21
nov

Sorvete funcional

O sorvete é uma unanimidade na preferência das crianças, ainda mais nos meses mais quentes. E junto com esta atração exercida pela guloseima, vem a preocupação dos pais em prevenir os excessos e priorizar uma alimentação saudável para os pequenos. Uma nova invenção de pesquisadores da Universidade de Missouri, EUA, promete ajudar no dilema. Eles desenvolveram um tipo de sorvete funcional, com ingredientes como vitaminas e fibras.

Através de testes realizados, os cientistas adicionaram estes nutrientes e antioxidantes de caráter funcional, fazendo do doce uma opção saudável. A ideia de adicionar esses ingredientes faz com que o sorvete tenha uma função múltipla. Ao mesmo tempo em que satisfaz o paladar das crianças, pode ser consumido sem preocupação, já que é bem mais saudável. O produto também tem um baixo índice glicêmico – medida do quão rapidamente o açúcar do sangue aumenta quando se consome um produto. Além disso, tem altos níveis de cálcio, fósforo, potássio, ácido pantotênico e vitaminas B2 e B12.

O pesquisador Ingolf Gruen, responsável pelo projeto, disse que existem duas razões pelas quais o sorvete é particularmente um bom “carregador” de alimentos funcionais. Primeiramente, o grau de ligação do sorvete com a maioria da população e, segundo, porque é um produto congelado, de forma que a estabilidade de qualquer ingrediente que for colocado no produto não é um problema.

Para garantir a aceitação entre as crianças, a preocupação dos criadores do produto é manter o sabor e a textura do sorvete. Chocolate e açaí, por exemplo, são mais fáceis de trabalhar, já que possuem aroma forte, capaz de sobressair ao dos nutrientes. As primeiras amostras do sorvete funcional estará disponível em breve.