07
mai

Desmame seguro

O desmame é um período delicado, que inspira alguns cuidados básicos. A substituição gradativa do aleitamento por preparações de outros alimentos visa integrar o bebê à alimentação que se ajuste aos hábitos da família. A introdução precoce e exagerada de novos alimentos pode ser prejudicial se não for bem conduzida.

Entre cinco ou seis meses, a criança já está preparada para receber novos alimentos porque é nesta idade que ela se mostra capaz de dar seqüência aos movimentos de olhar para a colher, abrir a boca, aceitar o movimento, mover o maxilar, deglutir e voltar a abrir a boca para receber nova porção. Além disso, nesta idade, o leite materno já não supre mais as necessidades de certos nutrientes, como o ferro e a vitamina C, que a criança, já com mais peso, necessita.

Quando se trata de alimentação, o primeiro contato que uma criança tem é com o sabor adocicado, devido ao condicionamento inicial ao leite materno (9,5% de lactose). As papilas gustativas da língua, responsáveis pela identificação do sabor, que são sensíveis ao doce, localizam- se bem na ponta inicial da língua. As atitudes dos adultos, que transmitem suas próprias preferências pelo sabor doce também são motivos que levam uma criança a ter, inicialmente, esta preferência. Também por estes motivo, é fundamental que a substituição do aleitamento por outros alimentos seja lenta e progressiva.

Cada ser é único, principalmente em relação ao sabor. Cada criança responde de maneira diferente à introdução de alimentos novos. Ela pode recusar um alimento de início e vir a aceitá-lo posteriormente, por uma série de motivos. O mais importante é saber que uma careta nesta fase não significa uma aversão a determinado alimento, embora forçar também não seja recomendável. Muitos pais, por medo de o filho ficar desnutrido, cometem um erro muito grave: oferecem os alimentos que a criança aceita com maior facilidade – normalmente adocicados – para garantir que ela esteja alimentada.

Algumas dicas são importantes para o sucesso do desmame do seu filho. Confira:

  • Paciência e observação serão os sentimentos mais importantes durante o desmame.
  • Comece com alimentos adocicados a base de frutas, já que é o sabor que a criança já conhece. Escolha as frutas da época que são doces por natureza.

  • Evite o acréscimo de açúcar e sal nos alimentos para não viciar o paladar da criança.
  • Ofereça a maior variedade possível de hortaliças, sem forçar. Caso a criança recuse, não insista, e volte a oferecer após 3 ou 4 dias e quando ela estiver alegre e com fome. Se ainda assim, o alimento for recusado,volte a oferecer num intervalo maior.
  • A criança sempre aceita e deglute o que lhe é oferecido, principalmente pela manhã, quando está bem disposta e com fome, pois não tem condições de optar.
  • A apresentação, temperatura, cor e sabor podem interferir na aceitação. A observação e o julgamento da criança são muito mais apuradas do que possa parecer.

  • Inicialmente, ofereça o próprio leite materno em colherinhas, em doses pequenas, evitando o uso das mamadeiras para despertar o paladar e favorecer a coordenação motora.
  • Ofereça hortaliça sem sal no primeiro mês para que o sabor real seja conhecido.
  • Evite alimentos que esfarelem para evitar que a criança engasgue.
  • O acompanhamento regular de um profissional especializado pode ser fundamental para o sucesso do desmame.