04
ago

Obediência e desenvolvimento

Você diz para a criança sentar direitinho, mas ela sai correndo. Você pede para ela guardar os brinquedos, ela diz que não e cruza os braços. Situações de desobediência são comuns na infância, mas podem ser contornadas, o que vai contribuir para o desenvolvimento e formação da criança. Veja algumas orientações de especialistas em educação e psicologia infantil:


1- Educar sem culpa

Os pais devem sentir-se autorizados a educar. “Eles têm essa função e serão cobrados por isso”, diz Isabel Kahn, psicóloga e professora da PUC-SP. As regras existem e devem ser claramente explicadas aos filhos. Desde pequenos, eles devem ser introduzidos às normas da família e respeitá-las. Isso não impede que os adultos façam algumas adaptações adequadas à idade da criança: se todos devem lavar o prato que usou, após a refeição, tudo bem pedir que seu filho pequeno apenas leve-o para a cozinha.

2- Cultive uma relação de afeto e amizade

Ao demonstrar carinho, respeito e prazer em estar com a criança, um elo de cumplicidade surge e ela sente-se segura, não necessitando utilizar a desobediência como forma de chamar a atenção dos adultos. “Para criar um bom vínculo com uma criança não é preciso dar presentes ou mimar demais, mas brincar com ela”, afirma a psicóloga Suzy Camacho, autora do livro “Guia Prático dos Pais” (Editora Paulinas). Boa convivência não é sinônimo de presentes e de mimos, bastam alguns momentos de qualidade com as crianças para elas retribuírem com amor e respeito.

3- A criança como membro de uma família

“A criança deve saber que obedecer aos pais contribui para o desenvolvimento de uma dinâmica familiar harmoniosa, na qual todos são recompensados”, pontua Juliana Nutti, coordenadora do curso de especialização em Psicopedagogia do Centro Universitário Central Paulista. Quando os filhos percebem que têm um papel na família, começam a compreender também a importância de obedecer as regras de seu núcleo.

4- Educa-se pelo exemplo

Educação é uma atividade diária e constante. Por isso é tão importante os pais serem coerentes com suas próprias regras. Se os filhos não podem gritar, a regra também vale para os pais. Se os pequenos são ensinados a não mentir, os adultos também devem ser verdadeiros. Educar pelo exemplo gera confiança e clareza entre os membros da família.

5- Tenha calma para conversar sobre o que aconteceu

Muitas vezes, a criança desobedece por esquecimento de uma regra que não tenha ficado muito clara para ela ou para buscar uma satisfação momentânea, e não para afrontar o adulto. Por isso é importante conversar com o seu filho para entender o que aconteceu e por que ele agiu assim, desobedecendo uma regra. Com calma, sem precipitação, você será capaz de analisar a situação e fazer os ajustes para que ela não se repita.

“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.”  – Coelho Neto