04
dez

Hora de deixar a chupeta

A chupeta é um recurso que a criança usa para satisfazer suas necessidades orais, porém em longo prazo este hábito pode trazer consequências para a saúde geral da criança, como alterações ortodônticas, de respiração e de fala.

A retirada da chupeta normalmente é de grande dificuldade e cria bastante ansiedade nos pais. Não existe “receita de bolo” para a retirada, mas especialistas ouvidos pela Crescer compartilharam algumas dicas que podem ajudar. Quanto mais tarde a tentativa de retirada, mais difícil a tarefa se torna, uma vez que o vínculo chupeta-criança será maior. Depois que os pais estiverem determinados a retirar a chupeta, eles podem tentar os seguintes métodos:

1.   Tente aos poucos. Reduza o tempo que ele fica com a chupeta, espaçando os intervalos. É uma forma de a criança começar a se desacostumar, por exemplo, tirando a chupeta durante o dia e logo depois à noite.

2.   Fale para a criança o quanto ela não precisa mais da chupeta, pois está crescendo.

3.   Seja persistente. Se um dia a criança resistiu, tente no outro.

4.   Faça uma troca – No caso dos bebês, substitua a chupeta por algo que ele goste ou pelo o qual se interesse e que possa ser colocado na boca. O paninho de dormir, por exemplo, pode ser um grande aliado.

5.   Marque o dia – Combine um dia oficial para tirar a chupeta de vez. E não volte atrás. É importante ir avisando a criança que o dia está chegando. Não é terrorismo, mas uma tentativa de se “combinar”a data.