09
fev

Crianças na cozinha!

Se seu pequeno adora ficar na cozinha e demonstra curiosidade sobre o preparo dos alimentos, aproveite a oportunidade para propor uma atividade super estimulante! O primeiro passo é esquecer a bagunça, pois para as crianças, esta é a parte mais divertida. Nada de se preocupar com a sujeira e com ovo quebrado: é preciso entrar no espírito da atividade.

Cozinhar com as crianças não se trata apenas de diversão. Estímulos sensoriais e responsabilidade são algumas vantagens do contato delas com a cozinha. A culinarista Pat Feldman é criadora do projeto “Crianças na Cozinha” – que oferece cursos infantis – e diz que desde cedo as crianças podem participar. Segundo ela, o bebê, quando fica no carrinho enquanto a mãe está na cozinha, tem contato com cheiro, formas, desenvolve os sentidos. Já as crianças maiores desenvolvem senso de responsabilidade.

Outra vantagem é que a presença dos pequenos no preparo pode fazer com que estejam mais abertos para experimentar novos ingredientes, já que a cozinha desperta curiosidade. Apesar do fato de que o paladar é mais complexo e tem a ver também com o exemplo dos pais, no momento do preparo as crianças são desafiadas a experimentar e, por isso, aceitam e provam o que elas próprias fizeram.

Mas é sempre bom lembrar: a cozinha é um ambiente onde acidentes acontecem. É preciso acompanhar, mesmo uma criança maior. É importante dar liberdade para ela errar, até para se machucar, mas sempre com supervisão. O ideal é pedir a ajuda dos pequenos com atividades mais simples, como separar ingredientes, e nunca ter faca, eletrodomésticos, objetos com superfícies quentes, fornos, ao alcance das crianças. Tendo isso em mente, é só se divertir e aproveitar o contato das crianças com o ambiente estimulante dos alimentos!