20
ago

Protegendo a saúde no inverno

O inverno chegou e, apesar do clima gostoso que a estação traz, os dias mais frios inspiram mais cuidados com a saúde, principalmente das crianças. É nesta época que época do ano que as crianças mais sofrem com doenças respiratórias, já que o organismo delas é mais sensível e as defesas naturais ainda não estão bem fortalecidas.
.
O cuidado dos pais é fundamental e com algumas dicas é possível evitar doenças que se manifestam com baixas temperaturas, tempo seco e, conseqüentemente, o aumento da poluição na cidade. Manter a vacinação adequada e em dia, manter a casa e principalmente o quarto das crianças arejado e limpo, afastando os ácaros, e umidificar os ambientes nos quais o pequeno passa  maior tempo, para amenizar possíveis irritações de pele e mucosas, são algumas das medidas fundamentais.
.
.
Mas além disso, um estudo feito recentemente no Hospital Geral de Massachusetts, na Universidade de Harvard, constatou que crianças com baixos níveis de vitamina D que passam a tomar suplementos do nutriente podem chegar a reduzir pela metade o risco de apresentar alguma infecção respiratória. Para os pesquisadores, os resultados mostram que doses dessa vitamina podem ser consideradas como uma forma barata e segura de prevenir doenças mais graves relacionadas ao trato respiratório, como bronquite ou pneumonia, entre os mais jovens.
.
A maior parte desse nutriente no organismo é produzida naturalmente pelo corpo com a exposição à luz solar, mas durante o inverno e em certas regiões, os períodos de sol são mais restritos, o que torna especialmente difícil a produção natural da vitamina D.

.
É importante ressaltar que qualquer medida de suplementação ou medicação deve ser, obrigatoriamente, prescrita pelo pediatra. No entanto, existem muitas fontes naturais de vitamina D, que podem ser incluídas na rotina de toda a família. Alguns alimentos oferecem o nutriente em abundância, como por exemplo: Salmão, atum enlatado, sardinha, gema de ovo, queijos, bife de fígado e cogumelos. Que tal incluí-los na dieta de casa?
.
E você, o que faz para proteger a saúde do pequeno durante o inverno?