02
set

Resgate de brincadeiras antigas

Há quem diga que as crianças de antigamente eram muito mais livres. Mais soltas na rua, elas se divertiam de uma outra forma, brincando de roda, pião, bumba meu boi e outras brincadeiras que os mais saudosistas lembram com carinho, repassadas naturalmente às crianças pelas famílias durante gerações. Atualmente, nas cidades brasileiras, ninguém mais brinca desta forma e foi exatamente isso que deu origem à startup Festa de Rei – Brincadeiras Culturais.

O objetivo do projeto é resgatar as brincadeiras antigas e disseminá-las na cidade de São Paulo. Mais do que isso, a ideia é preservar a cultura tradicional brasileira a partir de atividades livres, em contato com a natureza e que estimulam a descoberta de novas experiências. Os responsáveis pela iniciativa, a administradora Beatriz Zulueta e o professor de capoeira Juarez Ferreira, são apaixonados pela cultura popular e iniciaram esta história uma ano e meio atrás, promovendo oficinas gratuitas de contação de histórias, projetos musicais e atividades lúdicas.

Descobrindo que havia muito interesse de adultos e crianças na ideia, a dupla conta que o negócio da Festa do Rei atende a uma demanda moderna, principalmente em famílias urbanas, em seus apartamentos, já que os pais não estão mais conseguindo estimular essas brincadeiras. Preocupada em promover o livre brincar, a empresa também promove apresentações e oficinas de dança, teatro, leituras de poesia, brincadeiras de roda, números de circo realizados em praças, parques, livrarias, editoras e festas.

Segundo especialistas de várias áreas, estimular este tipo de atividade é parte importante do aprendizado infantil, principalmente quando se trata de atividades externas e que envolvem desenvolvimento motor e muita criatividade. A necessidade de buscar a essência do brincar na sociedade contemporânea é uma preocupação atual e tem sido tema de várias discussões.

Informações: Porvir