30
abr

Doenças de outono

Com a temperatura mais baixa e o clima mais seco, o outono chegou. Ainda com alguns dias ensolarados, dá tempo de lavar os cobertores e casacos que estão no armário desde o ano passado, evitando usar roupas com cheiro de guardadas, com mofo e ácaros. Nesta estação, as pessoas tendem a ficar em locais pouco ventilados, gastam mais energia para manter a temperatura do corpo e ficam mais expostas à umidade. Por isso, criam  um ambiente propício para a proliferação de microorganismos.

Com a chegada do frio, a garganta tende a coçar, o nariz começa a escorrer e aquela sensação de dor no corpo se faz presente, além de gripes, alergias respiratórias, pneumonias, otites (infecção de ouvido), e outras doenças de outono e inverno. Elas costumam atacar principalmente crianças, idosos, pessoas alérgicas ou com doenças crônicas como bronquite, asma e diabetes.

Alguns cuidados preventivos para aumentar as nossas defesas naturais são fundamentais, a fim de evitar problemas mais graves de saúde. Tomando todos esses cuidados dá para aproveitar o friozinho do outono. Se ainda assim, alguma doença se instalar, procure um médico para um diagnóstico exato e indicação do melhor tratamento. Não se automedique! Uma alimentação saudável, com verduras, frutas e legumes pode fortalecer bastante o sistema imunológico, principalmente as ricas em vitamina C (laranja, limão e acerola, por exemplo). O consumo de muita água também é importante, já que os pulmões fabricam por dia 800 ml de secreção, que é eliminada em forma de vapor. A hidratação ajuda neste processo.

Outra recomendação importante é manter a casa e os ambientes livres de poeira e sujeira, para evitar o agravamento de doenças simples, como a rinite e a sinusite. Evitar a friagem, levando sempre casaco e guarda-chuva, também é sempre uma boa ideia! Em dias de baixa umidade relativa do ar, pode-se apostar no umidificador, mas por pouco tempo, já que o uso prolongado pode facilitar a proliferação de fungos e ácaros. Então, coloque bacias com água em casa, protegendo principalmente quem tem alergias.