16
mar

Macarrão e texturas

Nas últimas semanas o Grupo Azul II Tarde brincou com diversos materiais, como lã, barbante, macarrão cru e cozido, entre outros. As crianças da turma exploraram as texturas, podendo manusear, apertar e passar no corpo, experimentando diferentes resultados com o macarrão cozido, que amassava, e o cru, que espetava e se mantinha da mesma forma. Assim, puderam estimular a motricidade fina.

Nestas experiências, percebemos diferentes reações em cada criança. Algumas se sentiram à vontade para explorar a textura com as mãos e o corpo, outras ainda queriam experimentar com a boca, além das que preferiram, a princípio, ficar apenas observando. Nesta faixa etária, é comum que algumas crianças mergulhem nessas experiências sensoriais enquanto outras precisam de um tempo maior de observação para se sentirem seguras para agir. Com a repetição dessa atividade foi possível observar a transformação do incômodo de tocar em algo escorregadio, por exemplo, em curiosidade e prazer em explorar. Desta forma, cada um pôde brincar e compartilhar essa experiência com os amigos, respeitando o seu tempo.

A partir dessa primeira experiência sensorial, começamos uma brincadeira mais lúdica, que estimula o simbólico e a fantasia, como brincar de fazer comidinha, acrescentando as panelas e alimentos de brincadeira. Imaginamos juntos o que iríamos cozinhar, o que tinha na nossa comida e brincamos de servir para o amigo, estimulando também a interação entre as crianças.  Neste momento foi possível perceber que as crianças curtiram muito a atividade, participando com prazer e curiosidade.