21
jan

Dormindo com os pais

Seu filho tem costume de dormir com você? A frequência deste hábito tem aumentado porque o contato com as crianças é menor atualmente. Vários especialistas acreditam que dormir na cama dos pais com frequência, apesar de ser uma delícia, prejudica a privacidade e pode tornar a criança mais dependente.

Uma das coisas que ela aprende ao dormir no seu próprio quarto é ter a sua individualidade. Para criar uma rotina mais tranquila após as 18h, faça brincadeiras mais calmas, dê um banho quente antes do jantar e conte histórias antes de dormir – no quarto da criança. Mas se no meio da noite seu filho levantou e foi à sua procura, uma boa idéia é voltar junto com ele para o quarto e, se necessário, repetir o processo.

Quando a criança se acostumar com a nova rotina, ela pode sim, de vez em quando, dormir com os pais. Muitos especialistas concordam que, se ela estiver doente, acordar muito assustada por causa de um pesadelo, ou se a família estiver passando por um momento de tensão, como a morte de um parente, é possível deixar que ele passe para o quarto dos pais. O mesmo vale para aquelas manhãs em que seu filho acorda mais cedo e vai fazer uma visita para você no quarto. Neste caso, aproveite o momento!