15
jan

Alimentação afeta o intelecto

Todos falamos sobre a importância da boa alimentação para a saúde física e o desenvolvimento das crianças. Mas o que uma alimentação debilitada durante a infância pode causar à capacidade mental? O médico nutrólogo e diretor técnico internacional na Academia Latino-Americana de Nutrologia, Alexander Gomes de Azevedo, escreveu o livro “Pais Inteligentes, Filhos Saudáveis” e nele diz que a relação entre as duas coisas é sim muito importante.

Segundo seus estudos, uma dieta que prioriza o consumo de fast foods, doces, chocolates, refrigerantes, muito sal e outros alimentos pobres em nutrientes não causa apenas sobrepeso e até a obesidade. Uma dieta assim também está ligada à diminuição no desenvolvimento intelectual das crianças, o que as afetará para o resto da vida.

Imagem: Reprodução/Internet

O especialista vai além. Para ele, a alimentação saudável deve ser estimulada antes mesmo do nascimento. “É no período gestacional que o embrião e o feto mais necessitam de quantidades adequadas de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais para o seu completo desenvolvimento”, conta. “Se quisermos ter uma nova geração de crianças e, posteriormente, adultos mais saudáveis e inteligentes, temos que mudar nossos hábitos alimentares”. Alguns dados alarmantes são observados. Nas últimas décadas, os casos de obesidade entre crianças e adolescentes brasileiros cresceram a alarmante taxa de 239%.

E você, está de olho na alimentação do seu filho?