10
abr

Hora de dormir

A hora de colocar as crianças para dormir deve ser um gostoso momento em que os pais podem se dedicar mais à companhia de seus filhos, tão espaçada pela correria do dia. Infelizmente, muitas vezes, é o oposto que acontece: colocar os pequenos na cama e fazer com que durmam é uma tarefa exaustiva e frustrante.

Procurando evitar que o momento de soninho se torne um pesadelo, listamos alguns erros que devem ser evitados na hora de criar essa rotina:

1)      Não ter rotina – Criança gosta e precisa de repetição para se sentir segura, pois ela gosta de antever os fatos. A solução é criar um ritual para a hora de dormir e cumpri-lo! Com a repetição da rotina, o organismo da criança começa a se “desligar” conforme os atos feitos próximo à hora de deitar vão acontecendo. O sossego e o sono chegam mais rapidamente quando se deitam.

2)     Colocar para dormir muito tarde – Há estudos que mostram que as crianças de 2 anos atualmente dormem até 40 minutos a menos que as da geração anterior. O resultado da falta de sono, segundo os estudiosos, é que elas acordam mais à noite, têm dificuldade para adormecer e para dormir durante o dia, a tão importante soneca. É muito comum que alguns pais cheguem tarde em casa e prefiram deixar que seus filhos fiquem acordados até horários mais avançados, para ter um pouco mais de tempo com os pequenos. Deve-se estipular um horário para dormir e obedecê-lo. Vale lembrar que, quando não tem a quantidade ideal de sono, a criança fica cansada e rabugenta, assim como os adultos.


3)     Colo ou dormir junto – Quando a criança ainda é um bebê, um dos erros mais comuns é niná-lo e deixá-lo adormecer no colo. Elas devem dormir diretamente onde vão acordar, porque, caso contrário, se despertarem na madrugada estranharão o berço e ficarão agitadas. O mais indicado é dar um beijo de boa-noite e levar a criança ainda acordada para o berço. Os pais deixam o quarto e, se ouvirem choro, voltam alguns minutos depois para que ela perceba que ninguém a abandonou. Aos poucos, o bebê se acalma e aprende a dormir sozinho. Quando maiorzinho, o ideal é que os pais contem uma história ou cantem uma cantiga de ninar e saiam do quarto antes que o pequeno esteja adormecido. Assim, não ficará condicionado a dormir somente com um adulto junto a ele.

4)     Luz acesa – É comum crianças terem medo do escuro, mas deixar a luz acesa altera a produção do hormônio melatonina, indutor do sono. Se a criança estiver com medo, deve-se conversar com ela sobre os motivos da insegurança, explicando que não há razão para temer. Se necessário, momentaneamente, pode-se deixar uma luz baixinha abaixo da linha dos olhos do pequeno. Mas, progressivamente, devem ser acostumadas a dormirem no quarto escuro.

5)     Deixar a TV ligada – Além do som e da luz prejudicarem a qualidade do sono, ele precisa aprender a pegar no sono sozinho.

6)     Evitar as sonecas diurnas para melhorar o sono da noite – As sonecas diurnas são necessárias até um período da vida da criança. Normalmente, esse sono se divide em duas etapas: de manhã e depois do almoço. À medida que ela cresce, a necessidade de dormir de dia diminui.