29
abr

Mitos infantis são benéficos

Seu filho acredita em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Fada do Dente? Muitos pais acreditam que, ao alimentar estas fantasias, estão contribuindo para uma decepção futura das crianças, mas especialistas defendem o contrário. Crer em lendas e mitos da infância, segundo eles, pode fazer bem para a formação dos pequenos.

O educador e criados de jogos Lucio Abbondatti participou de um programa do canal Gnt, onde explicou a importância do estímulo da curiosidade por meio destas pequenas histórias, que exploram o lado criativo da mente. Segundo ele, a curiosidade é aguçada toda vez que não se tem explicações para um fato, o que é muito importante para a criança e determinante para o adulto que ela se tornará. Além disso, o educador defende que a lição moral presente em cada um destes mitos traz ensinamentos valiosos aos pequenos.

Clique aqui para assistir a um trecho da entrevista de Lucio Abbondatti sobre o tema.

26
abr

Dia do Livro Infantil

Para celebrarmos o Dia do Livro Infantil, selecionamos algumas fotos do grupo Azul para ressaltar a importância de livros para esta faixa etária. Livros pequenos, grandes, coloridos, “fofinhos”e rígidos… Através de texturas, cores e sonoplastias das mais variadas, os pequenos começam a entender o que as imagens representam, passando a construir seus próprios pensamentos e fantasias!

19
abr

Histórias divertidas!

Nesse mês, o Grupo Azul da tarde brincou de ouvir histórias com fantoches e ouviu muita música! Foi uma verdadeira diversão ver os bichos aparecendo, conversando e  cantando com as crianças. Elas ficaram super atentas e adoraram essa atividade. Ao final da brincadeira, cada um escolheu um fantoche e brincou inventando sua própria história!

15
abr

Cores geladinhas!

O grupo Vermelho da tarde se despediu do verão fazendo uma brincadeira bem refrescante e colorida. Os pequenos participaram de todo o processo da brincadeira: primeiro misturamos cada cor de tinta com um pouquinho de água. Em seguida, pegamos cada mistura e colocamos nas forminhas de gelo. No dia seguinte, foi a vez de se refrescar com o gelo e ao mesmo tempo pintar! Todos ficaram surpresos com a temperatura da tinta e brincaram de segurar o resultado da experiência até o gelo derreter e sumir, deixando seu rastro de tinta. Vejam só a bagunça:


11
abr

Viagem pelos sentidos no teatro

Quando Lázaro Ramos resolveu se aventurar no mundo infantil, o resultado foi o livro “A Velha Sentada”. Agora, inspirado nesta obra e na criança que ele mesmo foi, o ator produziu a peça “A menina Edith e a velha sentada”, que conta a história de Edith, garota que passa o dia todo no computador e embarca em uma viagem repleta de aventura,  aprendizado e de auto-conhecimento, dentro da própria cabeça.

A “comédia-musical-infanto-juvenil-circense”, na definição do próprio Lázaro, que também produz o espetáculo, faz uma viagem pelos cinco sentidos, propondo um equilíbrio e uma reflexão na vida das crianças e adolescentes. A montagem procura resgatar as brincadeiras do passado e ensinar a usar a tecnologia com bom senso.

Durante o musical, 12 canções que misturam estilos diversos, de James Brown a Cartola, são acompanhadas de uma banda enquanto os atores George Sauma, Rose Lima, Isabel Filardis, Suzana Nascimento e Orlando Caldeira cantam, dançam e tocam instrumentos fazendo uso de técnicas circenses como acrobacia, perna de pau e mágica.

Até 9 de junho
Sábados e domingos | às 11hs
Galpão das artes do Espaço Tom Jobim | Rua Jardim Botânico 1008
tel: 2274 7012
R$30 | meia entrada R$15
Classificação: livre

06
abr

Caminhada pelo autismo

Anualmente é realizada uma caminha pela conscientização do Autismo. Esse ano não será diferente! O  Dia da Conscientização Mundial do Autismo acontece em 2 de abril e, em função da data, as famílias cariocas se encontrarão amanhã para uma ação muito alegre no Leblon. Este ano a festa contará com a presença do Monobloco, além de autoridades e profissionais das artes. O ponto de concentração para o início da caminhada será no no final da praia do Leblon.

Data: 07/04/2013
Hora: 09h
Local da concentração: Final da Praia do Leblon (Av. Delfim Moreira com Visconde de Albuquerque)

Fonte: Roteirinho Carioca

05
abr

Atividade com algodão!

Essa semana o Grupo Amarelo tarde experimentou diversas texturas: papel camurça, lixa, papel corrugado e algodão. A atividade com algodão foi bem interessante e as crianças puderam entrar em contato com a sensação do material em sua própria pele e depois mostrar ao amigo, estimulando assim o contato entre eles e sua interação com o outro. A reação de alguns foi de achar graça, enquanto de outros foi de se concentrar no momento da experimentação.

Depois da exploração do material e da experiência sensória motora, aproveitamos para fazer uma atividade do projeto Vinicius de Moraes. Usamos o algodão com cola para fazer a orelha do coelho, um dos bichos da Arca de Noé. Esse momento também foi bem curioso! A mistura da cola com o algodão também causou reações diferentes nas crianças: enquanto algumas queriam logo limpar a mão da mistura que grudava bastante nos dedos, outras ficaram olhando e experimentando mais um pouco essa sensação diferente. Foi uma atividade rica e divertida, onde trabalhamos o sensório motor das crianças, a coordenação motora fina e a relação com o outro.

02
abr

Uma Pintura Cremosa!

Todas as manhãs o Grupo Amarelo Manhã é envolvido em uma atividade de artes. A pintura é uma das formas de se expressar, em que os pequenos exploram diversas maneiras de entrar em contato com a tinta. Mas desta vez foi diferente: utilizamos o creme de leite para pintar!

Primeiro mostramos a caixa do creme, abrimos e cada criança sentiu seu cheiro. Perguntamos: “o que será isso?”, “o que vamos fazer?”. Em seguida, despejamos o creme em uma bacia e esperamos para ver a reação das crianças. Alguns logo colocaram a mão e outros esperaram um pouco. Conhecendo a sensação proporcionada pelo novo material, todos quiseram tocar e sentir a textura cremosa, fluida e macia do creme de leite.

Depois dessa experiencia, partimos para a segunda parte da atividade: as crianças pintaram com os dedos de creme de leite em duas superfícies diferentes: no papel camurça, que é bem macio, e no papel lixa, que é áspero. Foi uma experiência tátil muito divertida para os pequenos, que tiveram a oportunidade de se lambuzar e fazer arte! Confiram as fotos da nossa “bagunça”!