25
jan

Autonomia e tarefas de casa

Você consegue imaginar que tipo de profissional seu filho será daqui a alguns anos? Características como independência, responsabilidade, determinação e habilidade de trabalhar em equipe são desenvolvidas ainda na infância, através de exemplos e estímulos, segundo especialistas.

Para especialistas, assumir responsabilidades em casa é a melhor forma de fazer a criança entender as regras da vida adulta, perceber seu papel na sociedade e, futuramente, relacionar-se com as pessoas ao seu redor. Desenvolver autonomia em casa é o início da construção da cidadania, acredita-se. Calçar o próprio sapato, guardar os brinquedos e ajudar na arrumação da casa pode contribuir para transformar a criança em um adulto autoconfiante, que enfrenta os desafios propostos e encara as dificuldades como um aprendizado.

Para psicólogos, no início os pais devem ensinar as crianças fazendo as atividades lado a lado. Deve-se explicar aos pequenos por que aquela atividade é importante, e não tratá-la como uma imposição. O principal não é ensinar a criança a realizar perfeitamente uma tarefa, mas sim fazê-la entender o valor daquela atividade em sua vida.

Estimular a autonomia e ensinar uma tarefa demanda cobrá-la depois. Se a criança não demonstrou esforço para cumprir o combinado, ela precisa perceber as consequências do que ela deixou de fazer. No entanto, um castigo deve ser lógico para ter valor educativo. Por exemplo, se o pequeno não guardou a bola no lugar certo e ela furou, ele precisa ficar sem bola durante um tempo para entender o que fez de errado. Se ele guardou no lugar correto, deve ser elogiado por isso.

As dificuldades das tarefas devem ir aumentando gradativamente, conforme o desenvolvimento do pequeno. No início, a busca de autonomia está relacionada aos cuidados com o próprio corpo. Aos poucos, a criança percebe melhor o mundo ao seu redor e é capaz de ajudar em atividades relacionadas à família e à casa.

Conheça algumas sugestões de tarefas algumas para seu filho de acordo com sua faixa etária:

  • Crianças de 2 a 3 anos de idade: Guardar brinquedos, colocar roupas sujas no cesto, limpar o pó das estantes mais baixas.
  • Crianças de 4 a 5 anos de idade: Arrumar cama, esvaziar lixeiras, varrer migalhas, regar flores, lavar louças de “plástico”.
  • Crianças de 6 a 7 anos de idade: Aspirar o quarto, tirar o pó, ajudar a preparar o almoço, manter quarto sempre arrumado, preparar seu lanche, atender ao telefone.
  • Crianças de 8 a 9 anos de idade: Lavar louça, guardar mantimentos, ajudar a fazer o jantar, preparar a mesa, dobrar e guardar roupa, passar pano no chão.
  • Crianças a partir ou acima dos 10 anos de idade: Lavar, secar e guardar louça, dobrar roupas, limpar banheiros, lavar o carro, preparar refeições simples com a supervisão de um adulto, cuidar da roupa suja, cortar grama, trocar a roupa de cama.