30
jun

Cuidados com a pele no inverno

Com a chegada do frio pra valer, é preciso ter cuidado redobrado com a pele. Para os adultos, a aplicação de hidratantes é muito importante para evitar ressecamento. Com os bebês é diferente: só é indicado passar hidratante se a pele estiver muito áspera e esbranquiçada. Segundo a coordenadora do Departamento de Dermatologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Silmara Cestari, se houver esta necessidade, o produto escolhido deve ser hipoalergênico e sem perfumes.

No entanto, há cuidados específicos com a pele do bebê no inverno, como usar vaselina e pomadas contra assaduras para proteger a área do nariz. Este cuidado serve para criar uma barreira de proteção para a pele sensível desta área. Isto só não deve ser feito caso haja alguma inflamação no local, já que corre-se o risco de formar um “escudo” que manterá as bactérias.

Também é fundamental diminuir o tempo de banho para, no máximo, 10 minutos. Além disto, a temperatura da água tem de ser o menos quente possível e o sabonete (pouco), de preferência, glicerinado ou infantil.

Por fim, deve-se evitar o uso de roupas de lã em contato com a pele. Tanto a lã quanto os tecidos sintéticos contribuem para o ressecamento da pele. O ideal é sempre usar peças de algodão por baixo.

Fonte: Revista Crescer

Tags:,