18
set

Inhotim com os pequenos

Você já conhece o Instituto Inhotim? Um dos programas mais bacanas para uma viagem de fim de semana, ele é o maior museu de arte contemporânea do Brasil e tem um conjunto imenso de obras expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes, situadas em um Jardim Botânico incrível onde são encontradas espécies vegetais raras, dispostas de forma estética, em terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada. Este lugar lindo fica na cidade de Brumadinho, MG, e dá pra ir de carro de Belo Horizonte.

Inhotim, como gostam de destacar seus gestores, é mais do que se pode imaginar: “somos um espaço aonde as pessoas vêm ter experiências especiais, que ultrapassam o ato de admirar um quadro ou entrar em contato com a natureza”, diz o diretor da instituição, Júlio Pires. “Aqui o público ganha novas perspectivas artísticas, ambientais e de convivência, e aprende a ver arte de outra forma”.

O instituto abriu suas portas para o público em 2004 e, desde então, já recebeu a visita de centenas de milhares de pessoas. Seu projeto paisagístico teve o toque de Roberto Burle Marx e, ao redor de suas trilhas e lagos, encontram-se uma das maiores coleções de palmeiras do mundo (cerca de 1500 espécies) e o maior acervo de aráceas do Hemisfério Sul (mais de 450 espécies), além de espaços que recriam os ambientes da floresta amazônica e da mata atlântica.

O programa é uma delícia para fazer também com as crianças. Elas vão se encantar com as galerias, obras – algumas interativas – e muitos jardins coloridos. Para quem não quer encarar a caminhada entre as atrações, é possível alugar um carrinho de golfe, o que deixa o passeio mais agradável ainda. Custa 20 reais por pessoas, sendo que menores de 5 anos não pagam. Outra boa dica é pegar o mapa do espaço logo na entrada para se situar e planejar onde ir ao longo do dia. Prepare-se para chegar cedo, logo com a abertura do parque, às 09h30, já que o parque fecha cedo, às 16h30 em dias úteis e 17h30 nos fins de semana. Ao longo do dia, é possível almoçar e fazer lanchinhos por lá mesmo. Em todas as galerias há opção de lanchonete e banheiro.

Outras dicas:

Não pegue jamais a BR 040 à noite: mesmo durante o dia, o pedaço perto de Brumadinho não tem bom asfalto e é cheio de caminhões.

- É possível comprar ingressos no site do Inhotim: aqui. Paga-se uma taxa adicional, mas é aconselhável durante feriados.

- Pesquise antes as obras mais interessantes para crianças e as que vocês querem visitar, para marcar no mapa assim que chegar.

Acompanhe Inhotim pelo site e facebook para ficar por dentro da programação: em datas especiais, há atividades específicas para crianças.

Instituto Inhotim

Rua B, 20 – Brumadinho (MG)
(31) 3227-0001
www.inhotim.org.br