28
jan

desenhos animados

Todo mundo já passou pela fase de ficar horas e horas em frente à televisão, se divertindo com desenhos animados. Para cada geração, novos desenhos surgem, com mais heróis, mais cores, mais ação e aventura. Mas, o que a maioria dos pais não sabe, é que eles podem influenciar em muito no desenvolvimento dos filhos.

Assistir a desenhos animados – apropriados a cada faixa etária – possibilita e motiva a criação e a construção do imaginário infantil acerca do mundo que as crianças fazem parte. “Possibilita novas formas de criar e imaginar o mundo, oferecendo ferramentas para construí-lo e favorecem a problematização e resolução visual de temáticas que, no espaço ‘real’, a criança tem dificuldades de compreender, como nascimento, morte, família e relacionamentos”, explica a pedagoga Patrícia Ignácio, mestre em educação em estudos culturais.

Os desenhos desenvolvidos para crianças bem pequenas são criados a partir de estudos profundos da mente delas e com o objetivo pedagógico, além do simples propósito de divertir. A pedagoga afirma que eles têm o poder de influenciar o comportamento das crianças já que, assistindo-os, elas tendem a imitar seus personagens favoritos.

“As narrativas, o desfecho dos episódios e as temáticas colocadas em evidência compõem importante espaço pedagógico que, de forma prazerosa, lúdica e envolvente, organizam e difundem uma gama importante de significados, que balizam as formas de ser, estar e se relacionar em sociedade”. O modelo que ela segue são os pais e, imitando a fala deles, ela desenvolve a própria habilidade.

Fonte: Revista Crescer