29
out

Construindo nosso brinquedo

Nas últimas semanas, o Grupo Amarelo da tarde rasgou, colou, pintou e brincou com as caixas de leite que trouxeram de casa. No início, apresentamos revistas e eles puderam rasgar, amassar e fazer chuva de papel, uma grande bagunça!

Depois, esse papel rasgado e amassado foi usado para cobrir a caixa com cola, onde eles experimentaram espalhá-la com a mão e com o pincel. Algumas crianças não mostraram nenhuma restrição, espalhando e colando com prazer e sem dificuldade. Outras crianças não ficaram tão à vontade, pois quando a cola grudava na mão, demonstraram certo incômodo.

No terceiro momento, ao pintar as caixas usando tinta e pincel, muitos pequenos preferiram usar as mãos, espalhando a tinta pela caixa e também pelo próprio corpo. O momento da tinta foi muito aproveitado por todos, que precisavam esperar sua vez para começar e perceber cores diferentes e misturadas.

Depois de coloridas e secas, já estava na hora de brincar com as novas caixas. As crianças puderam brincar de montar torres, pontes, grandes ou pequenas, e mostraram grande prazer em construir grandes torres e depois derrubá-las. Nessa atividade, todos fizeram parte do processo de construção do brinquedo e puderam perceber a continuidade e a transformação daquele objeto. Este grupo participou animado de todas as atividades!