28
ago

Aprendendo com Björk

Sabe aquela técnica de memorizar alguma matéria na escola usando uma musiquinha? A estratégia parece ser eficaz entre crianças com TDAH (déficit de atenção e hiperatividade), e essa constatação chamou a atenção de ninguém menos do que a cantora Björk! Em 2011, ela lançou seu oitavo álbum, “Biophilia”, em formato de aplicativo com a colaboração da Apple.

Musicalmente, o projeto é estruturado como uma espécie de ópera instrumental etérea, cada faixa descreve um tipo de fenômeno natural e cósmico, e o título é uma representação geral do senso de conexão com a natureza e outras formas de vida de carácter inato e produto evolucionário da seleção natural. Parece complexo, mas o app foi incluído em um programa educacional com sucesso em escolas de Paris, Oslo, Buenos Aires, Manchester, Los Angeles, São Francisco e até São Paulo, porém como atividades extra curriculares e não oficiais do currículo escolar.


Programa Educacional Biophilia foi desenvolvido para inspirar crianças a explorar sua própria criatividade, e aprender sobre música e ciência por meio de novas tecnologias. Ele é indicado para crianças de oito a 15 anos de idade, e lançado em colaboração com o Festival Internacional de Manchester de 2011. A cantora desenvolveu o programa em parceria com cientistas da Universidade da Islândia e com professores de ciências das escolas de Reykjavik. Agora o conselho de educação da cidade está em andamento na execução da versão móvel do programa para todas as escolas de ensino médio nos próximos três anos.

New York Biophilia Residency Workshop transformou o projeto em dois programas que são apresentados por vários meses na Biblioteca Pública de Nova York e no Museu das crianças de Manhattan, o que gerou o aumento do interesse de cidades vizinhas. Para os fundadores deste projeto, esta pode ser a revolução que vai reunir seres humanos com a natureza, pelo meio de inovações tecnológicas. Já que parece não haver mais como nos distanciarmos da tecnologia, que pelo menos ela seja útil para nos unir ao meio ambiente, e esse aprendizado começa na escola!

Fonte: Petiscos