26
jan

Tecnologia na educação

Você já deve ter percebido que lousa, giz, caderno e lápis não são mais os únicos materiais utilizados no ensino hoje em dia. Internet, notebooks, smartphones, câmeras digitais e tablets já fazem parte do cotidiano de alunos e escolas em algumas fases do aprendizado.

Essas diferentes tecnologias digitais permitem aos alunos o contato com novas linguagens e aproximam o conteúdo de ensino das novas gerações, os nativos digitais, que desde pequenos têm naturalidade e domínio sobre os recursos tecnológicos. Mas quais são, efetivamente, as vantagens e resultados desses gadgets no ensino?

Um projeto realizado pelo núcleo de ensino da Unesp (Universidade Estadual Paulista) mostrou que o uso da tecnologia na educação melhora em 32% o rendimento dos alunos em matemática e física, em comparação aos conteúdos trabalhados de forma expositiva em sala de aula.

Animações, simulações e jogos, que ensinavam análise combinatória por exemplo, foram incluídos no currículo escolar de 400 crianças na cidade de Araraquara, interior de São Paulo,  e mostraram que 51% dos alunos que tinham dificuldades na aprendizagem melhoraram seu rendimento a partir do uso dessas novas ferramentas.

Fonte: Brainstorm 9