23
jan

Para um sono melhor

Você tem a sensação de que seu filho não dorme o suficiente? Um novo estudo feito por pesquisadores australianos e publicado na revista científica Pediatrics analisou a história do sono para as crianças durante um período de 100 anos. O resultado mostrou que houve uma diminuição de 37 minutos de sono ao longo dos anos, em função da superestimulação causada pela tecnologia, pela vida moderna e pelas atividades extracurriculares durante o dia.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é o uso de no máximo duas horas diárias de telas em geral, antes das 18h, já que elas geram uma dose extra de adrenalina no corpo, o que influencia na qualidade do sono.

Uma das dicas dos especialistas para conseguir colocar os pequenos cedo na cama é ter um ritual de sono. Diminua as brincadeiras mais enérgicas, dê um banho relaxante, ofereça leite quente e leia uma história para a criança quando ela já estiver na cama. O cérebro da criança aprende facilmente por repetição. Além disso, evite deixar luzes fortes ou a televisão ligada no quarto das crianças. Programe o jantar para cerca de duas horas antes de seu filho ir para a cama. As atividades físicas devem ser feitas somente até as 17 horas.