29
dez

Desenho e desenvolvimento

Uma das principais funções do desenho no desenvolvimento infantil é a possibilidade que oferece de representação da realidade. Trazer os objetos vistos no mundo para o papel é uma forma de lidar com os elementos do dia a dia.

O desenho é uma das principais atividades na educação infantil, além de fazer parte, é claro, das brincadeiras. Ele revela uma forma de se expressar e contribui em vários aspectos, entre eles: coordenação motora, visão, movimentos das mãos, organização do pensamento, construção das noções espaciais e outros aspectos cognitivos muito importantes para a alfabetização.

Quando nos deparamos com o desenho de uma criança, muitas vezes não conseguimos ver uma lógica ou sentido. Porém, é nele que a criança cria uma cópia fiel da realidade, onde ela imprime seus sentimentos e ideais podendo dar pistas de como sua mente se encontra. Por isso, muitos psicopedagogos utilizam como método o desenho, para saber o que está acontecendo na mente da criança. Sendo esta maneira mais prática de se obter informações do que em uma entrevista, por exemplo.

É através dos traços e cores que a criança faz que é possível visualizar o que ela sente e o que ela ajuíza sobre determinado assunto. Seja na escola, ou em casa, o simples ato de desenhar é muito importante para uma criança, de modo que ela trabalhará o seu cognitivo e estabelecer uma comunicação melhor do que simplesmente a traduzida em palavras.