26
set

A importância do sono

Muito se fala sobre a importância do sono para todas as idades, mas você sabe por que, para os pequenos, a qualidade dele é essencial? O sono é um processo fisiológico de grande impacto em vários aspectos da saúde e do desenvolvimento. E durante os primeiros anos de vida, ocorrem muitas mudanças importantes no crescimento e no desenvolvimento neuromotor, o que faz com que, desta forma, a boa saúde do sono seja tão relevante para crianças e adolescentes, além do descanso físico e restauração energética.

O crescimento é um processo complexo que sofre influência de vários hormônios e neurotransmissores, os quais modulam diversos eventos biológicos nos tecidos do corpo (cérebro, órgãos, sangue, músculos e ossos). Um dos principais protagonistas nesse processo é o hormônio de crescimento. Vários fatores como nutrição, estresse e exercício têm grande influência não só na secreção desse hormônio, mas também na capacidade dos tecidos de responder ao seu estímulo. Na infância, pode-se dizer que o sono também desempenha um importante papel nessa modulação. Apesar do hormônio de crescimento ser produzido durante todo o dia, à noite sua produção se eleva durante o sono profundo.

Sem o sono adequado, vários distúrbios podem ocorrer, como problemas de coordenação e concentração durante o dia (levando à piora do desempenho escolar e aumento do risco de acidentes), variações do humor (e problemas de comportamento), diminuição do gasto energético e diminuição da velocidade do crescimento. Além da menor produção de fatores de crescimento, outros hormônios sofrem influência negativa pelo déficit de sono, provocando alterações do apetite e também a forma de se metabolizar os alimentos, possibilitando um fenômeno chamado “resistência à insulina” (intimamente relacionado ao diabetes tipo 2).


Alguns sinais podem indicar que a criança não está dormindo adequadamente, como cansaço e letargia excessiva durante o dia; sonecas frequentes no carro; dificuldade excessiva para despertar de manhã. Mas você sabe o que fazer para melhorar o padrão do sono de seu pequeno? Veja algumas dicas!

  • Estabeleça um esquema de horários de sono para a casa e tente cumpri-los à risca;
  • Defina uma rotina para a hora de dormir, o que ajuda a sinalizar à criança que é hora de diminuir o ritmo. Dê um banho relaxante, ofereça um leite morno, conte uma história, leia um livro, cante suavemente: são várias as estratégias para acalmar os ânimos na preparação para dormir.
  • Prepare a casa para a hora de dormir: silêncio e escuridão são essenciais.
  • Evite brigas ou discussões no horário de dormir: isso estimula a criança.
  • Tente manter os hábitos estabelecidos também nos fins de semana e nas férias. Variações ocasionais geralmente não causam problemas no longo prazo, mas hábitos erráticos podem levar à privação do sono e às consequências relatadas acima.

Informações: Guia Meu Bebê