16
fev

Crianças felizes

Indo além de qualquer dica para os pais, a questão maior permeia o pensamento de todos eles é: como criar crianças felizes? O psiquiatra Edward Hallowell, professor de Harvard e autor do livro The Childhood -Roots of Adult Happiness (Infância- raízes para felicidade adulta, em tradução livre), indica algumas formas interessantes de como podemos ajudar a desenvolver auto-estima e auto-confiança nas crianças.

Raízes: Sentindo-se parte de um todo maior, a criança ganha confiança e sente-se segura. Crianças necessitam de amor incondicional, vindo de seus pais ou de outro adulto que as acompanhem. Há enormes ganhos para sua personalidade quando ela tem um bom contato com outros membros de sua família, sente-se adaptada a sua escola ou ao seu meio de convívio e pode conviver com um animal de estimação.

Brincadeiras: Na ânsia de prepararmos os pequenos para o futuro, muitas vezes tiramos deles o tempo livre, deixando-os sem espaço em suas agendas para brincar.  Brincadeiras livres desenvolvem a criatividade, a noção de sociabilidade, auxilia no auto-conhecimento de seu corpo, de suas emoções, de seus talentos e de suas capacidades, ou seja, momentos muito valiosos para o desenvolvimento da criança que não podemos privá-los de tê-los.

Praticar: Quando as crianças descobrem quais são as atividades de que gostam, elas quererem fazê-la várias e várias vezes. Mas os pais precisam dar um empurrãozinho, no início, para que os filhos criem o hábito de praticar aquela atividade a ponto de se sentirem seguros e desenvolver o gosto por ela. Caso contrário, a chance de que abandonem logo nas primeiras tentativas é grande e a criança não chegará a sentir aquela gostosa sensação de “missão cumprida” e de que valeu persistir naquele objetivo.

Saber: Da prática vem o saber. Quando a criança desenvolve uma habilidade, por mais simples que seja para os adultos, como amarrar – sem auxílio – seus cadarços, escovar seus próprios dentes, escrever seu nome , ela desenvolve também uma auto-confiança que a fará procurar outros desafios em sua vida e a se interessar por novos aprendizados.

Reconhecimento: Apoio e reconhecimento dos adultos por um trabalho bem feito ou uma atitude legal cria na criança uma noção de causa-efeito. Quando ela percebe que suas atitudes têm consequências no seu ambiente, há maiores chances que desenvolva um comportamento ético e responsável para com seu entorno. E, cuidando de seu meio-ambiente, de sua família e amigos através de suas atitudes, em última instância, perceberá o quão importante é para sua sociedade e se sentirá motivada a agir pelos outros e por ela mesma.

O professor finaliza dizendo que cada item apontado está conectado, de uma forma ou de outra, ao próximo. Afirma que basta começar com um pequeno passo de incentivo e suporte amoroso para que o desenvolvimento da confiança da criança em suas habilidades aconteça naturalmente.

Uma ótima notícia para os pais que procuram oferecer as condições necessárias para que seus filhos tenham um vida feliz e plena de realizações.

Fonbte: www.parents.com