmente durante as viagens, prefira objetos de artesanato local.

Planeje suas compras
Sempre que tiver de abastecer sua casa com alimentos, prefira fazer pequenas compras em supermercados locais e feiras livres semanalmente. E nunca vá para eles sem uma lista!

Separe o lixo sempre
Você já sabe o lugar de plástico, papel, vidro e alumínio. Mas o que fazer com as embalagens sujas, já que é importante que elas sigam para a reciclagem limpas? Uma dica é reutilizar a água da máquina de lavar roupas. Porém, embalagens de papel ou papelão com resíduos alimentares (como caixas de pizza) não podem ser recicladas e são consideradas como orgânicas. Se seu bairro não possui coleta seletiva de lixo, procure postos de coleta ou cooperativas que reciclam todos esses materiais.

Adote um bicho
Em vez de comprar um filhote caro, adote um animalzinho. Procure um centro de zoonose na sua cidade e se cadastre. O processo de adoção é gratuito e os animais normalmente já vêm examinados, vacinados e castrados.

Economize recursos naturais
Além de banhos rápidos ou escovar os dentes com a torneira fechada, é preciso ainda tomar outras providências, como adotar lâmpadas fluorescentes compactas (que utilizam cerca de 80% a menos de energia do que as convencionais) ou desligar os aparelhos elétricos pelo botão liga/desliga (o modo stand-by chega a responder por 25% do consumo desses equipamentos).

Nós já estamos adorando hábitos mais “verdes”. E você?

10
set

Veja como será seu bebê!

Quer saber como será seu filho? Pois saiba que isso é possível no site makemebabies.com. Produzido sem caráter científico algum, apenas com o objetivo de divertir os futuros pais, a página também permite que você descubra como seria o seu filho com qualquer pessoa e traz até mesmo uma lista com fotos de celebridades para facilitar a escolha. Também é possível combinar dois homens ou duas mulheres. O processo é bem simples: basta inserir duas fotos e em instantes a imagem da criança aparece, com traços herdados dos dois futuros pais.

08
set

Nova demais?

Você já deve ter visto a imagem que anda causando polêmica na web. A causa da discussão é um editorial de moda da revista Vogue francesa, onde uma menina de 10 anos é a modelo e veste roupas metálicas, salto alto e maquiagem, considerados impróprios para sua idade. Thylane Lea-Rose Blondeau já fez diversos trabalhos como modelo e estampa diversos editoriais de moda pelo mundo, mas desta vez muitos pais ficaram insatisfeitos com o trabalho. O ensaio foi divulgado no começo do ano na publicação e a mãe da menina respondeu à mídia pelo Facebook, afirmando que queria “protegê-la do fundo do coração”. O caso não chega a ser uma novidade: ultimamente temos visto várias situações onde crianças são vestidas e comportam-se como adultos, como nos concursos de miss infantis. O que você acha disso?

Fonte: Revista Pais & Filhos

05
set

Diversão e leitura

A Bienal do Livro pode ser um programão, tanto para adultos quanto para crianças. Para elas, há a Biblioteca Mirim, um espaço lúdico que tem o objetivo de despertar a curiosidade e o gosto pela leitura, com grandes obras para o público infanto-juvenil e seis sessões diárias de contação de histórias. Para conferir a programação completa, acesse o site.

A mostra, que vai até o dia 11 de setembro e já recebeu mais de 200 mil pessoas nos 4 primeiros dias, conta com infra-estrutura completa para quem a visita com crianças. São fraldários, guarda-volumes e praça de alimentação, além de oferecer aluguel de carrinhos para a hora em que bate aquele cansaço nos pequenos. Tudo para a diversão da família inteira, com uma boa dose de cultura! ;)

1 2