09
out

Higiene oral infantil

Manter a higiene bucal é fundamental não só para os dentes e boca, mas para o corpo todo. E a tarefa deve ser aprendida desde criança: é necessário criar uma rotina, tão simples quanto realizar as outras atividades diárias como, por exemplo, comer, lavar as mãos etc. As cáries são frequentes na criança e, por isso, é importante desde cedo ter uma higiene oral cuidada. Na cavidade oral existem múltiplas bactérias que proliferam e se multiplicam rapidamente formando a placa bacteriana que vai destruindo a camada mais superficial dos dentes e causando o aparecimento de pequenas fissuras que evoluem para cavidades e provocam a destruição do dente.

Confira algumas recomendações para higiene dental na infância:

  • Usar uma escova de dente com o tamanho da cabeça compatível com a arcada dentária.
  • A pasta de dente também merece atenção. Até os seis anos de idade, o ideal é usar pastas que não contenham flúor, já que as crianças engolem 30 a 70% das pastas e o excesso de flúor pode causar manchas permanentes nos dentes, a chamada fluorose. Pelo mesmo motivo, devem ser evitadas as pastas com sabores artificiais. (Pastas sem flúor podem ser encontradas em farmácias de manipulação ou em lojas especializadas na venda de produtos dentários).
  • É importante usar o fio dental para retirar a placa e os restos de alimento que ficam entre um dente e outro. Use-o pelo menos uma vez ao dia. Os dentistas recomendam iniciar o uso de fio dental quando a criança estiver com os primeiros oito dentes.
  • Deve-se trocar de escova a cada dois ou três meses, mas no caso de crianças pequenas (que às vezes mordem as cerdas e o cabo), o melhor é a troca mensal, ou sempre que as cerdas estiverem deformadas.
  • Todas as crianças devem fazer um controle periódico com um odontopediatra pelo menos uma vez ao ano. Este profissional poderá orientar sobre as dúvidas com a limpeza dos dentes, o uso de chupetas e mamadeiras, a troca da dentição de leite pela permanente ou qualquer outra questão sobre saúde bucal.
  • Estimule seu filho a cuidar dos dentes de bonecos ou bichinhos de estimação. Converse sobre a importância da limpeza diária dos dentes enquanto ele faz a “escovação” desses bonecos. Isso ajuda na conscientização da saúde bucal.