14
mai

Recontando as notícias

Uma das características mais marcantes nas crianças pequenas de hoje é a facilidade com que lidam com novas tecnologias, muitas vezes de forma avançada. Além disso, os pequenos são capazes de absorver uma grande quantidade de informações de forma simultânea. Pensando nisso e no fato de que estas crianças nem sempre são capazes de entender as notícias comuns veiculadas para adultos, a jornalista Simone Ronzani criou o site Recontando.

O objetivo do projeto foi desenvolver um portal com animações sobre as notícias mais repercutidas nas redes sociais. Cada animação é pensada minuciosamente para que a notícia fique o mais clara e didática possível e as crianças se interessem e absorvam os fatos mais relevantes que têm ocorrido no mundo.

Imagem: Info|Exame

O site começou a ser desenhado em 2009, depois que Simone observou a dificuldade que seu filho pequeno tinha em entender as notícias no rádio e outros veículos, apesar do grande interesse em saber o que acontecia a sua volta. Em entrevista à Exame, a jornalista disse ter percebido, após estudos, que existia este gap no mercado editorial.

Segundo a idealizadora do projeto, antes de publicar uma notícia, as histórias são passadas para quatro colaboradores mirins, que visitam a redação duas vezes por semana e podem aprovar, ou não, o que é planejado para ir ao ar. Com este e outros testes de compreensão do público, o conteúdo é aperfeiçoado e, só então, é publicado no site. Os destaques no momento no Recontando, que também tem joguinhos e passatempos para as crianças, incluem a fuga pelo esgoto do presídio de Bangu e o recall do Banco Central. Tudo perfeitamente adaptado para o entendimento dos pequenos!