02
jul

A Floresta dos Sentidos

Olha que programa bacana para as férias dos pequenos! Em cartaz desde o mês de abril no Rio, Floresta dos Sentidos é uma exposição interativa muito diferente, voltada para o público infantil. A ideia é estimular a reflexão sobre questões ambientais atuais, por meio de uma visita a um rico cenário de mata. Nele, as crianças podem explorar plantas e animais e enfrentar os desafios propostos, que podem envolver espécies invasoras, espécies traficadas ou biopirataria.

A mostra, produzida pelo Museu da Vida/Fiocruz e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Faperj, integra o projeto “Ciência para pequenos curiosos” e pretende ser uma ferramenta lúdica para sensibilizar os pequenos com relação a temáticas que envolvem as florestas brasileiras.

As crianças são divididas em grupos de 20 por sessão e precisam usar seus sentidos em uma verdadeira caça ao tesouro para descobrirem pistas escondidas no ambiente e encontrar diferentes espécies nele. Elas podem brincar na “Caverna dos Sons” utilizando uma caixa de ferramentas e desvendar os segredos escondidos no tronco do “Toca-toca”, sempre supervisionadas pelos mediadores do Museu da Vida.

Bichos como aves e macacos fazem muito sucesso entre os pequeninos que esperam na fila para acaricia-los. Cobras e lagartos já não despertam muito o desejo do toque, mas, atraem muita curiosidade e um pouquinho de medo, mesmo sendo todos os animais e vegetais de mentirinha. A exposição “Floresta dos Sentidos” ficará em cartaz até 31 de julho.


Museu da Vida – Sala de exposições
Av. Brasil, 4365 – Manguinhos ( próximo à passarela 6)
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 16h30, mediante agendamento. No sábado, visitação livre, das 10h às 16h.
Informações e agendamento: (21) 2590-6747 e recepcaomv@coc.fiocruz.br