12
jan

Saudável e atraente

Quando a refeição vira tortura, está na hora de parar e mudar de tática para incentivar a criança a comer bem. E soluções simples, como alterações no cardápio, exercícios físicos e a velha refeição em família, podem acabar com o problema. Saiba como ajudar seu filho a comer de maneira saudável:

Faça as refeições em família: Os pais estão sempre tão apressados que não se sentam com os filhos. A família deve fazer pelo menos uma refeição por dia (almoço ou jantar) junta. Se sua rotina é apertada, resgate o momento da família reunida sempre que possível, nem que seja apenas nos fins de semana.

Dê o exemplo: “A gente só aprende a comer vendo alguém comer”, diz a Priscilla Primi Hard nutricionista especialistas em crianças. Não adianta oferecer frutas, legumes e verduras para seu filho se ele só vê fritura e comida industrializada nas refeições dos pais. “A criança não vai acreditar que você come alimentos saudáveis só porque diz que faz isso.”

Leve-os para as compras e para a cozinha: Apresente os alimentos. “E ajudar na preparação vai despertando a curiosidade em relação à comida”, ensina Priscilla. Claro que a ajuda tem que respeitar os limites da criança: ela deve passar longe do fogo e das facas!

Misture ingredientes: O pequeno adora suco de laranja? Ponha outras frutas na bebida. Legumes e verduras podem ser misturados a purês ou virar recheios de omelete, por exemplo.

Fonte: Meu Pratinho Saudável