13
ago

A social deles

Seu filho sabe o que é Facebook e pediu para brincar na Farmville? A dúvida de todos os pais é se devem permitir a brincadeira ou até que ele tenha uma conta só para ele na rede social. No entanto, existem conteúdos que não são adequadas para ele ler ou ver, como status de amigos seus.

De acordo com a psicóloga Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática (NPPI) da PUC-SP, é preciso pensar bem antes de proibir ou incentivar seu filho a ultrapassar esta linha. “Antes dos 8 anos os pais não devem permitir o acesso a redes sociais como Facebook e Orkut de jeito nenhum. Depois disso, se você for deixar seu filho participar, deverá fazer uma supervisão rigorosa”, diz ela.

Os sites de relacionamento são mesmo criados com foco nos adultos. Tanto que a maioria só permite o cadastro para quem tem mais de 13 anos. Mais adequado do que deixar seu filho se divertir com uma ferramenta de adulto é ter um espaço que seja feito para ele.

Nas redes sociais infantis, como o Club Penguin e o Mundo do Sítio, que já falamos aqui todo o conteúdo foi pensado e desenvolvido de acordo com o repertório infantil, desde o visual, passando pelas palavras e pelos tipos de atividades com finalidades educativas.