06
mar

Luz acesa para dormir

“Shhhh! O neném está dormindo!” Você deixa o pequeno no berço e sai devagarzinho do quarto, mas antes acende aquela luzinha fraquinha no abajur. Esse simples gesto é apontado por cientistas como facilitador de ganho de peso, podendo levar à obesidade infantil.

Neurocientistas fizeram o estudo com grupos de ratinhos, mas afirmam que os resultados são aplicáveis aos seres humanos. Garantem que dormir com uma luz acessa, ainda que suave, afeta a produção de hormônios que ajudam a regular o metabolismo. Assim, acredita-se que a luz é responsável pela redução dos hormônios regulatórios do metabolismo, tornando a pessoa mais propensa ao ganho de peso com o passar do tempo.

Os pesquisadores dividiram ratinhos em dois grupos, um que tinha uma fraca luz acessa durante o período de sono, o que não acontecia com o outro grupo. Os expostos à luz ganharam 50% mais peso durante um período de oito semanas do que as cobaias que passaram as noites na escuridão. A quantidade de alimentos oferecida para todos permaneceu constante durante o estudo e os ratos tinham o mesmo ritmo de atividade física durante o dia.

Segundo os neurocientistas, os bichinhos que adormeciam com a luz acesa sentiam fome fora de hora e seus organismos pareciam acumular mais gordura com a mesma quantidade de alimento, como se queimassem menos calorias por natureza. A pesquisa concluiu que a luz noturna é um fator de risco ambiental, desregulando o funcionamento do nosso organismo e favorecendo o risco de obesidade.

Portanto, dormir num quarto escuro seria um hábito saudável que deve ser ensinado às crianças. Os pequenos que sentem medo devem ser encorajados a se sentirem confortáveis com o escuro e serem ensinados que não há nada mais gostoso que apagar a luz para um soninho saudável e regulador!