06
dez

Por um brincar sustentável

Quantos brinquedos o seu filho tem? É natural que os pais queiram oferecer todas as melhores coisas aos seus pequenos, mas o que se vê, principalmente nesta época do ano, é um consumismo desenfreado. A consequência disso é que gasta-se muito dinheiro e ocupa-se muito espaço em casa, sendo que as crianças enjoam rápido dos brinquedos e já ficam de olho nas próximas novidades.

Pensando em uma forma de brincar mais sustentável, as sócias Alessandra Piu e Anna Fauaz se inspiraram em uma loja francesa para criar a Joanninha, que propõe o aluguel de brinquedos. O diferencial da proposta é que se pode escolher os brinquedos disponíveis (feitos de madeira de reflorestamento e tintas atóxicas), e que não existe filtro pelo sexo da criança. Um detalhe que também faz toda a diferença é a devolução do material na mesma sacola em que ele foi enviado, ensinando que faz parte do consumo consciente o reúso das embalagens.

“Para nós, o que importa não é ter o brinquedo, mas sim a brincadeira que ele proporciona, despertando, nas crianças e familiares, valores como companheirismo e cidadania“, diz Alessandra. “É um jeito lúdico de falar de consumo compartilhado.” Funciona assim: cada plano dá direito a um número de “joanninhas”, a moeda da casa. Aí, é só escolher no site como você vai usar sua cota mensal e esperar o pedido chegar. Acompanhando a entrega, uma joaninha de pano ajuda a explicar às crianças que é preciso cuidar direitinho dos objetos, já que depois de um tempo eles vão “visitar” outras casas. Um diário ainda incentiva a família a registrar as histórias e os lugares por onde o brinquedo já passou.

Que tal se inspirar nesta iniciativa bacana e na chegada do Natal para ensinar um pouco mais aos pequenos sobre o consumo responsável e sustentabilidade?