19
ago

Vestidos para lembrar

Amanhã acontece na Livraria da Travessa, no Rio, o lançamento do livro Vestidos para lembrar e uma história para contar, da psicóloga Lais Fontenelle. Da Estação das Letras, o projeto trata, com delicadeza e poesia, das histórias da infância, quando as roupas desempenhavam papéis de protagonistas e representavam laços afetivos. Em suas lembranças, figura a presença de um vestido especial, pelo qual aguardou ansiosamente seu aniversário de 6 anos, ocasião em que, enfim, poderia usá-lo.

As roupas são apresentadas no texto como algo que guarda lembranças e veste objetivos maiores do que estéticos. Nele, toda roupa tem uma história e cada história é um discurso que se mistura e se reconstrói em diferentes momentos. O livro convida os pequenos leitores a se conscientizar que o mais importante não é estar na moda, mas enxergar em nossas roupas seus significados escondidos para que possamos compartilhá-los.

As ilustrações em aquarela de Sara Goldchmit enriquecem essa verdadeira ciranda de histórias em torno de um universo simbólico feminino representado, justamente, por vestidos. “Resolvi contar essa história sobre vestidos, meninas e família como uma forma de tirar do meu baú as boas lembranças da minha infância”, diz Lais.

Lançamento: Dia 21 de agosto, a partir das 16h na Livraria da Travessa – Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema. Tel. (21) 3205-9002

Fonte: Vila Mundo