22
mar

Amor de avós

Estamos tão acostumados com a dedicação dos avós à criação dos netos, que é difícil imaginar que a maioria das espécies animais não contam com o amor e proteção destes seres. Mas é isso mesmo: os humanos são praticamente a única espécie a ter os avós envolvidos na vida dos netos. Por isso, pesquisadores suíços e australianos analisaram estudos do mundo todo tentando definir a importância dos avós e chegaram à conclusão de que eles tiveram papel fundamental no início da vida humana. Muitos desses estudos relacionavam as avós, em especial, com a sobrevivência da espécie.
.
A pesquisa pode ser encontrada na mais recente edição do Psychological Science, uma publicação da  Association for Psychological Science, e diz que o apoio financeiro e prático dos avós ajudam a manter os mais novos saudáveis. Seu amor e disposição para escutar também ajudam crianças e adolescentes a passarem pelos períodos mais conflituosos de seu desenvolvimento, como a separação dos pais. Uma das hipóteses levantadas pela pesquisa é de que os avós podem oferecer seu apoio devido a uma preocupação futura com sua própria saúde e com quem zelará por ela.
.
Imagem: Reprodução

.
O pesquisador David Coall, da Universidade do Oeste da Austrália, diz que o investimento de tempo e dinheiro que os avós dedicam a seus netos na sociedade contemporânea foi responsável por uma vantagem evolutiva à espécie humana. Assim, outra conclusão da pesquisa é de que a presença dos avós pode aumentar muito as chances de uma criança sobreviver durante sua infância. Os avós maternos têm papel fundamental nesse cuidado com os pequenos, seguidos pelos paternos.
.
Os avós também se beneficiam muito desse convívio com os netos, pois se mantêm fisicamente ativos, segundo o estudo, que deixa ainda o alerta de que passar tempo demais cuidando dos netos pode acabar cansando os mais velhos.
.
Fonte: Pais e Filhos