29
jan

O passo a passo da Shantala

Receber uma boa massagem é tudo de bom, e para os pequenos ela pode ser ainda mais benéfica! A Shantala, uma técnica descoberta na Índia nos anos 70, ajuda o bebê a relaxar, evita cólicas, insônia, melhora a digestão, a circulação e, acima de tudo, estreita o vinculo de afeto entre mãe e filho.

A aplicação da massagem deve ser feita em crianças a partir de um mês de idade e não há época certa para encerrá-la. Quando o bebê começa a andar, fica mais difícil fazê-lo ficar parado para receber a massagem. Se você conseguir, no entanto, não há nenhum mal em continuar com a Shantala até mais tarde.

O bebê deve estar descansado e sem fome para receber a massagem. Também não deve ter acabado de mamar, sendo o ideal que ele tenha sido alimentado pelo menos meia hora antes da aplicação. O neném também não pode estar com cólicas ou indisposto. Não se usa a Shantala em momentos de dor e desconforto, a massagem deve ser associada ao prazer. Você ainda pode colocar uma música suave de fundo, já que, além de ajudar na concentração do pequeno, ele aprende a associá-la a momentos de bem-estar.

A técnica deve ser feita diariamente, de uma a duas vezes por dia. No começo, repita cada movimentos por três vezes e depois vá aumentando essa quantidade, à medida em que a criança vai se acostumando com a Shantala, até chegar a dez repetições de cada passo.

Não há um melhor momento do dia para aplicação da massagem. A mãe deve testar vários horários diferentes com a criança e encontrar o momento ideal. Se ele sente muita cólica na parte da tarde, por exemplo, é recomendável que a massagem seja feita pela manhã, como medida preventiva. Caso a criança chore ou tenha dificuldade em receber a massagem, o melhor é interrompê-la e procurar a explicação do desconforto. Crianças que ficaram na UTI e que foram manipuladas para receber injeções, por exemplo, associam o toque com a dor. É preciso acostumá-las, aos pouquinhos, a receber o toque de carinho.

Confira o passo a passo publicado pela Abril, que ensina como a Shantala deve ser aplicada no bebê:

1) Sente-se no chão, mantenha as costas apoiadas na parede e as pernas esticadas. Aqueça suas mãos em água morna ou friccionando-as com o óleo vegetal puro. Cada movimento deve ser repetido de três a dez vezes. Deslize as mãos espalmadas do centro do peito do bebê para as axilas e do centro do peito para os ombros.

2) Com as mãos em X, deslize uma mão do peito para o ombro esquerdo e a outra do peito para o ombro direito.

3) Envolva o braço do bebê com a mão, formando uma espécie de bracelete, e vá do ombro em direção ao punho.

4) Abra a mãozinha do bebê com seus polegares, indo desde a palma até os dedinhos.

5) Deslize toda a mão pela mão do bebê.

6) Segure cada dedinho, do polegar ao mindinho, fazendo uma massagem na ponta de cada um. Repita os movimentos no braço e na mão direita.

7) Com as mãos em concha, escorregue a lateral externa das mãos desde a base das costelas até o quadril.

8 ) Segure as perninhas para o alto e use o antebraço para deslizar da costela ao quadril do bebê.

9) Envolva a perna do bebê com a mão, formando um bracelete, e vá desde a virilha até o tornozelo, alternando as mãos.

10) Com as duas mãos, faça um movimento giratório, de vai-e-vem, desde a virilha até o tornozelo, ficando um pouco mais no tornozelo para estimular a circulação.

11) Movimente seus polegares do centro do pezinho do bebê aos dedinhos.

12) Deslize toda a mão pelo pé do bebê.

13) Segure cada dedo, começando sempre pelo polegar, e massageie a pontinha de cada um deles. Repita os movimentos com a perna e o pé direitos.

14) Depois de virar o bebê de costas, deixando-o perpendicular às suas pernas e com a cabeça voltada para o seu lado esquerdo, mantenha as duas mãos espalmadas e faça movimentos de vai-e-vem, descendo da nuca ao bumbum e depois subindo. Mantenha sua mão direita no bumbum do bebê e deslize a mão esquerda com o polegar aberto, da nuca ao bumbum.

15) Depois de voltar o bebê para a posição inicial, junte os dedos no centro da testa do bebê e faça um semicírculo, contornando cada olho. Volte para o centro da testa e faça outro semicírculo, indo em direção às maçãs do rosto. Por fim, faça semicírculos, indo até o queixo.

16) Cruze as perninhas do bebê em posição de lótus, com o pé sobre o joelho oposto e o outro joelho sobre o outro pé, e leve-as em direção à barriga. Alterne as perninhas.