29
jun

Para meninos e meninas

O que faz uma criança escolher entre um carrinho e uma boneca? Além da influência do ambiente e das pessoas com quem ela convive, a genética parece ter papel importante também. Meninos e meninas possuem, de fato, diferenças no tempo do desenvolvimento de algumas áreas do cérebro, que refletem no gosto que eles terão por brinquedos.

As áreas do lado direito do cérebro, ligadas às questões visuais, são desenvolvidas mais precocemente nos garotos. Por isso, eles utilizam o brinquedo como ferramenta, para chacoalhar, montar, empilhar, organizar e usar conceitos lógicos. As meninas desenvolvem primeiro as áreas que envolvem linguagem e afetividade. Elas têm facilidade com relações pessoais e são atraídas por expressões faciais em bonecos.

A indústria de brinquedos conhece esse universo e se apropria disso. As lojas estão lotadas de brinquedos em rosa-choque e azul-marinho. Mas, para psicólogos, a troca de brinquedos entre crianças de sexos diferentes é um treino de tolerância que a ensina a lidar com a diversidade. Para os pequenos, pode ser apenas um brinquedo mais legal do que os que eles têm, e não uma questão relacionada à sexualidade.

Quando você estimula seu filho a brincar com vários tipos de brinquedos, dá a ele a chance de desenvolver habilidades que vão ser importantes para o futuro dele, incluindo até a escolha da carreira.