18
mar

Filho único sim, mimado não!

São quase 10 milhões de famílias brasileiras com apenas um filho, segundo os dados do último Censo. Seria, então, a certeza de quase 10 milhões de brasileiros mimados e sem limites? Filho único não precisa ser sinônimo de criança mimada e de um adulto imediatista e imaturo, como muita gente pensa. Como o quadro é cada vez mais comum, pais e educadores já estão mais cientes sobre a forma de educá-los e orientá-los, focados no maior entrosamento e maturidade social da criança filha única.

Mimos, exigências, limites e afetos estão sempre em pauta na sociedade atual, afinal, ter um pequeno que só convive com adultos em casa exige cuidados diferentes na forma de educar. Ensinar a ele conceitos como paciência, solidariedade e confiança exige mais trabalho e atenção por parte dos adultos, pois não haverá os irmãos para fazê-lo vivenciar tais lições em seu dia a dia.

Para a psicóloga Marília Antunes Dantas, coordenadora do curso de pós-graduação em Psicossociologia da Saúde Mental, da FMP/Fase, “o mais importante é que a criança conviva com outras crianças e que a família a apoie neste aprendizado”. Já o professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Orestes Diniz Neto, ressalta que filhos únicos são únicos apenas para seus pais, e devem ser educados para respeitar crianças e adultos ao seu redor. “Mesmo filhos únicos precisam conviver com “irmãos postiços”, como primos ou amigos. Por isso, vale estimular que as crianças visitem casas de colegas da escola e frequentem parquinhos de diversão”, ensina.

Os pais que optam por apenas um rebento devem ter em mente que vantagens e desvantagens existem em todos os modelos de famílias. Afinal, ter mais de um filho não é garantia de união e amizade entre eles. Também, a criança que cresce cercada só por adultos não é certa que será mimada e exigente, desde que tenha recebido atenção e limites em níveis saudáveis. O bom senso dos pais e a qualidade da vida social da criança são fatores fundamentais para a saúde emocional e maturidade deste filho, que ajudará a quebrar a crença de que todo filho único é mimado.